Receitas de húmus

Receitas de húmus

Mais ou menos arrojadas, opções não faltam.

Se nunca provou depois de ver as nossas receitas vai certamente arriscar. 

O húmus (ou homus, como também é chamado) é um parto típico árabe, feito originalmente a partir do grão-de-bico (aliás é isso mesmo que a palavra húmus significa), por norma com taíne (ou nas outras variações tahine, tahin ou tahini, uma pasta de sésamo). Trata-se (o húmus) de um alimento bastante nutritivo e completo, rico em proteínas, fibras e ferro, por exemplo. Atualmente já pode encontrar imensas receitas com húmus. Diferentes e variadas prometem animar as suas refeições. Conheça algumas sugestões. 
 

3 Receitas com húmus

 

1. Húmus de beterraba assada




 
Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!
Uma sugestão que pode servir como entrada. Para quatro a seis pessoas, vai precisar de: 
 
2 Beterrabas médias
250 Gramas de grão-de-bico cozido
2 Colheres de sopa de taíne
Sumo de ½ limão
3 Dentes de alho
2 Colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 Colher de sopa de azeite
2 Ramos de tomilho fresco
2 Ramos de funcho fresco
1 Folha de louro
Sal marinho integral e pimenta preta moída na hora, q.b. 
 
Para servir:
Azeite
Pistácios
Funcho fresco
Microvegetais
Pimenta preta moída na hora
 
Comece por pré-aquecer o forno a 18oº. De seguida, descasque as beterrabas e corte-as em cubos e coloque-as num tabuleiro (onde deve previamente colocar uma folha de papel vegetal), regue-as com azeite e o vinagre balsâmico e acrescente os alhos (descascados e ligeiramente esmagados), o funcho, o tomilho e a folha de louro e tempere com um pouco de sal e pimenta preta. Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno durante 30 a 45 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de destapar.
Remova a folha de louro e o tomilho triture tudo, aproveitando o molho do assado. Acrescente o grão-de-bico, o taíne, o sumo de limão e um fio de azeite e triture novamente até obter um puré espesso. Quando estiver preparado coloque tudo num prato, regue com um fio de azeite e pistácios grosseiramente picados, o funcho e os microvegetais. Polvilhe tudo com pimenta preta e sirva. Pode acompanhar com tostas. 
 

2. Tostas de Húmus e Alho



 
Seja para uma entrada ou um lanche ligeiro, esta é uma boa opção. Precisa de: 
 
Para o Húmus 
400 Gramas de grão-de-bico enlatado
Sumo de um limão grande
6 Colheres de sopa de taíne 
2 Colheres de sopa de azeite
2 Dentes de alho esmagados
Sal e pimenta q.b. 
Coentros picados e azeitonas pretas para acompanhar 
 
Para as tostas 
1 Pão ciabatta cortado às fatias
2 Dentes de alho esmagados
1 Colher de sopa de coentros picados
4 Colheres de sopa de azeite
 
O primeiro passo é a preparação do húmus. Escorra o grão-de-bico e reserve um pouco do líquido. Triture o grão-de-bico com uma parte do líquido que reservou até obter um puré. Junte gradualmente o líquido restante e o sumo de limão. Misture bem após cada adição até ficar homogéneo. De seguida, junte o taíne, o sal e a pimenta. Adicione o alho e tempere a gosto e triture até ficar homogéneo. 
 
Coloque o húmus num prato, alise o topo, regue com o restante azeite e guarneça com os coentros picados e as azeitonas. Reserve no frigorífico. 
 
Entretanto prepare as tostas. Coloque as fatias de pão sobre uma grelha numa só camada. À parte misture o alho, os coentros, o azeite e regue as fatias de pão. Grelhe, virando uma vez, durante dois a três minutos, até ficarem douradas. Sirva as tostas imediatamente acompanhadas com o húmus.
 

3. Húmus de pimentos assados com pão pita crocante





 
E que tal juntar duas iguarias árabes? Necessita de: 
 
1 Lata pequena de grão-de-bico
100 Gramas de pimentos assados (em lata) 
Duas colheres de sopa de azeite
1 Colher de chá de paprika 
1 Colher de sopa de queijo creme 
½ Dente de alho 
Sumo de meio limão q.b. 
3 Pães pita
Flor de sal, pimenta moída e (mais) paprika 
 
Pré aqueça o forno a 200º. À parte escorra o grão-de-bico e triture-o juntamente com os pimentos assados, o azeite, a paprika, o queijo creme, o alho e o limão, até obter uma pasta. Coloque numa taça e reserve. 
 
Entretanto separe o pão pita e corte-o em fatias. Salpique com flor de sal, a pimenta moída e a paprika. Leve ao forno durante cinco minutos para tostar. Retire do forno e sirva com o húmus. 
 
Bom apetite! 
 
 

Veja também: