Sugestões de receitas de tofu

Sugestões de receitas de tofu

5 sugestões que tem que provar!

Estas receitas de tofu vão surpreender a sua família. Experimente uma já hoje mas guarde segredo quanto ao ingrediente principal e aguarde pelos elogios.

Tem que experimentar estas receitas de tofu escondido. Entre vegetais, arroz e ervas, não vai dar pelo tofu e só tem que se concentrar no sabor. O tofu é rico em ferro, magnésio, cálcio, proteína e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo dos hidratos de carbono, da proteína e da gordura. As suas receitas ficam mais saudáveis e com uma explosão de sabor. Bom apetite! 


5 Receitas de tofu



1. Pastéis de tofu e ervas

5 folhas de massa filo
300 g de tofu fresco
2 cebolas 
3 ovos
2 c. de sopa de salsa picada
1 c. de sopa de hortelã picada
Pimenta
Azeite
Sal

Comece por misturar o tofu, as cebolas e as ervas com os ovos, tempere com sal e pimenta, e bata até obter um creme com grumos. Corte a massa filo em retângulos, dobre cada um ao meio e pincele com azeite. Coloque uma quantidade do creme centro de cada retângulo. Feche em forma de crepe chinês e sele com um pouco de água. Pincele com azeite e leve  ao forno, num tabuleiro com papel vegetal, a 200º, durante 25 minutos.

2. Risoto de tofu






1 chávena e meia de arroz
2 chávenas de tofu picado
4 c. de sopa de molho de soja
4 c. sopa de azeite 
Ervas frescas picadas
1 cebola 
Sal

Bata no liquidificador o molho de soja, o tofu e três canecas de água. Coloque a mistura num tacho e deixe ferver. Noutro tacho, coloque o azeite e a cebola picada, deixe refogar mexendo sempre até  a cebola dourar. Junte o arroz, mexa sempre, durante 5 minutos. Aos poucos, junte o creme de tofu, sem parar de mexer até o arroz ficar al dente e sem molho. No final, junte as ervas, mexa com cuidado e sirva.

3. Bolinhos de tofu e cenoura

250 g de tofu firme
70 g de cenoura
70 g de cebola
1 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de farinha de trigo
1 c. de sopa de sumo de limão
Azeite
Salsa.
Sal 

Desfaça o tofu, junte sumo de limão e reserve. Pique a cebola, rale a cenoura e coloque a estufar. Quando os legumes estiverem tenros, tempere sal, salsa picada, junte o tofu e deixe apurar. Coloque os legumes numa taça, quando estiverem mornos, junte farinha e faça bolinhas ou a forma que preferir. Frite em azeite bem quente até dourar.

4. Noodles com tofu e vegetais




250 g tofu normal ou fumado
¼ de chávena de cebolinho
100 g cogumelos 
120 g noodles
1 pepino 
1 cenoura 

Vinagrete de soja:
2 c. de sopa de vinagre de cidra
1 c. de sopa de óleo de sésamo
2 c. de sopa de molho de soja
1 c. de sopa de gengibre ralado
4 dentes de alho picados
Piripiri em pó q.b.

Comece por cozinhar os noodles, deixe escorrer e reserve. Numa taça grande, junte o pepino em palitos, a cenoura ralada, os cogumelos laminados, o cebolinho o tofu em cubos. Junte os noodles e misture com cuidado. Tempere com o vinagrete e sirva.

5. Creme de pera e tofu

100 g de tofu simples
3 pêras
1 c. de sopa de margarina vegetal
1 c. de sopa de vinho do Porto
3 c. de sopa de natas de soja
2 c. de sopa de mel
2 claras 

Descasque e corte as peras em cubos. Cozinha numa frigideira com um pouco de margarina. Junte o vinho do Porto, a essência de baunilha, o mel e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque esta mistura, junto com as natas e o tofu na liquidificadora e triture. Bata as claras em castelo, envolve com cuidado no preparado anterior.

Veja também: