Remédios caseiros para a gripe

Remédios caseiros para a gripe

Os nossos 10 truques.

Trate a  gripe de forma natural. A sua saúde passa muito por aquilo que come. Saiba como no nosso artigo.

O frio e a gripe parecem não querer dar tréguas este ano! Se está doente, aquilo que fizer nas primeiras doze horas pode mudar tudo. Saiba como atacar todos os sintomas, de todos os ângulos, para recuperar a sua saúde. Em todo o caso, não deixe de ir ao médico porque uma gripe mal curada, facilmente pode resultar em pneumonia. 
 

11 Remédios caseiros para tratar a gripe


 
1. Comece o dia com um banho de energia para reforçar o seu sistema imunitário. Como é que isso se faz? Simples. Termine o seu banho de água quente com um jato de água fria. Cinco segundos chegam mas se conseguir trinta segundos, melhor. Faça-o sempre, não apenas quando está doente.
 
2. Esqueça o café, o galão ou os cereais por uns dias e tome, ao pequeno almoço, um chá verde. Os seus antioxidantes e catequinas combatem os vírus e protegem as células. Se optar por chá verde com limão, romã e gengibre, os benefícios são ainda maiores, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
 
3. A vitamina C é um poderoso antioxidante, necessária para combater as infeções. Precisa dela todos os dias, especialmente quando está mais fraco. Experimente uma canja de vegetais ricos em vitamina C e antioxidantes com cebola, alho, aipo, cenoura, brócolos, grão de bico e pevide. Reforce com uma salada de citrinos com laranja, tangerina, kiwi, toranja, caju e hortelã.
 
4. Lave bem as mãos, com sabonete, durante quinze segundos, várias vezes ao dia. Parece estranho mas os germes andam por lá, enquanto não se vir livre deles, a gripe não o larga.
 
5. Tome suplementos com hidrastes, sabugueiro, equinácia, eucalipto e tomilho que, pelas suas propriedades antimicrobianas, podem travar ou evitar o desenvolvimento da infeção.
 
6. Mantenha-se hidratado ao longo do dia, beba bastante líquidos como chá verde com gengibre, hortelã ou limão. Adicione um pouco de mel para adoçar.
 
7. Experimente este caldo de galinha publicado pela Martha Stweart. Está cheio de ingredientes que vão expulsar as impurezas para fora do corpo. O alho tem propriedades antibióticas, as cebolas são um expetorante, as malaguetas e o  gengibre oferecem uma boa dose de vitamina C. 
 
8. O cortisol reduz inflamações e reforça o sistema imunitário. Esta hormona produz-se com a atividade física, por isso, ponha-se a mexer, levante-se e estique-se. A tensão e o stress deixam-nos mais suscetíveis a doenças. Faça uma caminhada, nem que seja dentro de casa a subir e a descer degraus.
 
9. Ou, pelo menos, alongue. Os benefícios do Yoga estão mais do que provados. Estique, respire e torça porque enquanto o faz estimula as glândulas suprarrenais, o sistema linfático e fica mais forte contra os vírus. 
 
10. Faça um xarope de limão e mel. Basta aquecer o sumo de um limão e juntar uma colher de chá de mel. Vai aliviar a tosse e as cócegas que sente na garganta.
 
11. Por fim, antes de deitar, prepare um lava-pés picante. Isso mesmo! Pimenta cayenne, canela e gengibre vão ativar e estimular levemente a circulação. Aplicado topicamente, aumentam o fluxo de sangue, aliviam o frio e a dormência. Vá direto para a cama e bom descanso.


 

Veja também: