Queratina: tudo o que precisa de saber

A queratina é uma proteína fundamental para o crescimento e saúde do cabelo. Aqui explicamos o que é, a sua importância e quais os tratamentos ideiais.

Queratina: tudo o que precisa de saber
A proteína essencial ao cabelo.

Produzida naturalmente pelo corpo, a queratina é uma proteína essencial para a formação do cabelo, assim como para o seu aspeto bonito e saudável.

Quando começa a perder-se devido às agressões externas naturais a que o cabelo é constantemente sujeito, há consequências a nível de aparência e saúde do cabelo.

Nestes casos é importante recorrer a tratamentos externos que reponham esta proteína no cabelo e lhe devolvam a saúde, o brilho e a leveza.
 

QUERATINA: O QUE É?


A queratina é uma proteína sintetizada naturalmente pelo corpo que contribui para a formação das unhas e dos cabelos, sendo fundamental para o seu crescimento e aparência saudável.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.
A sua importância para a saúde e beleza dos cabelos é imensa, uma vez que aumenta o seu brilho, a sua força e a sua leveza, ao mesmo tempo que funciona como uma proteção de todas as agressões a que vai sendo diariamente sujeito.
 

QUERATINA: PARA QUE SERVE?


A queratina forma uma camada que protege e impermeabiliza, evitando assim a perda de água e de nutrientes, ao mesmo tempo que defende o organismo das agressões externas como o sol, o vento, a chuva ou a poluição.

As células queratinizadas são células mortas, mas que mesmo assim continuam a desempenhar estas funções precisamente por deterem microrganismos que mantêm a camada protetora.
 

TRATAMENTOS COM QUERATINA


1. QUANDO FAZER

secador de cabelo
As agressões diárias vão enfraquecendo o cabelo, fazendo com que perca o brilho e o ar saudável que lhe conferem um resultado final bonito.

Seja o sol, seja secar e esticar o cabelo ou seja simplesmente a poluição, há várias agressões a que o cabelo está sujeito que fazem com que as escamas superficiais do cabelo se abram e deixem a camada interna exposta, resultando na perda de água, de nutrientes e, claro, da queratina. 

Assim a quantidade desta proteína que existe naturalmente no cabelo vai-se perdendo, deixando o cabelo mais fragilizado.

Caso esteja realmente a ficar fraco, danificado e elástico, é então necessário começar a fazer tratamentos para repor a queratina no cabelo e voltar a dar-lhe uma aparência bonita e saudável.
 
 


2. CUIDADOS A TER

Embora a ideia seja repor a queratina, é importante que não sejam cometidos excessos. Isto porque isso também tem efeitos prejudiciais no cabelo – os fios de cabelo enrijecem, ficam secos e opacos, aumenta a queda e perde todos os movimentos naturais que lhe conferem beleza e leveza.

Além disso é importante lembrar que os tratamentos com queratina são tratamentos complementares, não substituindo por isso a hidratação – a primeira repõe a proteína, mas a segunda é que lhe devolve a água e os nutrientes fundamentais.

Assim deve ser feita uma organização de forma a que os tratamentos sejam feitos alternadamente e na quantidade de vezes necessária conforme a situação de cada cabelo e o aconselhamento profissional que seja feito.
 
 


3. QUAIS SÃO

tratamento capilar
Há alguns tratamentos que podem ser feitos para repor a queratina, mas nunca deverá escolher sem a ajuda de um especialista.

1. Nanoqueratinização – É feito através de uma escova que está ligada a um aparelho que contém queratina líquida. A escova vai sendo passada pelo cabelo ao mesmo tempo que liberta queratina em formato de vapor. No final é aplicada uma chapa de cerâmica para que o produto seja melhor absorvido.

2. Cauterização ou Plástica Capilar – Este tratamento é feito por etapas: limpeza, hidratação, aplicação de queratina, aquecimento com chapa para melhor penetração do produto e finalização com silicone. Devem ser feitas três a quatro sessões com intervalos de 20 dias.

3. Reconstrução Capilar – Consiste em aplicar no cabelo várias proteínas, queratina, aminoácidos e minerais para que este recupere.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

 

Veja também:

Ler mais