4 Receitas rápidas para o dia-a-dia

4 Receitas rápidas para o dia-a-dia

Sugestões ideais para os dias mais agitados.

Mesmo que tenha pouco tempo para cozinhar pode criar ementas bem apetitosas. 
 

Com o ritmo acelerado do dia-a-dia nem sempre é fácil preparar refeições completas e equilibradas. Mas a pressa não tem que sacrificar o sabor ou a qualidade das suas refeições. O que não faltam são receitas rápidas, muito práticas, fáceis de preparar e muito saborosas. Ora veja alguns exemplos.

Receitas rápidas para todos os dias


1. Linguine com vegetais e queijo de cabra


 
Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

Olhando para a lista de ingrediente pode até achar que vai demorar uma eternidade a preparar esta receita, mas na verdade só precisa de 20 minutos.

350 Gramas de linguine
½ Chávena de nozes
3 Colheres de sopa de azeite
2 Chávenas de milho fresco
2 Dentes de alho
4 Chávenas de tomate cherry
2 Pequenas courgettes
2 Colheres de sopa de orégãos frescos
110 Gramas de queijo de cabra
Sal e pimenta q.b.
 
Comece por cozer a massa. Depois de cozida, passe por água, escorra e reserve, juntamente com ¾ de chávena da água utilizada na cozedura. Entretanto, aqueça o forno a 250 graus e toste ligeiramente as nozes (durante oito a dez minutos). Depois numa frigideira coloque o azeite com o milho, o alho, sal e pimenta. Deixe cozinhar até o milho ficar macio. De seguida, retire a massa e adicione o preparado do milho, juntamente com o tomate, as courgettes e a água da cozedura da massa (que reservou anteriormente) e leve novamente ao lume (médio) durante dois a três minutos, até o molho ganhar consistência. Se preferir o molho mais líquido deve ir juntando água. Quando o molho adquirir a consistência desejada, acrescente as nozes, o queijo de cabra e os orégãos e sirva. 


2. Salada de Bacalhau com Broa e Grão-de-bico e um Azeite Especial



E porque o tradicional bacalhau não falta à mesa portuguesa aqui fica uma boa receita para este verão. Para duas pessoas, necessita de:

1 Posta de bacalhau previamente cozido ou assado
250 Gramas de grão-de-bico cozido
1 Pepino pequeno
15 Tomates cereja (ou tomate maduro partido em cubos)
1 Molho de coentros frescos
1 Fatia grande de broa de milho
1 Sente de alho
½ Pimento verde
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

E agora vamos à preparação. Comece lascar e limpar as peles e espinhas do bacalhau e coloque numa taça. Acrescente o grão-de-bico, o alho ralado, um pouco de azeite e misture. Entretanto parta a broa e o pimento em cubos pequenos e os tomates cereja ao meio. Adicione ao bacalhau e regue com mais azeite. Descasque o pepino, corte-o ao meio, retire as sementes, corte aos cubos e junte também ao preparado anterior. Pique os coentros e acrescente-os também à salada. Tempere a gosto, com uma pitada de sal, pimenta e regue mais uma vez abundantemente com o azeite. Deixe repousar cerca de 30 minutos e sirva.


3. Caril de Frango



Uma receita rápida e repleta de sabor. Necessita de:
 
350g  peito de frango             
2 Colher (de sopa) caril em pó                                
1 Colher (de sopa) farinha                             
1 Cebola 
2 Dentes de alho                                
2 Colher (de sopa) azeite                                         
100 ml vinho branco                         
200 ml leite de coco                          
2 maçãs
Sal e coentros q.b.                  
280 Gramas de arroz Basmati
 
Comece por cortar o peito de frango em cubos e tempere com o sal, o caril e a farinha e misture bem. Depois, pique a cebola e o alho e refogue-os no azeite. Acrescente o frango e deixe alourar, mexendo frequentemente. Regue com o vinho branco e volte a mexer. De seguida, adicione o leite de coco, tape e deixe cozer em lume brando. Descasque as maçãs, corte-as em gomos, junte ao frango e deixe cozinhar durante aproximadamente 20 minutos. Entretanto prepare o arroz. Só necessita de duas medidas de água para uma de arroz. Tempere com sal e quando começar a ferver, deite o arroz, mexa com um garfo e tape, deixando cozer até absorver a água. Quando estiver pronto sirva e delicie-se.


4. Noodles asiáticos  



Uma receita com toque asiático. Precisa de:

250 Gramas de massa de konjac ou shirataki
½ Cebola média cortada às fatias fininhas
½ Pimento verde
½ Pimento encarnado
100 Gramas de camarão médio (opcional)
2 Dentes de alho picados
2 Colheres (de sopa) de molho de soja light
1 Colher (de sopa) de gengibre fresco ralado
1 Colher (de chá) de molho picante
½ Colher (de sopa) de manteiga de amendoim
2 Colheres (de sopa) de coentros

Leve ao lume (médio) uma frigideira grande ou um wok com um fio de azeite e com a cebola e deixe saltear até a cebola ficar dourada. Adicione o alho, os pimentos cortados às tiras e o camarão e cozinhe durante mais uns dois ou três minutos até o pimento estar macio. Quando o camarão começar a ficar branco desligue o lume. Entretanto, numa taça à parte, misture a soja, o gengibre, a manteiga de amendoim e o molho picante, acrescente à frigideira e deixe cozinhar mais um minuto. Por fim, só falta juntar a massa (que deve antes passar por água e escorrer). Adicione a massa, juntamente com os coentros ao preparado inicial e deixe cozinhar durante mais alguns minutos (cerca de três), envolvendo bem a massa.

Bom apetite! 
 

Veja também: