3 Receitas saudáveis e simples para as suas refeições principais

3 Receitas saudáveis e simples para as suas refeições principais

Vai ficar com “água na boa”.

Sugestões perfeitas para quem não tem muito tempo para cozinhar, sem sacrificar a qualidade das suas refeições. 
 

Sabia que mesmo nos dias mais agitados não precisa de abdicar de uma alimentação saudável? Pois bem, é verdade. Ao seu dispor tem várias receitas saudáveis e simples de confecionar que pode incluir nas suas ementas diárias. Conheça agora alguns exemplos.

Receitas saudáveis e simples para o dia-a-dia

 

1. Spaghetti de courgette com camarão

 
 
Consulta Gratuita de Nutrição
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Uma boa sugestão para experimentar já este verão. Além de saudável e fresca é rápida de preparar (em menos de meia hora vai ter tudo pronto). Precisa de:

- Ingredientes -

2 Colheres (de sopa) de manteiga sem sal (ou se preferir, azeite)
450 Gramas de camarão sem casca
3 Dentes de alho picados
¼ de chávena de caldo de galinha
1 Limão espremido
4 Courgettes médias em fios fininhos (passadas pelo zoodler)
2 Colheres (de sopa) de parmesão ralado grosso
2 Colheres (de sopa) de salsa
Pimenta moída e flor de sal q.b.

- Preparação - 

Comece por fritar os camarões na manteiga (ou azeite) com o alho, sal e pimenta até começarem a ficar rosados. Quando mudarem de cor, adicione o caldo de galinha e o sumo de limão (para não ficarem secos). Depois, quando o preparado levantar fervura, acrescente os fios de courgette (que deve ter preparado de antemão) e deixe cozer durante um minuto ou dois (até ficarem a seu gosto). Et voilá! Está pronto a servir.
 

2. Espetadas de frango com iogurte e ananás



Simples, rápida e saborosa. Melhor impossível. Para confecionar esta receita vai precisar de:

- Ingredientes -

2 Peitos de frango
½ Ananás
1 Iogurte magro natural
1 Colher (de chá) de alecrim
2 Tomates médios
1 Pimento verde
2 Colheres (de sopa) de azeite
1 Colher (de sopa) de vinagre
Sal e pimenta q.b.

- Preparação - 

Para começar, coloque os tomates inteiros e o pimento num grelhador bem quente e, após cerca de 10 minutos, quando estiverem grelhados, lave-os para retirar a pele superficial, desfie os pimentos e corte os tomates em cubos. Misture tudo numa taça e tempere-os com pimenta, azeite e vinagre e reserve. Entretanto, corte os peitos de frango e o ananás em cubinhos e coloque-os alternadamente num pau de espetada. À parte, numa tigela misture um iogurte magro natural com uma pitada de sal, pimenta e alecrim (a gosto). Coloque o molho nas espetadas e grelhe-as, durante cinco a 10 minutos, até o frango ficar opaco. Acompanhe com a salada de tomate e pimento que preparou anteriormente.
 

3. Salmão com crosta de broa



A prova de que a falta de tempo não é impedimento para cuidar da sua alimentação e ainda preparar algo bem apetitoso. Mesmo nos dias em que recebe convidados pode impressionar com esta receita. Para seis pessoas necessita de:

- Ingredientes -

6 Lombos de salmão
250 Gramas de broa de milho
1 ramo de coentros
1 colher (de sobremesa) de sal
4 colher (de sopa) de azeite
350 Gramas de batatas-doces
700 Gramas de espinafres
6 Dentes alho
20 Gramas de azeitonas laminadas (opcional)
Pimenta q.b.
 
- Preparação - 

Comece por temperar o salmão com metade do sal, pimenta (a gosto) e três dentes alho picados. De seguida, à parte, triture a broa com os coentros e duas colheres de sopa de azeite e reserve. Entretanto, lave muito bem as batatas-doces, corte-a em fatias finas (ao comprido) e tempere com uma pitada de sal, pimenta e regue com uma colher de sopa de azeite. Coloque os lombos de salmão num tabuleiro e, por cima de cada um, disponha uma camada generosa da pasta de broa (que preparou anteriormente) e pressione para não se soltar. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos (a 180ºC). Ao mesmo tempo, coloque também no forno as batatas-doces, mas em tabuleiros separados. Enquanto o salmão e as batatas-doces cozinham, trate dos espinafres. Coloque uma colher de sopa de azeite numa frigideira e junte três dentes de alho picados. Quando o azeite estiver bem quente, junte os espinafres, tempere com uma pitada de sal e pimenta e deixe cozinhar. Depois é só servir o salmão, acompanhado com os espinafres salteados e a batata-doce assada. Pode decorar com as azeitonas laminadas.
 
Bom apetite!
 

Veja também: