7 Alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

7 Alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

Conheça alguns alimentos que o podem ajudar a ter melhor rendimento no trabalho.

Sente-se cansado e pouco produtivo? Certos alimentos podem ajudar a reverter a situação.
 

Já aqui falamos da importância e influência que a sua alimentação pode ter no seu desempenho desportivo. Mas e se lhe disséssemos que o que come pode influenciar o seu desempenho no trabalho? Melhor ainda que podem aumentar a sua produtividade no trabalho? Sim, é mesmo verdade. Pense. Quantas vezes já não ouviu o ditado: “somos aquilo que comemos”?! Muitas certamente. E a lógica aplica-se também ao trabalho. Aliás, segundo a revista Psychology Today, os processos cerebrais complexos são (literalmente) alimentados pela glicose que circula pelo corpo. A mesma ideia é defendida pela Organização Mundial de Saúde que defende que com os ingredientes (alimentos) certos se pode potenciar o poder cerebral em cerca de 20%. Seguindo esta premissa, conheça alguns dos alimentos que podem melhorar a forma como pensa e trabalha, ajudando-o a ter um melhor desempenho ao longo do seu dia. Prepare a lista de compras.

7 Alimentos que ajudam a aumentar a produtividade no trabalho

 
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1. Café

O vício e a rotina de muitos. A cafeína melhora a memória, aumenta a sua capacidade de se manter focado e evita os “espasmos” das pálpebras. Isto para não falar que é rico em antioxidantes e aminoácidos. Um bom amigo para aguentar um dia de trabalho? Sem dúvida. Mas atenção: deve ser consumido com moderação. Nada de exageros.
 

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2. Chocolate preto

Boas notícias para quem é fã deste tipo de chocolate. O chocolate preto tem propriedades antioxidantes, que contribuem para o aumento da produção de endorfinas que, consequentemente, melhoram a atenção e concentração no trabalho. A outra opção é o chocolate de leite, que ajuda a melhorar os tempos de reação e a memória (verbal e visual). Se quer melhorar a sua produtividade no trabalho é uma boa ideia começar a introduzir uns “quadradinhos” de chocolate (no máximo dois por dia) na sua alimentação.

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3. Banana

A banana tem – nada mais, nada menos – que a quantidade diária de glucose que o seu cérebro necessita. E já que o cérebro se alimenta da glucose para funcionar, talvez não seja má ideia incluir uma banana no seu pequeno-almoço.

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4. Frutos Silvestres

Ricos em antioxidantes que contribuem para melhorar a memória, a concentração e a coordenação motora, os frutos vermelhos são uma opção a incluir na sua lista de compras se pretende aumentar o seu rendimento no trabalho. Além disso, de acordo com algumas pesquisas, os antioxidantes presentes neste tipo de frutas podem neutralizar o stress oxidativo e atuam como agentes anti- inflamatórios.

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5. Salmão

Rico em ómega 3 – essencial para o bom funcionamento do seu organismo – e ainda proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, o salmão vai contribuir para melhorar a sua memória, o seu raciocínio e a concentração.

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6. Nozes

As nozes são o tipo de alimentos que não deve esquecer se quiser manter-se produtivo ao longo do dia. Este fruto seco contem cerca de 15-20% de proteínas, ómegas 3 e 6, ácidos gordos, vitamina E e vitamina B6, que além de serem essenciais para a sua saúde cognitiva ainda melhoram o seu humor e ajudam a controlar o apetite.

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7. Espinafres

Outro exemplo de um alimento rico em antioxidantes. Neste caso, os espinafres além de prevenirem o envelhecimento cerebral, causado pelo avançar da idade, ainda aumentam a capacidade de aprendizagem e estimula a memória. Além disso, os antioxidantes presentes nos espinafres ainda ajudam a reduzir as toxinas que danificam as células.

 
Além deste sete alimentos que referimos anteriormente há outros que pode incluir na sua alimentação, como abacate, ovo, beringela, chá verde, vinho tinto, sementes de girassol ou cenouras, por exemplo.

 

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