Quiropraxia: o tratamento pela coluna vertebral

A quiropraxia é uma terapia não convencional cujonome deriva do grego e indica que é feita pela mão. Saiba mais neste artigo sobre esta terapia alternativa.

Quiropraxia: o tratamento pela coluna vertebral
Remova interferências que desajustam a sua coluna vertebral

A quiropraxia tem por base o facto científico de que o sistema nervoso tem influência em todas as funções do corpo humano e, também, que o corpo humano está intimamente ligado à coluna vertebral.


O que é a quiropraxia?


A quiropraxia, segundo a definição de 1948, de R. W. Stephenson, é uma filosofia, ciência e arte de eventos naturais; um sistema de ajustes de segmentos da coluna vertebral utilizando somente as mãos, para correção das causas das doenças.

Por vários problemas que vamos tendo ao longo da vida, causados por diversos fatores, como é o caso de má postura, excesso de peso, traumatismos físicos, vida sedentária e mesmo a prática de alguns desportos, a mobilidade de uma ou mais vértebras da nossa coluna pode diminuir. 

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
As consequências desta diminuição da mobilidade das vértebras da coluna tem consequências que vão desde as tensões musculares e interferências nervosas a disfunções orgânicas.

A quiropraxia é uma terapia que trata dos problemas que surgem na coluna vertebral, utilizando apenas as mãos. 


Como surgiu a quiropraxia?


A quiropraxia surgiu nos Estados Unidos, nos finais do século XIX. Foi Daniel David Palmer que, segundo reza a história, curou um um homem que estava surdo, através da manipulação da espinha dorsal.

Daniel David Palmer era um merceeiro e curandeiro, que tinha interesse em magnetismo e frenologia. A partir do momento em que curou o dito homem da surdez, D. D. Palmer concluiu que a solução para a maioria das doenças estava na manipulação da espinha dorsal.

Naquela época, D. D. Palmer acreditava que a saúde resultava da fluidez através da espinal medula de um tipo de inteligência que era inata no corpo de todos os seres vivos. Esta inteligência fluía a partir do cérebro para o resto do corpo. Foi o seu filho, B. J. Palmer, que foi posteriormente responsável pela divulgação da quiropraxia. 


O que trata a quiropraxia?


quiropraxia
O tratamento quiroprático é feito através de ajustes específicos na coluna, cujo objetivo é o de corrigir os desvios e remover os obstáculos que possam estar a dificultar a chegada dos estímulos nervosos a determinadas partes do corpo, como braços, pernas e órgãos.

A quiropraxia é vista, naturalmente, como um tratamento, mas deve também ser utilizada como forma de prevenção.

No entanto, nos casos que se se salta a importante etapa da prevenção, a quiropraxia pode ser a solução, entre outros, em casos como:
 
  • dores nas costas
  • dor no pescoço
  • dor de cabeça e enxaqueca
  • dor na coluna
  • dores nos ombros
  • dores nos braços
  • dores no quadril

Eventualmente, se está com outro tipo de problema que não esteja descrito acima, mas que esteja relacionado com problemas de articulações, sejam eles de tendões, ligamentos, músculos, ou outros, deve procurar a ajuda de um quiroprático.


Cuidados a ter em conta antes de uma consulta 


Se pretende fazer uma consulta de quiropraxia, é importante que vá a um profissional com qualificações e experiência no exercício desta terapia. 

Em Portugal, pode encontrar quiropráticos qualificados através do site da Associação Portuguesa dos Quiropráticos (APQ). 

Um curso de quiropraxia tem ao todo a duração de 5 anos académicos, que correspondem a mais de 4500 horas de formação e a 350 créditos. Segue-se um estágio clínico supervisionado pela APQ, de forma a que o aluo se adapte às diferentes formas práticas e éticas de lidar com pacientes.

Tenha por isso sempre em atenção a formação académica do quiroprático que escolher antes da sua primeira consulta.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais