Reflexoterapia e reflexologia: a terapia pelas mãos e pés

A reflexoterapia é a aplicação da reflexologia, que promove o tratamento através de massagens nas mãos e pés. Saiba mais sobre esta terapia neste artigo.

Reflexoterapia e reflexologia: a terapia pelas mãos e pés
O tratamento pelas mãos e pelos pés

A reflexoterapia é uma técnica oriental milenar que trabalha o equilíbrio físico e emocional do corpo.

Esta abordagem terapêutica baseia-se na aplicação da reflexologia.

A reflexologia, por sua vez, promove o tratamento de diversos problemas através de massagens que são feitas localmente nas mãos ou nos pés.


Reflexoterapia: o que é


A reflexoterapia, através da aplicação dos conhecimentos da reflexologia, permite que através de massagens em determinados pontos dos pés ou das mãos, o terapeuta consiga tratar diversas patologias.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Esta terapia holística é chamada de reflexoterapia, exatamente porque através das massagens que o profissional faz em pontos específicos dos pés ou das mãos, é provocado um reflexo noutras zonas do corpo o que promove um alívio de um determinado mal estar que o paciente possa estar a sentir.

Desta forma, e através da reflexoterapia e da reflexologia, é possível tratar-se problemas como dores de cabeça ou dores de estômago, por exmplo, sem sequer tocar diretamente na cabeça ou no estômago.

Apenas através das massagens nos pontos específicos que se encontram nas mãos ou nos pés, o terapeuta fará com que o reflexos cheguem à área a tratar, provomendo uma melhoria.


Reflexoterapia: como funciona


reflexoterapa
A reflexoterapia tem por base princípios idênticos aos da acupuntura. Com base na teoria de que o corpo humano tem vários meridianos que o dividem em diferentes regiões e que cada uma destas regiões tem o seu reflexo nas mãos ou nos pés, a reflexoterapia trabaha cada um destes pontos específicos.

Através dos meridianos circula a energia ki que deve fluir com naturalidade. No entanto, quando isso não acontece, criam-se bloqueios energéticos que se refletem depois na evolução de doenças ou outros problemas de saúde.

Pela reflexoterapia há pontos específicos nas mãos e nos pés que são massajados e que vão desbloquear a energia, provocando reflexos nos órgãos correspondentes. Assim é reativada a energia ki, eliminando algum tipo de bloqueio.


Reflexoterapia: mapas de reflexologia


Como referido, segundo a reflexologia os órgãos do nosso corpo estão representados nos pés e nas mãos.

Os mapas de reflexologia mostram a localização dos pontos reflexos nos pés e nas mãos. Para os utilizar deve seguir os passos abaixo.


Mapas de reflexologia podal 

mapa de reflexologia podal
 
  • Quando estiver a preparar-se para aplicar reflexologia em si próprio, deve consultar os gráficos reiterativos, que espelham a imagem do corpo;
  • Saiba distinguir um gráfico chinês e um gráfico reiterativo. Os gráficos chineses baseiam-se nos meridianos da acupuntura, refletindo pontos que correspondem a outras partes do corpo, Os gráficos reiterativos representam os órgãos desenhados;
  • Os mapas de reflexologia podal representam vários ponos da parte superior e da sola do pé, assim como as laterais;
  • Nos mapas de reflexologia podal, o pé esquerdo representa o lado esquerdo do corpo e o pé direito representa o lado direito. Na maioria dos mapas os órgãos são representado em ambos os lados;
  • Os pontos de reflexo da coluna vertebral encontram-se localizados nas laterais do pé. O que é representado pela lateral do pé, corresponde aos lados exteriores do corpo.
 


Mapas de reflexologia das palmas das mãos

mapa de reflexologia das maos
O mapa ocidental de reflexologia das mãos mostra uma ligação entre as pontas dos dedos e a parte de cima da cabeça, como o cérebro, os olhos, o seio nasal e as orelhas. Na palma da mão encontra órgãos maiores, como os órgãos reprodutivos.


Reflexoterapia: benefícios e como fazer


Há vários benefícios da reflexoterapia, sendo o principal o equilíbrio físico e emocional do corpo. No entanto, para além disso, é também possível emagrecer, promovendo a eliminação da retenção de líquidos, diminuir o apetite, acelerar o metabolismo e melhorar a boa disposição.

Pela pressão de pontos específicos nas mãos e pés é ainda possível tratar os principais distúrbios que levam à obesidade, como é o caso da ansiedade.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais