Como se preparar para a primeira sessão de Personal Trainer?

A primeira sessão de personal trainer pode parecer confusa, pela quantidade de informação que necessita reter, mas isso vai deixar de ser um problema. Saiba tudo.

Article by: Holmes Place
Como se preparar para a primeira sessão de Personal Trainer?
Não se esqueça de nada para o seu treino.

O serviço de Personal Trainer (PT) tem inúmeras vantagens para todos os que o fazem com profissionais qualificados para tal, contudo, tanto o cliente como o PT, necessitam de ter alguns aspetos em consideração para a primeira sessão de personal trainer.

Tendo em conta a visão do cliente, este deve em primeiro lugar perceber quais as qualificações do seu PT e do local onde decorrerá o treino.
Perceber se o espaço tem tudo aquilo que necessita, desde material em bom estado a balneários limpos e asseados.

Preparação para a primeira sessão de personal trainer


primeira sessao de personal trainer

Depois de ter confirmado todos estes pontos, é necessário preparar-se da seguinte forma:

Use roupa confortável e de preferência desportiva, que ajude na absorção do suor e não limite movimentos.

– O calçado deve ser prático, leve, confortável e para uso exclusivo no ginásio, para manter o espaço limpo (mais tarde pode aconselhar-se junto do Personal Trainer).

– Prepare o saco desportivo com antecedência para não se esquecer de nada com a pressa, pode até fazer uma checklist para consultar na preparação de cada treino.

Saia do trabalho ou de casa com antecedência para precaver eventualidades, como o trânsito, por exemplo.

Traga sempre o seu cadeado e toalha, para ter os seus bens seguros e limpar o suor, respetivamente.

Deve comer sempre algo com, pelo menos, 1 hora de antecedência e estar sempre hidratado, para isso leve sempre um recipiente para a água, se tiver dúvidas em relação ao que comer no pré e pós-treino informe-se junto de um nutricionista.

Opte pelo banho no local onde treina, pois a água tem a propriedade de relaxamento no pós-treino.

Já tendo em conta a visão do PT, este deve recolher o máximo de informação sobre o cliente antes do primeiro treino, ou seja:

  • Avaliação das capacidades motoras e assimetrias posturais;
  • Anamnese, despistando assim fatores de risco, patologias ortopédicas e morfologias acentuadas (solicitar exame complementares, caso o cliente tenha realizado, ex. Ressonância Magnética);
  • Avaliação antropométrica, como peso, Mg% e MMkg;
  • Definição de objetivos SMART (S-Specific = Especifico; M- Measureable = Mensurável; A- Attainable = Atingível; R- Realistic = Realista; T- Time-Bound = definição de prazo);

Concluindo, faça exercício em segurança, pois a lógica do “importante é mexer”, está errada! O importante é mover-se bem e com segurança.


Luís Silva
Personal Trainer Holmes Place Constituição

Veja também:

Ler mais