Receitas simples para levar para o trabalho

Receitas simples para levar para o trabalho

6 sugestões para almoços variados.

Não perca as nossas sugestões de receitas simples e deliciosas para levar para o seu almoço no trabalho. Bom apetite!

Sabemos que nem sempre é fácil preparar receitas simples mas variadas para os almoços no trabalho. Acabamos por levar o que sobrou do jantar anterior ou repetimos as mesmas receitas de sempre. As horas não esticam e o tempo não chega para tudo... é preciso despachar! Pois bem, é por isto mesmo que hoje sugerimos seis receitas simples, saudáveis e rápidas para preparar e facilmente adaptar para levar para o trabalho. Tome-as como inspiração porque basta acrescentar ou trocar algum ingrediente para ter um prato diferente e variar.

6 Receitas simples e saudáveis para as marmitas 

 

1. Salada de arroz com frango e molho de laranja

 
Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!


Para esta salada fresca e apetitosa vai precisar de uma chávena de arroz, ½ frango de churrasco, 2 mãos cheias de agrião, ½ chávena de coentros ou salsa, 1 lata (400 g) de grão de bico, 1 laranja, sem casca, em gomos, ½ malagueta vermelha fresca e picada. 

Cozinhe o arroz, escorra, passe por água fria, volte a escorrer e reserve. Para uma taça, desfie o frango e junte todos os restantes ingredientes, e tempere com o molho que explicamos de seguida.

Para o molho, misture 1 chávena de iogurte natural com 2 colheres de sopa de azeite, ¼ de chávena de hortelã, ½ malagueta vermelha fresca e picada, raspa e sumo de 1 lima e de 1 laranja. Tempere com sal e pimenta a gosto.
 

2. Empadas de massa filo com frango




Aqueça o forno a 180 graus. Numa frigideira, em lume médio, adicione 1 alho francês picado e 2 ramos de tomilho. Cozinhe por 4 minutos. Junte 1 cenoura ralada e 2 dentes de alho esmagados por mais 4 minutos. Junte 1 chávena de espinafres e cozinhe por um minuto. A seguir junte os legumes, sem os ramos de tomilho, numa taça com 2 chávenas de sobras de frango desfiado, duas colheres de chá de tomilho seco e 120 gr de queijo de cabra ou ricotta esfarelado. Tempere com sal e pimenta e gosto.

Vai precisar de 12 folhas de massa filo. Pincele uma folha com azeite e corte em quatro rectângulos, sobreponha as folhas uma em cima da outra e encaixe-as dentro de uma forma de queques untada com azeite. Repita o processo nas restantes. 

Recheie as formas com a mistura anterior. Numa taça misture 2 ovos e 1 embalagem de natas frescas e deite por na formas. Leve ao forno e cozinhe por 20 minutos.
 

3. Tortilha com ovo cozido e caril




Numa tigela misture 4 ovos cozidos picados, 1 cenoura ralada, 1 beterraba ralada, 1 colher de chá de caril em pó, 1/3 de chávena de iogurte natural e 1 colher de sopa de coentros ou salsa picados.  Tempere com sal a gosto. Numa tortilha coloque uma folha de alface ou espinafres bebé, um pouco de fiambre desfiado e um quarto da mistura anterior. Enrole a tortilha e está pronto!
 

4. Salada fria de massa, legumes e pesto




Cozinhe massa fusili de acordo com as instruções da embalagem. Cinco minutos antes de ficar pronta, junte 1 cabeça de brócolos cortada em pedaços. Enquanto isso, numa taça misture 1 embalagem de iogurte grego natural com 3 colheres de sopa de pesto e tempere a gosto com sal e pimenta. Guarde no frigorífico.

Quando a massa e os brócolos estiveram prontos, escorra bem e coloque numa taça. Junte o agrião, duas colheres de sopa de pesto simples e misture bem. Adicione 1 mão cheia de tomate cereja em metades, 2 pedaços de pimento vermelha de conserva, 1 cenoura ralada, azeitonas pretas a gosto, ½ queijo feta em pedaços e a raspa de 1 limão.  Antes de servir, regue com o pesto de iogurte e parmesão ralado. 
 

5. Creme de cenoura, gengibre e laranja




Coloque um fio de azeite numa panela, 2 cebolas picadas e cozinhe por 3 minutos em lume médio. Junte 2 dentes de alho esmagados e cozinhe por 1 minuto. Junte 1 kg de cenouras e 1 abóbora manteiga pequena partidas em pedaços pequenos. Cozinhe por 8 minutos e adicione ½ chávena de sumo de laranja, 6 chávenas de caldo de legumes ou água e ½ colher de chá de açafrão. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe levantar fervura. Baixe o lume e deixe cozinhar por 20 minutos. Triture até obter um puré.
 

6. Sopa de frango e legumes




Coloque um fio de azeite numa panela, 2 alhos franceses, 2 paus de aipo e 2 cenouras cortados em rodelas finas e 1 mão cheia de espinafres bebé. Cozinhe por 5 minutos e junte 4 chávenas de caldo de legumes ou água. Deixe borbulhar. Deite duas chávenas de frango desfiado, já cozinhado. Mantenha ao lume até ficar tudo cozido a gosto, tempere com sal e sirva com polvilhado com salsa. 

Para mais receitas simples e saudáveis para levar para o trabalho, vejam a página Dias com Mafalda, da Mafalda Pinto Leite.



Veja também: