Quantos ovos deve comer por dia?

Sabe quantos ovos deve comer por dia? Nós ajudamos: muito menos dos que ingere! Este é, sem dúvida, um alimento controverso que gera discussões frequentemente e há uma razão para isso.

Quantos ovos deve comer por dia?
Descubra a resposta.

Durante décadas o ovo foi tido como um dos maus da fita da nossa alimentação. Até há uns anos, se lhe perguntassem quantos ovos deve comer por dia, a sua resposta provavelmente iria ser 2-3 por semana. E porquê? Porque acreditava-se que o ovo, pelo seu teor de colesterol, aumentava o colesterol plasmático, que é também um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

E se lhe perguntassem hoje? Saberia a resposta? Vamos responder neste artigo!

O tão poderoso ovo…


quantos ovos devo comer por dia

O ovo é um alimento fácil de cozinhar, muito versátil e delicioso. Da sua composição faz parte uma boa quantidade de proteína, vitaminas e minerais.

Por outro lado, um de seus principais componentes é a gordura, um nutriente muitas vezes relacionado com aumento do colesterol no sangue, o que pode levar a problemas cardíacos. Estará assim o consumo de ovo relacionado com a existência de doenças cardiovasculares?

Segundo estudos realizados, já se conseguiu concluir que o consumo de ovos não aumenta de forma apreciável os níveis plasmáticos de colesterol, apesar de os resultados variarem dependendo de diversos fatores, como o estado nutricional e a alimentação, por exemplo.

Os maiores determinantes nutricionais dos níveis de colesterol plasmático são os ácidos gordos trans (presentes em alimentos industrializados, como batatas fritas, bolachas, bolos, etc.) e a gordura saturada da alimentação.

Então, quantos ovos deve comer por dia?


ovo cru

A maioria das pessoas saudáveis e com níveis normais de colesterol no sangue pode comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Isso significa 1 ovo por dia!

O consumo de um ovo por dia pode prevenir alguns tipos de doenças cardiovasculares, como é o caso do acidente vascular cerebral.

Mais do que 1 ovo por dia não trará benefícios, tal como nos dizem alguns estudos realizados nos últimos anos. O consumo de mais de um ovo por dia associa-se com o aumento do risco de doenças cardiovasculares (particularmente em diabéticos), diabetes mellitus 2 e diversos tipos de cancro (mama, colon, próstata e ovários).

Qual a melhor forma de comer ovo?


Já chegamos à conclusão que é aceitável ingerir 1 ovo por dia, mas não é por isso que deve comer um ovo estrelado todos os dias. Além diso, os diferentes métodos culinários vão afetar o alimento e transformar o seu impacto na saúde. Os mais recomendados são:

1. Ovos escalfados

ovos escalfados

Técnica onde é retirada a casca do ovo e posteriormente o ovo é colocado em água fervente com um pouco de vinagre. Deve fazer-se uma espécie de remoinho na água para o ovo cozinhar melhor e deixar durante cerca de 3 minutos.

2. Ovos cozidos

ovo cozido

Colocar ovos num tacho com água 2 a 3 cm acima do ovo. Deixar a água ferver e, a partir dessa altura, contar 10 minutos e os ovos estarão prontos.

Ambas as técnicas preservam a maioria dos nutrientes. Como não têm ingredientes adicionados (apenas os temperos a gosto) são as formas mais saudáveis de ingerir este alimento.

Por outro lado, temos as técnicas menos recomendadas. São elas:

3. Ovos fritos/estrelados

ovo estrelado/frito

Técnica onde o ovo é frito em azeite ou óleo vegetal até a clara estar branca e a gema cremosa.

4. Ovos mexidos

ovos mexidos

Os ovos são batidos antes de serem colocados numa frigideira onde está uma gordura quente. Posteriormente os ovos são misturados para ficarem com uma forma fofa. Há quem os faça em azeite, óleo vegetal e manteiga.

Estas técnicas devem ser usadas com menos frequência, uma vez que, com elas vem a ingestão de gordura que vai sofrer um processo de oxidação pelo calor.

No entanto, também podem e devem ser confecionados sem qualquer tipo de gordura numa frigideira anti-aderente.

Nota final…


Quantos ovos deve comer por dia? A Resposta é 1! Se até aqui se acreditava que o consumo de mais do que 2-3 ovos por semana era mau para a saúde, agora sabe-se que isso não passava de uma ideia errada.

Na verdade, a nossa atenção deve-se virar para outras gorduras existentes na nossa alimentação, principalmente as gorduras trans e as saturadas.

Alimentos industrializados ricos em gorduras trans, como batatas fritas, bolos, bolachas e refeições prontas a consumir são algumas das opções que devemos evitar, pois fazem-nos pior do que o consumo de ovo diariamente. O mesmo se passa relativamente a produtos de charcutaria, algumas carnes mais gordas e manteigas que também possuem gorduras saturadas.

Veja também:

Ler mais