Reiki: a energia universal

O reiki é uma técnica japonesa que ajuda a eliminar bloqueios energéticos, promovendo o relaxamento e a diminuição do stress. Saiba mais sobre o reiki neste artigo.

Reiki: a energia universal
A cura pela imposição das mãos.

O reiki é uma técnica de natureza espiritual, mas não religiosa.

Os seus praticantes não têm de acreditar em nada para aprender a usar ou para receber.

Na verdade, o reiki não depende de crenças, fés ou religiões para fazer efeito. Mesmo que a pessoa que está a receber reiki não acredite, o reiki fará efeito, beneficiando quem o recebe.

Reiki: o que é


Reiki é, tal como o seu nome indica, energia vital espiritualmente guiada. “Rei” significa sabedoria divina ou poder superior e “Ki” é a energia vital.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
O reiki é um método de cura espiritual simples, natural, seguro e sem contraindicações. Desta forma, o reiki pode ser usado no tratamento de qualquer doença e a par de qualquer outro tratamento, não havendo nenhuma complicação.

O reiki é aplicado através da imposição das mãos sobre pontos específicos do corpo. Esses pontos chamam-se chacras, que são centros energéticos, e o objetivo é eliminar quaisquer bloqueios de energia que se possam ter formado.

É importante que se desbloqueie esta energia para que flua de forma corretamente e de forma a prevenir que o aparecimento de doenças.

Reiki: como surgiu


O fundador do método reiki e o primeiro mestre reiki foi Mikao Usui. Nascido em 1865, numa pequena vila japonesa, Mikao Usui fez um retiro no Monte Kurama, perdoe Quioto, onde se submeteu a um rigoroso treino espiritual e a um jejum.

No início do 21º dia, Mikao Usui sentiu repentinamente uma grande energia que o fez perceber a verdade. A partir de então, o primeiro mestre reiki começou por aplicar o método em si próprio e na sua família, mas perante os bons resultados partilhou-o e ensinou-o.

Hoje o método reiki é utilizado por todo o mundo e há mesmo estudos que comprovam os seus resultados. Mesmo em Portugal, já há estudos realizados que comprovam a eficácia do reiki.

Reiki: os Gokai ou os cinco princípios


Mais do que uma terapia, o método reiki é uma filosofia de vida.

Os Gokai ou os cinco princípios de reiki, devem ser entoados todas as manhãs e todas as noites com as mãos em Gassho e ajudam não só a manter a mente sã, como a seguir um comportamento mais tranquilo e mais regrado também.


Criar o hábito de todos os dias entoar os Gokai, vai promover uma mudança de consciência, através da elevação e da mudança dos hábitos de vida. Dentro de muito pouco tempo, toma consciência quando estiver prestes a ter uma atitude menos correta, começa a pensar e repensar as atitudes e a mudá-las pouco a pouco.

Entoar os Gokai pode mesmo ajudar durante o dia, seja em momentos de maior stress ou mesmo em momentos em que precisa de se concentrar. Se se sentir confrontado com alguma situação, antes de reagir, entoe os cinco princípios de reiki e perceberá melhor o que fazer.

Apesar de ser melhor entoar, em voz alta, durante o seu dia, se isso não for possível, pode sempre relembra-los mentalmente. Esta prática trará a mudança.

Mas, afinal, o que quer dizer com cada um dos cinco princípios? Veja abaixo.

Sou calmo – é uma forma de garantir serenidade.

Confio – confie em si, nos outros e no universo.

Sou grato – agradeça todas as situações boas e, principalmente, as más, pois estas permitem que cresça e tenha uma visão correta da vida.

Trabalho honestamente – cumpra as suas funções e seja verdadeiro consigo próprio e com os outros.

Sou bondoso – antes de mais consigo próprio, pois sem bondade em si não conseguirá ser bondoso com os outros.

Reiki: os 7 chacras e o seu significado


Os chacras são os centros energéticos e estão distribuídos por todo o corpo. No reiki, são trabalhados os 7 principais chacras que se encontram distribuídos ao longo da coluna vertebral. Há também chacras menores nas mãos e nos pés.

Cada chacra tem uma cor que o define Os chacras são responsáveis pelo fluxo energético no corpo humano e sua função principal é absorver o prana, que é a energia do sol, metaboliza-lo, alimentar a aura e, também, alimentar o ser humano energetica e espiritualmente, deixando essa energia seja emitida para o exterior.

1. Chacra básico ou primeiro chacra

O Chacra básico ou primeiro chacra, é designado por MULADHARA em sânscrito, ou seja é a base ou fundamento.

A sua cor é o vermelho e o seu elemento a terra. O mantra deste chacra é Lam.

2. Chacra umbilical ou segundo chacra

O chacra umbilical ou segundo chacra, em sânscrito é SWADHISTANA, ou seja morada do prazer.

A sua cor é o laranja e o seu elemento a água. O mantra é Vam.

3. Chacra plexo solar ou terceiro chacra

O chacra plexo solar ou terceiro chacra tem o nome de MANIPURA, cidade das joias, em sânscrito.

A sua cor ºe o amarelo e o seu elemento o fogo. O mantra para este chacra é Ram.

4. Chacra cardíaco ou quarto chacra

O chacra cardíaco ou quarto chacra, é designado por ANAHATA, que significa invicto ou inviolado em sânscrito.

É de cor verde e o seu elemento é o ar. O mantra deste chacra é Yam.

5. Chacra laríngeo ou quinto chacra

O chacra laríngeo ou quinto chacra, chamado de VISHUDDA em sânscrito, que significa o purificador, tem cor azul claro.

O seu elemento é o éter e o mantra é Ham.

6. Chacra frontal ou sexto chacra

O chacra frontal ou sexto chacra é denominado AJÑA, que em sânscrito quer dizer o centro de comando.

Tem cor azul índigo e não tem elemento. O seu mantra é Om.

7. Chacra coronário ou sétimo chacra

O chacra coronário ou sétimo chacra é chamado de SAHASRARA em sânscrito, o que significa o lótus das mil pétalas.

A sua cor é violeta e não tem elemento.

Reiki: como e onde fazer


Qualquer pessoa pode ser um canal de energia reiki. No entanto, para poder aplicar o método reiki deve, primeiramente, ser iniciado.

Na iniciação, o mestre reiki fala um pouco de teoria e depois sintoniza individualmente cada uma das pessoas que esteja a ser iniciada. A iniciação em reiki pode ser feita em grupo ou então, em exclusivo para cada pessoa.

Se ainda não fez a sua iniciação em reiki e pretende fazer uma sessão, pode procurar um mestre reiki ou, até, fazer com alguém próximo que já tenha sido iniciado.

No reiki há vários níveis, mas logo a partir do primeiro nível é possível utilizar o método reiki e aplicá-lo. O reiki pode ser aplicado em todos os seres vivos, incluindo as plantas.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais