Quando fazer o primeiro teste de gravidez?

Quando fazer o primeiro teste de gravidez?

Saiba interpretar os resultados.

Suspeita que está grávida? A melhor forma para tirar as dúvidas é fazer um teste de gravidez. Saiba a melhor altura para o fazer.

Um teste de gravidez pode ser feito em qualquer momento, logo que tenha tido relações sexuais desprotegidas e suspeite de uma gravidez. No entanto, antes de uma gravidez efetiva muita coisa pode acontecer, por isso, será melhor não fazer os testes de gravidez demasiado cedo, apenas para evitar que sofra deceções. Antes disso, há algumas coisas que deve saber.

Para começar, a probabilidade de um casal jovem e saudável conseguir engravidar é de 20% a 25%. Considerando isto, 98% dos casais acabam por conseguir engravidar ao fim de 13 meses. Estes números não são o que esperava, certo? A verdade é que crescemos a ouvir que basta uma vez para engravidar quando, na realidade, não é bem assim. 

Mas não desespere. Se ao oitavo mês de tentativas ainda não engravidou, pode ter tido um ou outro ciclo anovulatório, ou seja, o período surgiu mas o seu ovário não ovulou. O mais certo é que espermatozoide e óvulo andem apenas desencontrados. A cada mês, a janela para engravidar é muito curta, passaram trinta dias mas nesses só uma oportunidade de engravidar.

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

Quando ocorre o período fértil?


O número de dias desde a menstruação até a ovulação varia de mulher para mulher. Se tiver um ciclo regular é mais fácil de o detetar, caso contrário é mais complicado.

Porém, sabe-se que a ovulação ocorre 14 dias depois da menstruação, o chamado período fértil. Uma boa forma para ter um noção mais exata destas fases do seu ciclo será registando as datas dos seu períodos e, a partir daí, estabelecer uma média.

Pode usar uma agenda ou uma das muitas aplicações disponíveis - recomendamos a Clue, disponível para iOS e Android.


O que pode acontecer?


Finalmente, há um ciclo em que as estrelas se alinham e tudo corre na perfeição: os ovários funcionam, ovulam no dia certo e, como previsto, seis horas depois o espermatozoide encontra o óvulo e está tudo encaminhado para que daí resulte um bebé.

Contudo, saiba que, de acordo com as estatísticas, 60% das gravidezes não chegam a termo. Por vezes, o seu período atrasa alguns dias, no entanto, o que acontece são abortos precoces. Por tudo isto, tente ser paciente e não faça um teste de gravidez à mínima suspeita.


Quando fazer o teste de gravidez?


Há três tipos de teste de gravidez disponíveis: os testes de farmácia, os de urina e os de sangue. A melhor altura para confirmar uma gravidez é uma semana depois da data da menstruação, se verificar um atraso. 

Ainda que muitos testes de gravidez à venda em farmácias afirmem que podem ser feitos mesmo antes de lhe faltar o período, um estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology provou que essa possibilidade não é verdadeira. Aguarde, pelo menos, uma semana de atraso.

No caso dos testes de urina, de farmácia ou laboratório, será necessário usar para análise a primeira urina da manhã, antes de ingerir qualquer tipo de líquidos. Para obter um resultado mais fiável, é necessário que  não diminua a sua concentração para, assim, melhor detetar a hormonal hCG. Com este teste, apenas saberá se está ou não grávida.

As análises ao sangue permitem não só detetar uma gravidez, como perceber qual a dosagem de hCH presente, sendo possível determinar a evolução da gravidez. Permitem também detetar casos de gravidezes gemelares ou patologias como: gravidez ectópica, gravidez não evolutiva ou palogias dos trofoblasto.
 

Veja também: