5 Receitas económicas para toda a família

5 Receitas económicas para toda a família

Conheça algumas sugestões para agradar a todos os paladares.

Veja como é possível cozinhar de forma saudável e económica e ainda agradar a toda a família. 

Gerir uma casa não é fácil. E a pior tarefa é criar uma ementa que agrade a todos os elementos da família. Que o digam muitas mães e pais por esse país fora. Mas saiba que tem ao seu dispor várias receitas económicas para toda a família. Opções bem saborosas e que agradam a vários paladares e carteiras. 

Receitas económicas para toda a família


1. Creme de legumes com alho-francês

Para preparar esta sopa (para quatro pessoas) vai precisar de: 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

1 Fatia de abóbora
1 Batata média 
1 Curgete  
1 Cenoura 
1 Alho-francês
1 Cebola 
2 Colheres de sopa de azeite 
E Sal q.b.

Comece por colocar uma panela com água ao lume. Quando a água já estiver a ferver adicione a cebola, a cenoura, a abóbora, a batata e a curgete e deixe cozer durante alguns minutos. Quando já estiverem prontos triture tudo e tempere com sal. De seguida, leve novamente ao lume até levantar fervura. Entretanto lave bem o alho-francês e corte-o em rodelas. Junte ao creme preparado anteriormente e deixe o alho-francês cozer. Por fim, só precisa de verificar e retificar o tempero, se necessário. Retire do lume, acrescente um fio de azeite e mexa bem. 

2. Salada de atum com ovo




Uma salada de fácil preparação mas muito saborosa. Ótima para os dias de verão. Vai precisar dos seguintes ingredientes (para quatro pessoas): 

2 Tomates maduros
4 Ovos
2 Latas de atum
1 Cebola grande
2 Batatas grandes
2 Cenouras
150 g de feijão-verde
1 Chávena de milho e ervilhas congeladas
Coentros frescos, azeitonas pretas e sal q.b. 

O primeiro passo é cozer os ovos, descascá-los e reservá-los. De seguida, vai proceder à preparação dos legumes. Descasque as batatas, as cebolas e as cenouras, lave tudo bem e corte em cubos grandes. Depois, prepare o feijão-verde corte em pedaços grandes. Coza tudo a vapor. Quando os legumes estiverem quase cozidos, junte a esta mistura o milho e as ervilhas congeladas. Entretanto, corte a cebola e o tomate e coloque numa taça. Passe todos os vegetais (cozidos) por água fria e junte à cebola e ao tomate. Acrescente o atum desfeito e o ovo às rodelas. Tempere com o sal, azeite e vinagre. Misture bem e decore com azeitonas e coentros picados. Envolva bem e decore com pedaços de ovo, azeitonas e coentros frescos picados.

3. Salmão grelhado com crosta de pão

Aqui fica a lista de compras: 

Lombos de salmão
2 Colheres de sopa de sumo de limão
1 Colher de sopa de raspa de limão 
3 Colheres de sopa de azeite
2 Chávenas de pão de forma integral triturado
2 colheres de sopa de manjericão picado 
Sal q.b. 

Comece por temperar o salmão com sal, sumo e raspa de limão. De seguida, leve ao lume uma frigideira com uma colher de azeite e cozinhe em lume brando o peixe durante dois minutos e meio (aproximadamente) de cada lado.

À parte numa taça misture o pão triturado com o azeite e o manjericão picado e tempere com sal. Coloque esta mistura por cima do peixe. Acompanhe com uma salada e bom proveito. 

Se preferir pode substituir o salmão por outro peixe a seu gosto. 

4. Pernas de Frango Assadas no Forno

Vai necessitar de: 

1 Embalagem de pernas de frango (aproximadamente 500g)
2 Cebolas 
1 Limão
4 Colheres sopa manteiga
Azeite e sal q.b
Batatas para assar q.b.

Corte as cebolas em rodelas e coloque no fundo de um tabuleiro. Depois descasque as batatas, lave tudo muito bem e corte-as aos gomos e coloque-as no tabuleiro juntamente com as coxas de frango e regue tudo com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 50 minutos. Depois de cozinhado retire do forno e polvilhe com sumo de limão e salsa picada. Pode acompanhar com um arroz basmati e uma salada, por exemplo. 

5. Salame de chocolate




Barato, fácil de fazer e algo que agrada a todos (principalmente aos mais pequenos). Precisa de: 

100 g de manteiga
100 g de açúcar
100 g de chocolate em pó
1 ovo
200g de bolacha Maria

Pique a bolacha. À parte amasse a manteiga com o açúcar, misture o ovo e bata bem. Junte o chocolate e mexa bem e acrescente, por fim, as bolachas trituradas.

Faça um rolo (com a forma do salame) e enrole em papel de alumínio. Leve ao frigorífico (durante cerca de 3 horas). Corte em fatias e sirva. 

Bom apetite! 


Veja também: