5 coisas a saber sobre as primeiras noites do bebé em casa

As primeiras noites do bebé em casa podem ser desafiantes. Saiba o que o espera e como ultrapassar quaisquer dificuldades.

5 coisas a saber sobre as primeiras noites do bebé em casa
Esqueça o medo e acredite que é capaz porque… será!

As primeiras noites do bebé em casa é natural que sejam excitantes, emotivas mas também é possível que sinta ansiedade e medo.

A partir de agora, nunca mais vão estar sozinhos, têm um pequeno ser que depende totalmente dos pais e o peso da responsabilidade pode fazer-se sentir.

Confusão, medo, cansaço, irritabilidade é normal, o truque é não se deixar dominar por esses sentimentos. 

Desde que o mundo é mundo que mulheres e homens estão preparados para ser pais, por isso, no fundo, saberá exatamente o que fazer. Está dentro de si, acredite.

E se, porventura, for um pouco mais difícil, se não conseguir amamentar, se tiver dor mamária (não, não é normal), se não conseguir adormecer o bebé ou lidar com o choro, não desespere e procure ajuda de uma enfermeira parteira especializada nestas questões.

5 dicas para ultrapassar as primeiras noite do bebé em casa sem dramas


amamentacao


1. Vai ter medo

Especialmente se este é o primeiro filho, se nunca pegou, deu banho ou alimentou recém-nascidos, pode ser assustador pegar no bebé quando estiver sozinho em casa, sem ajuda de enfermeiros e médicos.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.
Se tem experiência, é muito provável que também esteja um pouco assustado. Tem nas mãos um ser indefeso que precisa de si em exclusivo e isso, naturalmente, assusta.

E se somar à equação as hormonas a explodir, estes sentimentos triplicam de intensidade.
 
 


2. Vai transpirar. Muito!

As alterações hormonais, especialmente a redução dos níveis de estrogénio durante a amamentação, são responsáveis por um excesso de suor após o parto.

Podem manter-se apenas nas primeiras noites ou prolongar-se por vários meses até que os valores de estrogénio normalizem.

Assim, ainda que o seu bebé durma a noite inteira (é pouco provável!), a mãe vai acordar várias vezes, possivelmente, por estar encharcada em suor.
 
 


3. A amamentação

Não será apenas o suor que fará as mães acordar durante a noite. Nos primeiros dias a amamentação pode ainda ser um desafio, por isso não se admire se acordar com a camisola ensopada em leite.

Dê de mamar sempre que o bebé pedir ou procure armazenar o leite que sobrar para evitar estas situações ou outras mais complicadas.

Se sentir desconforto, procure, imediatamente, uma enfermeira parteira ou terapeuta especialista em amamentação (pesquise bem porque nem todos os profissionais estão preparados para a ajudar).

► Saiba mais aqui sobre a amamentação.

 


4. Baby blues

Por um lado é a queda abrupta de estrogénio e progesterona, por outro, o cansaço, o peso da responsabilidade e a insegurança. É natural que a mãe se sinta mais emotiva do que o habitual e, até, um pouco deprimida.

Esta fase, surge entre terceiro e o décimo dia, pode durar entre duas a três semanas e afeta cerca de 70% das mulheres.

Trata-se de uma reação orgânica do seu corpo e é normal mas se for além disto, fale com o seu médico.
 
 


5. Descomplique

Há uma coisa que tem que reter: os bebés não estão preparados para viver sozinhos nos primeiros meses de vida.

Ao contrário de outros mamíferos, precisam de um cuidador para comer, para se deslocarem, para cuidar das necessidades fisiológicas ou para se acalmarem (também os adultos, quantas vezes, não precisam de ajuda para se conseguirem acalmar?). 

Se quiser que o seu filho faça coisas para as quais ainda não está preparado, é natural que o processo seja mais difícil.

Por isso, descomplique porque é bastante mais simples do que à partida possa imaginar.


Nota importante


Os bebés, na sua grande maioria, gostam de colo, de mamar e de ter a mãe e o pai por perto. Ignore quem lhe disser “que está a dar colo a mais”, “que já chega de mama” ou que está a “habituar mal” o seu bebé porque os recém-nascidos não sabem o que é isso da “manha”.

Dê-lhe amor, colo, mama e proximidade permanente e tudo estará bem!

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

 

Veja também:

Ler mais