Resistência física: o que é?

Resistência física: o que é?

Perceba o que pode influenciar a sua resistência física.

A resistência física é uma das capacidades fundamentais no dia-a-dia e está muito relacionada com os hábitos de vida saudável, o nível de treino e a idade do indivíduo.

A resistência física corresponde à capacidade de tolerarmos esforços físicos durante um intervalo de tempo e pode ser dividida em resistência muscular e resistência cardiovascular.

Seja ela muscular – capacidade do músculo suportar determinado estímulo ou carga durante um período prolongado de tempo – seja cardiovascular, de manter a capacidade de oxigenação muscular durante longos períodos, está muito relacionada com a motivação e a preparação física do indivíduo.
 



FACTORES QUE INFLUENCIAM A RESISTÊNCIA FÍSICA


Atleta cansada

Pronto para malhar pesado?
Obtenha um plano de exercícios para atingir os seus objectivos! Saiba tudo aqui !

Alimentação

 A relação entre a resistência e a dieta é grande. Para mantermos bons níveis de resistência, temos que garantir o aporte necessário de proteínas, hidratos de carbono e garantir um bom nível de hidratação.



Hábitos de Vida e Descanso

Pessoas com hábitos saudáveis normalmente equilibram melhor o trabalho com atividades pessoais de lazer, mantendo-se mais ativas e com menos stress. Estas pessoas, segundo vários estudos, mantêm níveis de resistência física maiores do que pessoas muito stressadas e / ou com poucas horas de sono diárias.

A ansiedade, o stress e as insónias terão, obviamente, efeitos nefastos na resistência física, uma vez que diminuem, pelas substâncias segregadas pelo corpo nestas alturas, a capacidade de oxigenação cerebral e muscular.



Preparação Física e Motivação

Parte da nossa capacidade de resistência está positivamente relacionada com o nível de motivação da pessoa para determinada tarefa ou desafio. Se a pessoa está mentalmente disposta a conseguir atingir determinado objetivo, a oxigenação cerebral é  maior, desencadeando outras reações que pressupõem sensações de bem-estar que ajudam positivamente na resistência física.

Por outro lado, a preparação física da resistência é um trabalho que podemos fazer sem recurso a grandes equipamentos, pelo que todos nós podemos promove-la. Quanto mais treinados neste sentido, maior será a nossa capacidade de tolerar esforços de duração média e longa duração.



Idade

A tendência será para perdermos resistência com o avançar da idade, porém, muitos estudos comprovam que é das capacidades que com a atividade física regular menos se perdem. Não é por acaso que vemos muitos “avozinhos” nas caminhadas e corridas que temos pelo país.


Receba aqui um plano com exercícios para malhar e ficar em forma !

 

Veja também: