Profissões que engordam: saiba se é a sua!

Profissões que engordam: saiba se é a sua!

O stress e o sedentarismo são apontados como os principais culpados.

Um estudo recente revela que o excesso de peso de muitos profissionais está relacionado com o trabalho. Descubra quais as profissões que mais engordam. 

Com o ritmo alucinante do mercado de trabalho atual, nem sempre é fácil ter cuidado com a alimentação ou manter a boa forma física. E os efeitos não tardam a fazer-se notar. Que o digam os profissionais entrevistados pelo site CareerBuilder. O site elaborou uma pesquisa (nos Estados Unidos) e listou as profissões que mais engordam. 
 

O estudo


Toma nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.
O estudo, realizado entre Fevereiro e Março de 2015, envolveu cerca de três mil profissionais de várias áreas e concluiu que 6 em cada 10 trabalhadores norte-americanos com excesso de peso, apontam o trabalho como uma das principais causas, mais concretamente o stress e/ou o sedentarismo. 

Segundo o relatório do CareerBuilder, 22% dos inquiridos diz ter engordado mais de 5 kg no seu emprego atual, ao passo que apenas 16% revela ter perdido peso. 

De acordo com os dados recolhidos, a combinação do stress com a comida e o cansaço, contribuem para o aumento de peso dos trabalhadores, uma situação que tende a piorar no caso de trabalhadores que passam grande parte do dia sentados. 

As mais afetadas são as mulheres. 46% revelou ter engordado devido ao trabalho, já do lado dos homens os números ficam-se pelos 38%. 
 


A lista das profissões que mais engordam 


Descubra se a sua profissão consta da lista elaborada pelo CareerBuilder. 

 

1.    Profissionais de negócios ou de serviços corporativos

De acordo com o estudo 51% destes trabalhadores engordou durante o período de análise. Os inquiridos apontam os horários como o grande culpado deste resultado.  

 

2.    Tecnologias de Informação 

41% dos profissionais entrevistados diz sofrer de excesso de peso. O resultado deve-se talvez ao facto de ser uma atividade que exige muito tempo em frente ao computador e muito trabalho de secretária. 

 

3.    Serviços Financeiros

Tal como no caso anterior, os profissionais dos serviços financeiros também estão “presos” ao computador. 45% de profissionais revela ter engordado durante a sua catividade.

 

4.    Cuidados de Saúde

Falamos de médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde. Este grupo de profissionais estão sujeitos a horários (por turnos) muito duros e, ainda que cuidem dos outros, acabam por descurar os cuidados consigo mesmos, principalmente em termos de alimentação, já que o trabalho rotativo acabava por afetar as suas rotinas alimentares. 45% dos profissionais de saúde revela ter aumentado de peso. 

 

5.    Vendas e Marketing 

A sua atividade está muito orientada para os resultados e, como tal, não é de estranhar que em momentos de crise, sejam os primeiros profissionais a serem chamados pelas empresas para ajudarem a projetar o negócio, em muitos casos com escassez de recursos.

A verdade é que estes profissionais estão sujeitos a uma forte pressão e o stress faz-se notar. 41% dos profissionais revela ter excesso de peso. 

 

6.    Hotelaria e lazer

39% dos profissionais inquiridos nesta área dizem que aumentaram de peso por causa do trabalho.  O stress das profissões desta área, pela necessidade de agradar e prestar um bom serviço aos clientes pode ser desgastante e acaba por influenciar o peso destes profissionais. 

 

7.    Fabrico

A indústria também aparece na lista das profissões mais propensas a engordar. 39% dos operários fabris inquiridos assumem ter engordado, no decorrer da sua atividade profissional. 

 

8.    Retalho

A área de retalho fecha a lista dos setores inimigos da balança. 35% dos profissionais deste setor inquiridos revelaram ter engordado. O facto de ser uma atividade muito direcionada para o cliente, para atenção à concorrência e com os horários complicados contribui para elevados níveis de stress e, consequentemente, para o aumento de peso dos profissionais. 

 

 
Calcule aqui o seu IMC



Veja também: