Qual é a melhor altura para engravidar?

Qual é a melhor altura para engravidar?

As melhores dicas para engravidar.

Para saber qual é a melhor altura para engravidar, tem que começar por conhecer melhor o seu corpo, o seu ciclo e saber reconhecer os sinais.

A mulher é quem melhor pode saber qual é a melhor altura para engravidar. Para isso, é essencial estar atenta ao seu corpo e identificar quando acontece o período fértil.

Os ciclos variam de mulher para mulher mas começam sempre no primeiro dia da menstruação e terminam no início da próxima. Algumas mulheres têm ciclos de 22 dias, outras de 26, de 28, de 32 ou de mais dias, outras, nunca têm o período.

 

Como identificar o período fértil?


Nem sempre é fácil identificar o período fértil, porém, se os seus ciclos são regulares é bastante simples, no caso de ciclos irregulares, terá que ter mais atenção ao seu corpo ou recorrer a testes de ovulação que pode encontrar em qualquer farmácia ou em fóruns de mães online.

O período fértil corresponde aos seis dias do seu ciclo em que é possível acontecer uma gravidez, ou seja, os dias que antecedem a ovulação, o dia da ovulação e o seguinte. No caso de ciclos regulares, a ovulação (quando o óvulo é libertado dos ovários) acontece mais ou menos ao 14º dia do ciclo. Depois de libertado, o óvulo pode ser fecundado durante as 24 horas seguintes e os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 5 dias no útero. 
 
Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

Mas e quando os ciclos são irregulares? Como saber qual é a melhor altura para engravidar? Nestes casos, é preciso estar atenta ao seu corpo e, se tudo estiver bem e prestar atenção, vai saber identificar os seus dias mais férteis.

Nesta fase, é produzido o muco cervical que é libertado antes da ovuação. O muco cervical é transparente e tem uma textura idêntica à clara de ovo ou à cola silicone. Quando o muco surge, é sinal que está no período fértil e o caminho está livre para engravidar.

Para ajudar a controlar melhor os seus ciclos, recomendamos as aplicaçãoes Clue e My Cycles, ambas permitem registar todos os sintomas que nota ao longo do seu ciclo, assim como apontar a sua temperatura basal ou mesmo variações de humor. São ótimas ferramentas para ajudar a conhecer melhor o seu corpo e identificar qual é a melhor altura para engravidar.

 

A idade certa para engravidar


As mulheres crescem a ouvir que basta uma vez para engravidar, no entanto, as coisas podem não ser bem assim. De acordo com um estudo recente, se quiser ter três filhos, sem precisar de passar por processos de conceção medicamente assistida, deve fazê-lo até aos 23 anos, para uma taxa de sucesso de 90%. Se esperar pelos 35, a taxa desce para os 50%.

No caso de conceções com recurso a tratamentos de fertilidade, se aos 35 quiser ter o seu primeiro filho, a taxa de sucesso é de 90%, porém, se esperar até aos 42 anos, a taxa desce para 50%. O mesmo estudo diz que uma mulher que apenas queira um filho, a idade limite para engravidar e o conseguir sem recurso a tratamentos é aos 32 anos.

E, sabia que, segundo outros estudos, a probabilidade de um homem gerar um filho diminui, a cada ano 11%? 

 

Vale a pena pensar nisto!


Ainda que se tratem de estudos, vale a pena refletir nestes números. Hoje em dia, é natural que a maternidade e a paternidade sejam adiadas, tanto por questões financeiras como psicológicas. No entanto, antes de tomar a decisão de adiar o nascimento do seu primeiro filho, confirme se isso é, de facto, possível. 

Ainda nos seus vinte anos, consulte um ginecologista para verificar se está tudo bem com os seus orgãos sexuais e reprodutores, confirme a sua reserva de óvulos e verifique se ovula regularmente. O mesmo vale para os homens, é fundamental que consulte um andrologista para avaliar a qualidade dos seus espermatozoides.

 
Receba aqui mais dicas para si e para o seu bebé !


Veja também: