Já conhece o quiabo?

Já conhece o quiabo?

Inclua este alimento na sua alimentação e ganhe mais saúde.

O quiabo pode não ser o vegetal mais habitual na sua despensa, mas a sua riqueza nutricional pode fazê-lo mudar de ideias.

Muito apreciado na gastronomia brasileira e africana, o quiabo não só oferece uma grande riqueza nutricional, como possui diversos benefícios para a saúde.

Fruto de uma planta da família da malva, o quiabo é um legume cultivado em regiões tropicais, subtropicais e regiões temperadas por todo o mundo. A sua origem é incerta, sendo disputada pela Ásia do Sul, Etiópia e África Ocidental. 


Um cocktail de nutrientes


quiabo
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Desprezado por algumas pessoas devido à viscosidade que se encontra no seu interior e que lhe é característica, o quiabo chama a atenção devido ao seu perfil nutricional bastante apelativo, capaz de fornecer vários nutrientes muito importantes para a sua saúde.

Rico em fibras, antioxidantes e minerais como o cálcio, magnésio, potássio e zinco, o quiabo possui ainda proteínas e vitaminas A, C e do complexo B, devendo, por isso, ser consumido por pessoas de todas as idades. 

É também o alimento ideal para integrar na sua alimentação se estiver a fazer dieta. Além de ser de fácil digestão, o quiabo fornece poucas calorias ao organismo, apresentando 30 calorias por cada 100 gramas. 



Quiabo: 7 Benefícios para a saúde


Graças à sua riqueza nutricional, o quiabo apresenta vários benefícios ao nível da saúde. Eis alguns deles:
 


1. Reduz o colesterol e a pressão arterial;
 
2. Reforça o sistema imunitário, estimulando-o a produzir mais glóbulos brancos;

3. Protege a saúde ocular, evitando o desenvolvimento de cataratas e degeneração macular;

4. Regulariza o trânsito intestinal, evitando assim problemas como a obstipação, distensão abdominal ou diarreia;

5. Combate a diabetes, pois o seu alto teor de fibras ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue;

6. Auxilia a perda de peso;

7. Protege a pele do envelhecimento precoce e reduz o aparecimento de rugas, acne e cicatrizes.



Como preparar o quiabo


Presente na alimentação várias culturas do mundo, o quiabo pode ser consumido de variadas maneiras. Cozido ou refogado, frito ou ensopado, usado em sopas e até mesmo em saladas, são diversas as formas de preparação deste alimento. 

Quando estiver a preparar os quiabos, lave-os corretamente em muita água, de forma a eliminar possíveis parasitas impregnados na casca. E se não é fã da viscosidade característica deste vegetal, saiba que pode reduzi-la. Para isso, basta demolhar os quiabos em água com vinagre durante 30 minutos.

O quiabo permanece fresco por um período máximo de uma semana. Como se deteriora com facilidade em temperaturas baixas, deve ser armazenado num saco de plástico e mantido na prateleira de baixo do frigorífico. Também pode ser congelado, mas antes terá de lavá-lo, picá-lo e acondicioná-lo a vácuo.



Onde encontrá-lo?


Os mercados locais, frutarias e supermercados são os melhores lugares para encontrar quiabos de boa qualidade, no entanto, eles também podem ser plantados em quintais e vasos.

No momento da compra assegure-se de que escolhe vegetais jovens, entre 5 e 10 cm de comprimento, de cor verde-escura e textura macia ao toque. Quando são muito duros, os quiabos costumam ser muito fibrosos. 

Use a sua criatividade para confecionar este alimento e lembre-se: o bom é não dispensá-lo da sua alimentação.

 
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