Refeições Detox: receitas e alimentos a incluir e a excluir

As refeições detox ajudam o organismo a eliminar as toxinas que se foram acumulando e podem ser preparadas de diversas formas.

Refeições Detox: receitas e alimentos a incluir e a excluir
Descubra os alimentos permitidos e os proibidos.

As dietas e as refeições detox estão mais populares do que nunca. O principal objetivo deste tipo de intervenção a curto prazo é eliminar as toxinas nocivas do organismo, portanto, é uma dieta desintoxicante. 

Para que servem as refeições detox?


desintoxicacao do organismo e refeicoes detox

Ao iniciar uma série de refeições detox está a fornecer os nutrientes necessários para melhorar a sua energia, o seu bem-estar e a sua saúde.

As refeições detox vão também ajudar a reeducar o organismo para o consumo de alimentos saudáveis e aumentar o aporte de nutrientes, a redução das dores de cabeça, enxaquecas, acne, retenção de líquidos, celulite e melhoria dos padrões de sono .

A escolha de alimentos com baixo valor calórico combate ainda a obstipação e a distensão abdominal, contribuindo para uma ligeira perda de peso, mas atenção que este não se trata de um método de emagrecimento nem este é um dos objetivos principais das dietas detox.

Qualquer pessoa pode beneficiar de uma dieta detox de vez em quando, no entanto, os indivíduos que têm um estilo de vida e de alimentação pouco regrado são os que podem beneficiar mais deste processo.

Mas tem que ter sempre presente algumas regras fundamentais: não comprometer o bom funcionamento do organismo nem afetar o metabolismo ou potenciar indirectamente outros problemas de saúde ou patologias. 

Como fazer refeições detox


Para fazer refeições detox existem alimentos que deve preferir e outros evitar, assim como deve dar preferência a sopas, sumos, batidos e smoothies.

1. Alimentos a utilizar

aveia e frutos vermelhos

Legumes e fruta são os principais alimentos utilizados nas refeições detox. Também os ácidos gordos e as proteínas são importantes e podem ser obtidos através de alimentos como frutos secos ou superalimentos. Gelatinas, iogurtes e queijos magros também podem ser incluídos, assim como a água e os chás.

As fontes de hidratos de carbono devem ser essencialmente a aveia, quinoa e batata-doce.

Os sumos, batidos e os smoothies são, geralmente, os alimentos preferidos nas dietas detox devido à sua facilidade de preparação. No entanto, deve-se evitar fazer longos períodos apenas com estas bebidas e quando se preparam devem ter os alimentos combinados na proporção certa.

2. Alimentos a excluir

leite com lactose

Devem ser excluídos o leite com lactose, o pão e a massa, assim como os alimentos com glúten. Fritos e leguminosas são outros alimentos que não se inserem nos planos de desintoxicação do organismo. O arroz e o milho devem ser consumidos em doses reduzidas assim como a carne.

O café, as bebidas gaseificadas e os sumos embalados devem ficar fora da lista de opções.

3 Opções de refeições detox


Opção 1

sopa detox fria

  • Sopa fria detox: abacate, pepino descascado, rúcula, alface romana, coentros, manjericão, água, sal e pimenta preta;
  • Prato: salada de couve roxa e branca, cenoura, maçã e frango com molho de iogurte
  • Sumo detox: verde cremoso (1 banana, 1 mão de espinafres, 1⁄2 abacate, sumo de 1⁄2 lima, 200 ml de água).

Opção 2

sumo detox

  • Sopa quente detox: cebola, cenoura, aipo, alho, água, salsa, alho francês, espinafres, sal e pimenta, azeite;
  • Prato: quinoa de pato (cozer o pato e cozer a quinoa na água do pato, desfiar o pato, misturar com quinoa e levar ao forno com um pouco da água da cozedura);
  • Sumo detox: 1 beterraba, 1 banana, 50gr framboesas, 1 colher de sobremesa de cânhamo, 200 ml de água.

Opção 3

esparguete verde

  • Sopa fria detox: pepino, pimento amarelo, couve sem talos, aipo, manjericão, sumo limão, abacate, água, sal e pimenta;
  • Prato: esparguete verde de frango (frango, cebola, feijão verde, esparguete integral e molho tahine);
  • Sumo detox: 1 mão de espinafres, 2 peras maduras, ½ de 1 courgette, sumo de ½ lima, 200 ml de chá verde.

 

Nota importante…


O ideal será não iniciar este tipo de dieta sem aconselhamento profissional. Se procurar um profissional habilitado, este vai encontrar um plano mais adequado às suas características e necessidades.

Veja também: