Tudo o que precisa de saber sobre retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema comum que, quando adoptadas algumas estratégias, pode ser evitado ou minimizado. Saiba tudo neste artigo.

Tudo o que precisa de saber sobre retenção de líquidos
O que é a retenção de líquidos e como evitar.

A retenção de líquidos ocorre quando existe uma acumulação de fluídos no corpo. É, por vezes, mais incómodo quando os fluídos se ficam retidos em determinadas partes do corpo, nomeadamente nas pernas. Em situações mais extremas, poderá mesmo existir a presença de edema e inchaço nos pés, tornozelos e pernas.

Esta retenção acontece no sistema circulatório, dentro de tecidos ou cavidades e é um problema relativamente comum, nomeadamente nas mulheres. Quando se trata de uma situação extrema e com um edema marcado, deverá pedir avaliação médica de forma a ter uma terapêutica adequada. Se tiver uma retenção de líquidos ligeira, poderá adoptar algumas estratégias que podem ajudar a minimizar o problema.

Causas da Retenção de Líquidos


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  1. Problemas circulatórios
  2. Patologia renal
  3. Falta de atividade física
  4. Medicação
  5. Alimentação
  6. Alterações hormonais e gravidez

 

Como evitar/minimizar a retenção de líquidos?


1. Evitar alimentos ricos em sal

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O sal, por conter sódio, e em excesso, pode contribuir para a retenção de líquidos. Alguns estudos comprovam esta ideia e outros apoiam o facto de isto se basear de indivíduo para indivíduo, já que nem sempre ocorre retenção.

No entanto, e por norma, se sofre de retenção de líquidos evite refeições com sal e opte antes por temperar com especiarias e ervas aromáticas.

2. Consuma alimentos ricos em potássio

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O potássio ajuda a eliminar o excesso de sódio a ajuda a produção de urina. Desta forma, alimentos ricos neste mineral podem ajudar a combater este problema.

3. Evite açúcares refinados

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Ao ingerir açúcares refinados, o seu organismo terá de compensar o pico de açúcar no sangue com uma maior produção de insulina. Este aumento na produção de insulina aumenta a reabsorção de sódio no rim, contribuindo também para a retenção de líquidos.

Opte por hidratos de carbono complexos, alimentos feitos a partir de farinhas integrais e ricos em fibra.

4. Pratique exercício físico

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A prática regular de exercício físico promove ativação da circulação e promove o bom funcionamento renal, ajudando a evitar a retenção de líquidos.

5. Opte por chás e plantas com efeito diurético

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Alguns chás podem ter efeito diurético e ajudar na eliminação de líquidos em excesso, por exemplo: barbas de milho, cavalinha, dente-de-leão, hibísco e funcho.

Alguns estudos indicam ainda que o consumo de água regularmente, ainda que possa ser paradoxal, ajuda a combater a retenção de líquidos. Considere sempre a reação do seu organismo e consulte o seu médico ou nutricionista para um melhor aconselhamento.

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Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.