As propriedades da banana

As propriedades da banana

Conheça alguns dos benefícios da banana.

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo e basta analisar as suas propriedades para perceber porquê. 

banana é um dos frutos mais produzidos e consumidos a nível mundial. E não, não se deve apenas ao seu sabor. É que esta fruta tem vários benefícios para a sua saúde. 

Estima-se que a banana tenha começado a ser cultivada no Sudoeste Asiático, mais concretamente na Malásia, há mais de sete mil anos. A partir daí, chegou (mais tarde) a outros continentes. Trata-se de uma fruta tropical, composta por uma polpa doce e macia. E se agrada ao palato, agrada mais ainda ao seu organismo. As propriedades da banana oferecem vários benefícios para a sua saúde, que vão desde a prevenção de cãibras ou dores musculares e ainda podem ajudá-lo na sua dieta. 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição.  Fale já com a nutricionista online!

A banana do ponto de vista nutricional


Do ponto de vista nutricional a banana é um dos seus melhores aliados. Senão veja. Esta fruta apresenta um elevado teor de hidratos de carbono (aproximadamente 22 gramas de hidratos de carbono por cada 100 gramas) e, como tal, constitui uma boa fonte energética. Mas não só. A banana tem ainda bons níveis de potássio (que ajudam a regular os níveis de água no corpo), e é rica em vitaminas, nomeadamente, vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B9). 

Além disso, é ainda rica em fibras e tem minerais essenciais como magnésio, cálcio, selénio, zinco e ferro

E se faz parte do grupo de pessoas que acha que a banana engorda, saiba que está errado. De facto, pode consumir esta fruta sem receio (cumprindo a regra das 5 peças de frutas e legumes por dia) já que em termos calóricos a banana apresenta 95 calorias.

7 Benefícios da banana   


A banana é, por vezes, apelidada de “fruta dos desportistas” e olhando para as suas propriedades é interessante perceber porquê. Conheça alguns dos benefícios da banana. 

1. Previne cãibras 


A banana apresenta bons níveis de potássio (425mg por cada 100 gramas), um nutriente essencial para prevenir cãibras, importante para quem pratica desporto (ou exercício físico regularmente). 

2. É uma boa fonte energética 


A banana é rica em hidratos de carbono de absorção lenta (índice glicémico de 53), sendo a energia disponibilizada durante mais tempo. Um índice glicémico baixo como o da banana pode ter um papel crítico na regulação do peso.

3. É benéfica para o sistema cardiovascular 


Graças aos seus níveis de potássio, a banana ajuda a regular a pressão arterial e os batimentos cardíacos, prevenindo doenças cardiovasculares.

4. Ajuda na concentração 


Sim, segundo alguns estudos a banana tem benefícios para o cérebro e pode até contribuir para melhorar a concentração. 

5. Previne a anemia


Por ter ferro na sua composição, a banana contribui para a produção de hemoglobina e, consequentemente, previne a anemia. 

6. Acalma o sistema nervoso.


A vitamina B existente na banana pode ajudar a acalmar o sistema nervoso. 

7. Reduz o apetite e ajuda na digestão 


Rica em fibras a banana ajuda a prolongar a sensação de saciedade, podendo assim ajudá-lo a perder peso. Além disso, ajuda a regular o trânsito intestinal, colaborando no processo digestivo. 


Veja também: