Pré-Diabetes: Não ignore este sinal

Pré-Diabetes: Não ignore este sinal

Aprenda a combater este problema.

O diagnóstico de pré-diabetes é uma chamada de atenção do corpo. Contudo, com algumas alterações no estilo de vida é possível reverter esta condição.

A pré-diabetes não é uma doença propriamente dita, mas uma condição em que o nível de açúcar no sangue é mais elevado que o normal, mas ainda não é suficientemente elevado para se classificar como diabetes tipo 2.

As pessoas com estas alterações têm um risco mais elevado de vir a ter diabetes nos próximos anos.

Considera-se pré-diabética uma pessoa que apresente um nível de glicose no sangue entre 110 e 125mg/dl, sendo que um valor igual ou superior 126 mg/dl corresponde já a um estado de diabetes.


Afinal, do que se trata a pré-diabetes?


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Na pré-diabetes, tal como na diabetes, a insulina produzida pelo corpo não é suficiente para reduzir os níveis de açúcar no sangue, mantendo-se estes elevados e contribuindo para o aumento do risco de outras doenças.

Se não for tratada, esta condição irá, provavelmente, tornar-se em diabetes tipo 2. Mas nem tudo são más notícias. A pré-diabetes pode servir como uma chamada de atenção do corpo e dar-lhe a oportunidade de melhorar a sua saúde, uma vez que a evolução da pré-diabetes para diabetes do tipo 2 é evitável. 

Com algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida é possível normalizar o nível de açúcar no sangue e reverter esta condição a tempo de evitar o aparecimento de diabetes.



Pré-diabetes: Um problema silencioso


Normalmente, a pré-diabetes é uma condição silenciosa que pode permanecer desconhecida durante muito tempo. Por essa razão é extremamente importante realizar exames de glicemia de vez em quando e adotar um estilo de vida saudável, sobretudo se se enquadrar nos grupos de risco.

Como a pré-diabetes não apresenta sintomas, as pessoas devem estar atentas a sinais e sintomas característicos da diabetes tipo 2, nomeadamente:
 
  • Mais sede do que o habitual;
  • Frequente necessidade de urinar;
  • Fatiga;
  • Visão desfocada;
  • Perda de peso inexplicada ou, pelo contrário, ganho de peso;
  • Fome constante; 
  • Formigueiro ou perda de sensibilidade nas mãos ou pés. 

Consulte o seu médico se estiver preocupado com os seus níveis de glicemia ou se notar que apresenta alguns sinais ou sintomas da diabetes.



Quem está em risco? 


A pré-diabetes é um grande fator de risco para o desenvolvimento de diabetes. Nesta fase a alteração de estilos de vida pode ser suficiente para reverter a situação, mas o risco aumenta perante alguns fatores. Eis alguns deles:
 
  • Historial de diabetes na família;
  • Obesidade ou excesso de peso;
  • Gordura na região abdominal (cintura maior do que 102 centímetros para os homens e 88 centímetros para mulheres);
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Ter colesterol e/ou tensão arterial elevada.



Como reverter a pré-diabetes


A maioria das pessoas em risco vai tornar-se diabética se não tomar os devidos cuidados. Felizmente, com algumas mudanças no seu estilo de vida, é possível evitar a diabetes e reverter esta condição. Comece já a adotar estas medidas preventivas:
 
  • Evite os alimentos hipercalóricos e substitua-os por fruta e vegetais como espinafres, brócolos, cenouras e feijão-verde. 
     
  • Opte por alimentos ricos em fibra como cereais e pão integral e prefira os alimentos magros em vez daqueles que são ricos em gordura.
     
  • Dê primazia às boas gorduras, como o azeite, e reduza o consumo de sal, prevenindo também, o colesterol elevado e a hipertensão arterial.
     
  • Reduza ou elimine os açúcares da alimentação.
     
  • Beba cerca de dois litros de água por dia e evite as bebidas alcoólicas e os refrigerantes.
     
  • Perca o peso em excesso e mantenha o peso adequado. 
     
  • Faça exercício físico regularmente: procure fazer 30 a 60 minutos de exercício físico moderado pelo menos cinco vezes por semana. 
 
 

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