Quais as melhores modalidades para as crianças praticarem?

Porque estão sempre em movimento, conheça as melhores modalidades para as crianças praticarem e libertarem a energia acumulada.

Quais as melhores modalidades para as crianças praticarem?
A prática de desporto em qualquer idade é fundamental.

A escolha de uma atividade física para as crianças é, por vezes, um desafio, não só para a criança mas também para os pais.

De forma a poder proporcionar uma vida ativa aos seus pequenos, é importante conhecer as melhores modalidades para as crianças e os fatores de decisão para a seleção das mesmas.

Vamos explorar este assunto para o ajudar a clarificar a sua escolha.

 A importância da atividade física em crianças


atividade fisica em criancas

A prática de atividade física e desportiva tem sido associada à saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 60% da população mundial é sedentária.

A investigação tem demonstrado a importância da prática de uma atividade física e/ou desportiva com melhores resultados quando exercida de forma orientada e contínua.

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Nos tempos que correm e com a evolução da sociedade, observa-se a construção de um caminho contínuo para um estilo de vida sedentário.

A mecanização instalada reduz a atividade diária, a utilização do carro para tudo faz com que as pessoas quase não caminhem e os passatempos de sofá, computador etc. são os prediletos, traduzindo-se numa diminuição drástica da atividade física pela população.

Com isto, também se observa uma maior inatividade por parte das crianças, que passam muito tempo sentadas a ver televisão, jogar computador, no tablet ou telemóvel, observando-se consequentemente um aumento da obesidade infantil a nível mundial.

Implementação de hábitos saudáveis

É importante a implementação de hábitos saudáveis desde cedo, tanto no estímulo para a prática de exercício físico como na condução para uma alimentação saudável (veja também o artigo como preparar marmitas para crianças).

A alteração de velhos hábitos é mais difícil de se concretizar, tornando-se urgente a intervenção para a prática de bons hábitos desde crianças, de forma a reverter a situação e trabalhar de forma preventiva. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde…

A inatividade física é o quarto maior fator de risco no que se refere à mortalidade global, portanto é imprescindível que se criem hábitos saudáveis desde cedo.

Neste sentido a Organização Mundial de saúde desenvolveu as “Global Recommendations on Physical Activity for Health” relativas à frequência, duração e intensidade, tipo e total da atividade física necessária para a prevenção de doenças, existindo mesmo guidelines direcionados para crianças e jovens entre os 5 e os 17 anos.

Atividade física para crianças e adolescentes entre os 5 e 17 anos segundo a OMS


  1. No mínimo, 60 minutos de atividade física diária, de intensidade moderada a vigorosa;
  2. Exercícios de intensidade vigorosa pelo menos 3 vezes por semana;
  3. Exercícios de carga pelo menos 2 a 3 vezes por semana.

O exercício deve ser maioritariamente de caráter aeróbio e praticado desde que não exista contra-indicação médica.

Benefícios da prática de atividade física em crianças e adolescentes

coração em quais as melhores modalidades para as criancas

A evidência científica disponível para a faixa etária entre os 5 e 17 anos defende que a prática de níveis adequados de atividade física fornece benefícios de saúde essenciais para crianças e jovens, tais como:

  • Tecidos músculo-esqueléticos saudáveis ​​(ossos, músculos e articulações);
  • Sistema cardiovascular saudável (coração e pulmões);
  • Consciência neuromuscular (coordenação e controle de movimento);
  • Também facilita a manutenção de um peso corporal saudável.

Estão também associados à atividade física benefícios psicológicos em crianças e jovens, tais como:

  • Melhora de sintomas de ansiedade e depressão;
  • Desenvolvimento social;
  • Oportunidades de auto-expressão;
  • Aumento de auto-confiança, interação social e integração;
  • Fomento de trabalho em equipa, companheirismo, partilha de valores e amizades.

Quais as melhores modalidades para as crianças praticarem?


jogos em quais as modalidades para as crianças

Algumas das quais as melhores modalidades para crianças e jovens são atividades diárias que incluem:

  • jogos;
  • diferentes modalidades desportivas;
  • caminhar;
  • correr;
  • tarefas domésticas;
  • recreação, educação física ou exercícios específicos prescritos.

As crianças e jovens com deficiência, sempre que lhes for possível, devem seguir estas recomendações.

No entanto, devem ter sempre a supervisão de um profissional da área e ter autorização médica, de forma a compreender os tipos e quantidades de atividade física adequada para eles, considerando a sua deficiência.

Pequenas mudanças…Grandes evoluções


 1. Na escola

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À partida, a escola já terá alguma aula para a prática de atividade física.

Mas também é importante que no recreio existam brincadeiras ativas como jogar à bola, apanhada, saltar à corda, etc.. e outras atividades como:

  • A integração de desportos extracurriculares;
  • Competições intra e inter-escolares ;
  • Jogos tradicionais.

2. Em família

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É importante que a família também incuta à criança o hábito da prática de exercício físico, até porque, normalmente, os pais ou irmãos ou outro modelo familiar são vistos como exemplo a seguir aos olhos das crianças.

Existem muitos planos que pode fazer com as crianças, tomando como exemplo:

  • Caminhadas;
  • Levar as crianças ao parque infantil;
  • Trocar atividades sedentárias por andar de bicicleta, jogar à bola, etc;
  • Indicar tarefas domésticas sob ambiente seguro, que mantenham as crianças ou os jovens ativos (passear o cão, lavar o carro, etc).;
  • Levar as crianças a pé para a escola, ou se já forem crescidas o suficiente, ensinar-lhes o caminho mais seguro. 

3. Modalidades Desportivas

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 A iniciação de uma modalidade desportiva deve ser uma decisão tomada não só pelos pais, mas também pela criança. É importante que a criança goste da modalidade que vai iniciar seja ela futebol, hóquei em patins, natação, ténis, etc, e não seja só por influência dos pais.

Alguns estudos sugerem que as crianças devem experimentar vários desportos até aos 11/12 anos para perceberem qual realmente gostam. Nessa idade começa a ser propício o desenvolvimento técnico para a modalidade pretendida.

Portanto, as melhores modalidades para as crianças praticarem são aquelas que proporcionam momentos de prazer e bem-estar à criança, onde desenvolva bons valores e tenha momentos de diversão para que seja algo saudável para o corpo e mente.

Atividade física é saúde!

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.