Como prevenir as dores de coluna?

Como prevenir as dores de coluna?

Conheça algumas dicas que o vão ajudar a prevenir e evitar dores na coluna.

Chegar ao final de um dia de trabalho a sentir dores nas costas é muito comum, mas isso poder ser evitado. Veja como. 

No total são mais de 70% os portugueses que sofrem de dores na coluna. E se este número já o assusta espere até ver o próximo. É que os problemas na coluna são a razão que mais pessoas leva a consultar o médico e chegam a representar mais de 50% das causas por detrás dos casos de incapacidade física em idade ativa. O problema pode ser tratado mas o ideal é que seja prevenido. Veja como.

Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

Os males de coluna


As dores de coluna afetam grande parte da população portuguesa (homens e mulheres), mas nem todos da mesma forma. Ainda que as dores na coluna sejam por norma crónicas, podem ser constantes ou periódicas, localizadas ou difusas pela coluna. Por norma resultam da má postura ou da falta de exercício físico, mas pode ser mais do que isso. As dores na coluna podem ainda assumir diversas variantes, sendo a lombalgia a mais comum.

A coluna tem várias funções, entre as quais: proteger a espinal medula ou suportar o peso da cabeça e do tronco e permitir o seu movimento, por exemplo. Por vezes, devido a vários fatores, podem ocorrer algumas alterações a nível da coluna vertebral, que podem estar na origem das dores (como a escoliose, a hipercifose, a hiperlordose ou a hérnia discal).

Fatores de risco


Entre as causas mais comuns para as dores na coluna destacam-se:

  1. A idade
  2. Excesso de peso
  3. Má postura
  4. Stress
  5. Estilo de vida sedentário
  6. Hérnicas discais
  7. Alterações da coluna vertebral
  8. Esforços exagerados
  9. Osteoporose
  10. Fibromialgia (ou outros síndromes)


Dicas para prevenir as dores de coluna


Se sofre de dores na coluna pode sempre pôr em prática as seguintes dicas para prevenir (e evitar) as dores na coluna.

1. Faça massagens


Uma boa massagem ajuda sempre. Pode fazê-la a si mesmo (no banho, deixe que a água quente ajude a relaxar o músculo e massaje a zona que lhe dói) ou então pode procurar um profissional.  

2. Faça exercício físico


O exercício físico é um dos melhores aliados para quem quer prevenir ou para quem já sofre de dores na coluna. O primeiro passo é procurar um médico que possa fazer um diagnóstico correto do seu problema e lhe indique que tipo de atividades pode realizar. Aeróbica, pilates, natação ou treino funcional são algumas das opções. Mas claro, depois peça ajuda a um profissional para realizar os exercícios de forma correta e evitar lesões na coluna.

3. Melhore a sua postura


Ao longo do dia tenha atenção à sua postura e, sempre que possível, corrija-a. Uma postura correta é meio caminho andado para aliviar ou evitar uma dor na coluna.

4. Reduza o stress


O stress pode provocar tensão muscular e, consequentemente, dores nas costas.

5. Evite carregar pesos excessivos


Mochilas, pastas ou malas são bons exemplos. Carregar pesos provoca um desequilíbrio na coluna e, como resultado, as dores não tardam a aparecer. Esta dica é particularmente importante para as senhoras que tendem a carregar tudo nas malas de ombro.


Veja também: