A importância dos probióticos no organismo

A importância dos probióticos no organismo

O que são e para que servem? Saiba as respostas.

Além de regularem o trânsito intestinal, os probióticos reforçam as suas defesas e previnem vários problemas. 

Pode não estar familiarizado com o termo, mas mesmo sem saber provavelmente já consome probióticos. E é bom que o faça: é que estes são extremamente benéficos para o organismo e para a sua saúde. 
 

O que são probióticos? 


Nada como começar pelo princípio. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro".

“Traduzido” para português corrente quer isto dizer que são microrganismos vivos (como os Lactobacillus, Bifidobacterium, Streptococcus  ou Enterococcus, por exemplo) presentes em determinados alimentos ou consumidos através de suplementos alimentares e que têm como função principal ajudar a manter o equilíbrio das bactérias do intestino, contribuindo para uma flora intestinal equilibrada e saudável, entre outros benefícios.

Mas os probióticos não se encontram apenas na flora intestinal. De facto, ainda que a maioria destes microrganismos viva no intestino, há outros que se encontram na boca, cavidade nasal, esófago, ao redor das gengivas, em torno dos pulmões, no estômago, no apêndice, etc.

Em boa verdade, a importância dos probióticos é muito ampla, visto que são responsáveis por 70% das nossas defesas, nomeadamente na proteção contra certas doenças e infeções. E isto leva-nos a outro assunto. 

 

Que benefícios? 


São vários e muito importantes. Só para ter uma ideia, os probióticos contribuem para: 

 
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  • Aumentar a absorção de minerais 
  • Facilitar a digestão (nomeadamente a digestão de lactose) 
  • Estimular o trânsito intestinal e reduzir a obstipação (ou prisão de ventre) 
  • Reduzir o colesterol
  • Baixar a tensão arterial
  • Melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável
  • Estimular o sistema imunitário e favorecer a produção de anticorpos 
  • Melhorar a saúde da pele (ajudam a tratar problemas de pele como acne, eczema e rosácea, por exemplo)
  • Reduzir a absorção do colesterol
  • Ajudar a eliminar toxinas 
  • Diminuir o risco de contrair cancro do cólon e outras doenças intestinais (como por exemplo: a doença de Chron ou a colite ulcerosa)
  • Favorecer a absorção de vitaminas K e do grupo B, nutrientes e minerais (como cálcio, magnésio, zinco e ferro)

Como vê razões não faltam para consumir alimentos com probióticos. Por isso só resta saber onde os pode encontrar. O que nos leva ao próximo ponto.

 

Em que alimentos podemos encontrá-los?


Como dissemos logo no início, ainda que possa desconhecer este termo, o mais certo é que já consuma alimentos com probióticos, isto porque são vários os alimentos que os contêm na sua composição. As bactérias lácteas são um dos probióticos mais conhecidos e mais consumidos também, já que estão presentes não só no leite como também nos seus derivados. 

A título de exemplo, fica uma lista de alimentos onde pode “encontrar” probióticos: 
  • Iogurte 
  • Flor de iogurte
  • Leite fermentado 
  • Queijo
  • Kefir
  • Coalhada 
  • Bolachas
  • Sumos
  • Pães
  • Refeições infantis
  • Tofu 

Para poder tirar partido dos benefícios dos probióticos só tem mesmo que fazer uma coisa: ingerir alimentos com probióticos regularmente. 
 
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