Prendas de Natal feitas por si: 10 sugestões

Prendas de Natal feitas por si: 10 sugestões

Divirta-se a fazer as prendas para este Natal

Este ano surpreenda os seus familiares e amigos. Aposte em prendas de Natal feitas por si, originais, creativas e ainda mais especiais. Neste artigo deixamos-lhe algumas sugestões.

Não falta assim tanto tempo para o Natal! Está na hora de começar a pensar no que vai oferecer aos seus familiares e amigos.

Se não sabe o que vai comprar e nada lhe parece particularmente interessante, porque não pôr mãos à obra e oferecer prendas de Natal feitas por si? Torne-as únicas, originais e especiais. Além disso, pode ser uma solução bem mais económica. 
 
Evite o stress natalício e faça as prendas no conforto da sua casa.

O DIY - Do It Yourself - está na moda. 


Ideias para prendas de Natal feitas por si ​


1. Caneca personalizada 

caneca personalizada
Compre uma caneca lisa, branca ou preta, conforme preferir, e papel autocolante colorido.
 
  1. No papel autocolante, desenhe o que quiser: uma frase, a inicial do nome de alguém, um símbolo.
  2. Depois, é só recortar o que desenhou e colar na caneca. Não podia ser mais fácil! Todos vão adorar estas prendas de Natal feitas por si. 

Pode, também, optar por desenhar o que quiser num papel, comprar cola apropriada para o tipo de material da caneca e utilizar brilhantes ou purpurinas para que aquilo que desenhou fique gravado na sua caneca. 
 
 


2. Vela personalizada

Em primeiro lugar, precisa de comprar os materiais necessários: 1 recipiente de vidro, 1 molde no formato que desejar, 1 termómetro, 1 colher de pau, 1 faca, pavios parafinados, parafina liquída e, se desejar fazer velas coloridas, compre também corantes de diferentes tons.
 
  1. Comece por apurar a parafina: pegue numa panela com profundidade, e leve ao lume médio, com temperatura a cerca de 180º C - use o termómetro para se certificar de que está a utilizar a temperatura adequada.
  2. Acrescente a parafina liquída e vá mexendo com a colher de pau. 
  3. Quando a substância começar a engrossar, baixe o lume para que não passe do ponto. Retire a parafina do fogo quando estiver solidificada. 
  4. Logo depois, despeje a parafina nos moldes. Esta etapa deve ser feita rapidamente para que a substância não esfrie e endureça rapidamente. 
  5. Pegue no pavio parafinado e corte-o, seguindo o comprimento do seu molde.
  6. Com uma faca, faça um pequeno furo na parafina e insira o pavio, de forma a que sobrem, pelo menos, 2cm na parte de cima. 
  7. Decore o molde a gosto e as suas velas estão prontas! 
 


3. Esfoliante caseiro

esfoliante caseiro

Há duas formas de o fazer e que todos vão adorar. Pode optar por utilizar mel ou óleo de cocô.

Não podia ser mais simples:
 
  1. Misture uma colher de mel ou uma colher de óleo de cocô com uma colher de açúcar mascavado.
  2. Misture bem e voilá: esfoliante feito! 
  3. Coloque num frasco de vidro, remate com um fita bonita e uma etiqueta com o nome de quem vai receber esta prenda de Natal feita por si com tanto carinho.
 


4. Agenda personalizada

Compre uma agenda para o próximo ano. Não se preocupe com o aspeto exterior, porque a ideia é, precisamente, embelezar e personalizar a agenda.

O ideal é que compre uma agenda de capa dura, para que seja mais resistente. Compre também um tecido bonito e alguns acessórios como fitas, botões, bonecos feitos em malha, por exemplo. Vai precisar, ainda, de cola spray, pistola de cola quente e uma tesoura. 
 
  1. Corte o tecido com mais 3 centímetros do que a agenda, em todos os lados.
  2. Seguidamente, borrife a capa com cola spray e cole o tecido. Faça o mesmo na contra-capa e na lombada. 
  3. Coloque cola quente nas abas do tecido e cole-as. Depois, pode adicionar todos os elementos decorativos que desejar. 
  4. Na contra-capa, assine o seu nome, para que se recordem sempre que a prenda de Natal foi feita por si.  
 


5. Porta-chaves

porta chaves
Prenda mais fácil de fazer não existe! Compre uma argola onde possa colocar as chaves. Depois, é só escolher o que pretende colocar na argola: um cabo com nó de marinheiro, um boneco feito por si, um pendente com contas coloridas de madeira, uma fita em pele com laço. 
 
 


6. Uma peça tricotada por si

Se tem jeito para a costura, porque não oferecer uma peça feita por si? Pode dar algum trabalho, mas vai ser especial para quem a receber. Camisolas, gorros, luvas, cachecóis... Há uma infinidade de artigos que pode fazer. 
 
 


7. Saco reutilizável personalizado

saco personalizado
Compre sacos de pano ou de lona em diferentes tamanhos. Depois, decore-os a gosto: com um emblema giro, uma mensagem personalizada cosida à mão, a inicial do nome de alguém. 

Os sacos das suas amigas e amigos vão ser os mais cobiçados. E o mérito vai ser todo seu! 
 
 


8. Álbum de fotografias

Imprima as suas fotografias preferidas e cole-as num álbum, para que os momentos se tornem inesquecíveis. O álbum pode ser comprado, ou feito por si.

Faça um álbum diferente dos convencionais: compre uma capa de arquivo e modifique a capa - pode optar por utilizar cartão, materiais reciclados, uma capa costurada por si, tecido.

Depois é só colar as fotografias numa folha de cartolina A4, por exemplo, furar a folha e arquivar. 
 
 


9. Calendário semanal

calendario semanal

Toda a gente tem aquele amigo viciado em organização e que está constantemente a planear o dia ou a semana. Faça um calendário com vista semanal para oferecer, de forma a que a pessoa o possa ter sempre em cima da secretária e facilmente ver tudo aquilo que tem para fazer. 

Se procurar no Pinterest, vai encontrar uma variedade enorme de calendários imprimíveis.

Escolha o que mais gostar e imprima-o, de preferência em tamanho A0 (1189 x 841 mm). Por fim, cole-o numa base resistente: pode optar por utilizar cartolina ou cartão. 
 
 


10. Mealheiro 

Tem um amigo ou um familiar que quer fazer aquela viagem, mas está-se sempre a queixar que não consegue poupar dinheiro? Então está na hora de o ajudar! 

As garrafas de plástico podem ser bem aproveitadas, basta um pouco de criatividade. 

Para fazer um porquinho mealheiro, vai precisar de: garrafa de plástico, papel colorido, tampas de garrafa, cola e molas. 
 
  1. Corte o papel colorido no formato dos olhos, orelhas e nariz. Cole os recortes com cola quente ou branca. 
  2. Use as tampinhas da garrafa para fazer as patas, que também vão ser o apoio do mealheiro. As quatro "patas" devem ser coladas, simetricamente, com cola quente. 
  3. O seu porquinho está quase pronto. Só falta fazer o corte, no topo, por onde vão entrar as moedas. E já está! Uma prenda super original, feita pelas suas próprias mãos. 


Este Natal vai ser muito mais especial com estas prendas de Natal feitas por si!

Cliquei aqui para conhecer o melhor de Portugal e do Mundo !

 

Veja também: