10 cuidados para melhorar a sua qualidade de vida

Já parou para pensar na sua qualidade de vida? No que tem feito e faz diariamente para melhorar a sua saúde e o seu bem estar? Ponha em prática estes 10 cuidados.

10 cuidados para melhorar a sua qualidade de vida
Tome nota de pequenas atitudes que podem ajudar a manter o seu bem-estar.

Embora o significado da expressão qualidade de vida não seja óbvio, a sua noção é clara para toda a gente. A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o sentir-se bem. Esta noção é influenciada por vários factores, tais como a saúde, o trabalho, o meio envolvente. 
 
O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreendendo não só a saúde física, como o estado psicológico e as relações sociais. Este conceito está, ainda, direitamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal. 
 
A OMS (Organização Mundial de Saúde), define qualidade de vida como “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistema de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 
 
Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Comer e dormir bem, movimentar o corpo, divertir-se com os amigos. Estes são apenas alguns aspetos que o ajudam a melhorar a sua qualidade de vida. 
 
Neste artigo, damos-lhe a conhecer 10 cuidados que o ajudarão a aumentar a sua qualidade de vida e a deixá-lo mais satisfeito no que diz respeito à sua vida quotidiana. 

10 cuidados para aumentar a qualidade de vida


1. Alimente-se bem 

alimentacao saudavel

Em primeiro lugar, a alimentação deve ser um atividade que lhe dê prazer. Procure desfrutar das suas refeições com amigos ou família.

Depois, tome atenção ao que come. Deve-se alimentar em períodos regulares, várias vezes ao dia. É importante que consuma frutas, legumes e verduras todos os dias, aproveitando ao máximo as vitaminais e minerais. 
 
Reduza o açúcar refinado na sua alimentação, preferindo o açúcar mascavado ou mel. É, ainda, crucial que reduza o sal - o ideal é usar ervas e temperos para dar sabor aos alimentos. 

 


2. Durma bem

Repor as energias com uma boa noite de sono é essencial. Está cientificamente provado que dormir bem é um dos segredos da longevidade. O ideal passa por uma noite de sono de, pelo menos, oito horas de sono. 
 
 


3. Faça exercício físico 

exercicio fisico

Diga não ao sedentarismo. Afaste doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão. Melhore a sua disposição e ganhe energia para as atividades do dia-a-dia.

Procure fazer uma caminhada por dia, de meia hora. É o suficiente para estimular o seu corpo e até melhorar as atividades cognitivas. 

 


4. Seja mais optimista 

Ter uma atitude positiva perante a vida melhora o bem-estar e diminui o risco de doenças. A personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa e esperança de vida.

 


5. Mantenha a mente ativa

ler

A leitura, os jogos de cartas, de tabuleiro e as palavras cruzadas, são exercícios que o ajudam a ter a mente ativa e estimulam o raciocínio. 

 


6. Respire profundamente 

 O sangue precisa de oxigénio. Quando inspira e expira profundamente, a respiração amplia a clareza da menta e dá mais saúde física.

Aproveite um local tranquilo, com ar puro, e dedique uns minutos do seu dia a respirar profundamente. Consequentemente, irá sentir-se mais calmo. 

 


7. Cultive bons amigos

amigos

Ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que imagina. Como se diz em bom português, podem ser poucos, mas bons! Dê o devido valor e atenção aos seus amigos.

Combine jantares e almoços para pôr a conversa em dia, sessões de cinema ou qualquer outra coisa que lhe dê gosto fazer em companhia. Os benefícios que a convivência com pessoas que nos são queridas nos traz são enormes. 

 


8. Aprenda a gostar de si próprio

Trabalhe o seu auto-conhecimento e a sua auto-estima, para viver melhor. É essencial saber reconhecer o seu valor e as suas qualidades e não ficar focado nas suas limitações ou dificuldades.

É importante ser auto-critico, mas o imprescindível é que, reconhecendo os seus erros, procure melhorar enquanto pessoa.

 


9. Sorria para a vida

sorrir

Nada melhor do que o humor para combater as pedras no caminho. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as hipóteses de uma vida longa. 
 
Faça um exercício simples, todos os dias, ao acordar: sorria para o espelho. Pode parecer-lhe inútil, mas a verdade é que acabará por rir-se da sua própria figura e ficará bem humorado o resto do dia! 

 


10. Seja feliz

E porque nada é mais importante do que ser feliz, nada lhe trará mais qualidade de vida do que este estado de espírito.

Encontre a felicidade nos mais pequenos pormenores do seu dia-a-dia, valorize a sua vida e seja muito, muito feliz! 
 
Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais