Manteiga de amendoim: receitas para fazer em casa

Manteiga de amendoim: receitas para fazer em casa

Aprenda a fazer em casa este delicioso snack

Para uma versão mais saudável deste snack, descubra as melhores receitas de manteiga de amendoim, que pode começar a preparar já hoje!

Num presente saturado de géis e barras energéticas, proteínas em pó e batidos carregados de hidratos de carbono, acabamos muitas vezes por nos esquecermos dos alimentos mais naturais.

Por isso, partilhamos consigo duas rápidas e económicas receitas de manteiga de amendoim, para preparar em casa. 

Apesar de calórica, a manteiga de amendoim pode ser um excelente aliado de quem quer perder peso. Trata-se de um alimento rico em gordura boa, que ajuda a acelerar o metabolismo, logo a queimar calorias mais rapidamente.

Porém, ele deve ser consumido com moderação: a quantidade máxima recomendada é de duas colheres de sopa por dia, o que equivale a cerca de 340 calorias. 

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Além de regular o colesterol e prevenir doenças do coração, a manteiga de amendoim é uma boa opção principalmente para quem pratica desporto, pois tem carboidratos de baixo índice glicémico, ou seja, fornece energia de maneira contínua para o treino, evitando o cansaço.

É também uma boa fonte de proteínas e vitamina E, que estimula a produção de colagénio, e potássio, que minimiza as possibilidades de ocorrências de cãibras. 

Dado que as versões que encontramos no supermercado podem estar repletas de açúcar e conservantes, o ideal é fazer a sua própria receita de manteiga de amendoim. Fica mais barato, mais saudável e não dá trabalho nenhum. 

 

2 receitas de manteiga de amendoim



É tão fácil de preparar este snack em casa. Nunca experimentou? Então, deixamos-lhe duas receitas de manteiga de amendoim: uma simples e outra um pouco mais doce, para os mais gulosos. Experimente e depois diga-nos como correu!
 

Manteiga de amendoim com mel


- Ingredientes -
 
  • 500 gr de amendoim sem pele;
  • Água – um copo;
  • Temperos a gosto ou fio de mel.

- Modo de preparação -
 
  1. Aquecer ligeiramente o amendoim sem pele no forno;
     
  2. Ralar o amendoim e desfazê-lo completamente até estar reduzido a pasta – pode utilizar-se um almofariz ou um processador. Não utilizar varinha ou o liquidificador, pois pode danificar;
     
  3. Adicionar água, aos poucos, sem ultrapassar os 100 mililitros;
     
  4. Como opção podem adicionar-se temperos a gosto, caso o pretendido seja uma pasta salgada. Caso se prefira manteiga doce, colocar agave ou um fio de mel.

 

 



Manteiga de amendoim com stevia e leite de soja


- Ingredientes -
 
  • 300 gr de amendoins torrados
  • 1 colher de sobremesa de stevia em pó
  • 1 colher de sobremesa de leite de soja 
  • 1/2 colher de chá de sal

- Modo de preparação -
 
  1. No 1-2-3 ou numa picadora, coloque os amendoins e o sal e pique durante 8 minutos, até obter uma pasta;
     
  2. Aos poucos, adicione a stevia e o leite de soja;
     
  3. Retifique o sal e guarde num frasco no frigorífico. 

Duas opções saudáveis, que podem ser feitas rapidamente e que se conservam no frigorífico, num frasco devidamente fechado durante cerca de 15 dias. 

 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: