As posturas de yoga que precisa (mesmo) de conhecer

As posturas de yoga que precisa (mesmo) de conhecer

Yoga: bom para o corpo e para a mente

Respire fundo, relaxe e deixe que as posturas de yoga o ajudem a tornar-se numa pessoa mais descontraída, saudável e feliz.

O yoga é uma filosofia de prática milenar que busca o autoconhecimento, através da libertação da consciência face às imposições da rotina quotidiana.

Aprenda as posturas de yoga que vão ajudá-lo a encontrar um equilíbrio entre corpo e mente, permitindo uma vida mais descontraída, relaxada e feliz. 

Segundo a filosofia, as posturas de yoga são métodos para integrar numa só três entidades diferentes: a alma, o mundo exterior e o Universo, de modo a potenciar o desenvolvimento de cada ser humano ao nível do corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição.

Os benefícios em conhecer as posturas do yoga que poderá incorporar na sua vida são consequências da transformação espiritual, do funcionamento adequado dos órgãos, conquistados pelos movimentos feitos em aula e da prática de hábitos saudáveis como cuidar da mente, estar sempre bem alimentado, beber água e dormir bem. 


Por que deve praticar yoga?


Yoga childs pose
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
 
  • Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior;
  • Proporciona equilíbrio emocional;
  • Melhora problemas de insónia e depressão;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Diminui dores nas costas;
  • Melhora a postura e o fortalecimento muscular;
  • Dá energia ao corpo e à mente;
  • Fortalece o organismo, tendo a saúde como foco principal.


4 posturas de yoga que deve começar a fazer hoje


1.  Marjariasana - alongamento do gato

Yoga Alongamento do gato
Esta é para fazer logo assim que o despertador toca. A postura de alongamento do gato é a melhor forma de “acordar” toda a coluna após uma longa noite de sono.
 
  • Comece de 4, na posição de um gatinho, depois arqueie a coluna e baixe a cabeça, de modo a ficar a olhar para as suas coxas.
     
  • Respire fundo, traga a coluna de volta a posição inicial e olhe para cima, deixando a barriga cair.
     
  • Repita quatro vezes.

Esta é uma das posturas de yoga com mais benefícios: dá flexibilidade à coluna; fortalece as articulações dos pulsos e ombros; massaja os órgãos digestivos; tonifica o abdómen e melhora a digestão.
 

 



2.  Hastapadasana - flexão frontal em pé

Yoga flexão frontal em pé
Esta é uma das posturas de yoga que deve fazer após longos períodos de inatividade, para esticar as pernas e costas.
 
  • Fique de pé e solte os ombros.
     
  • Devagar, flexione o corpo para frente e vá descendo em direção aos dedos dos pés. Se não conseguir tocar o chão, dobre um pouco os joelhos. Se, ao contrário, tiver muita facilidade para fazer o exercício, dobre um joelho de cada vez, já com as mãos nos dedos dos pés, para dificultar a atividade e alongar os tendões.
     
  • Volte à posição inicial, lentamente, e deixe para levantar a cabeça e pescoço apenas no final. 

Os benefícios são vários: alonga todos os músculos da parte detrás do corpo; revigora o sistema nervoso aumentando o fluxo de sangue; deixa a coluna mais maleável; e tonifica os órgãos abdominais.
 

 



3.  Virabhadrasana - postura do guerreiro

Yoga postura do guerreiro
Chegou o meio da tarde e deu uma certa preguiça e já só consegue olhar para o relógio e entrar em contagem decrescente para a hora de saída? Então, está na altura de dar energia ao corpo! Esta posição de yoga vai ajudar a sobreviver às últimas horas do trabalho.
 
  • Faça a posição de partida do corredor e certifique-se de que seus pés estão alinhados.
     
  • Devagar, gire o corpo, apoie o calcanhar do pé traseiro no chão, mantenha o joelho da perna da frente dobrado e suba os braços até a altura dos ombros.
     
  • Olhando para frente, respire, profundamente, três vezes nessa posição e depois retorne à postura inicial. 

Os benefícios são muitos, entre os quais melhoria de equilíbrio; fortalecimento das pernas; tonificação de pernas, braços e músculos dos ombros. Rapidamente e sabendo quando e como praticar, as posturas de yoga podem ajudar a libertar o stress de forma eficaz. 

 
 



4.  Kapotasana – postura do pombo

Yoga postura do pombo
Esta é a posição mais difícil da série que hoje lhe apresentamos. É usada para libertar a tensão dos quadris, relaxar o corpo e desacelerar, sendo, como tal, ideal para praticar à noite, antes de dormir.
 
  • Comece na posição do cão olhando para baixo.
     
  • Levante a perna direita e, sem encostá-la no chão, dobre-a, como se fosse sentar na posição de índio. Incline o corpo para frente até encostar a testa no chão. Se não conseguir, coloque uma almofada alta, em frente a você, para repousar a testa.
     
  • Respire, profundamente, cinco vezes nessa posição e depois retorne à postura inicial, repetindo todo o movimento, de trás para frente.

A melhor postura de yoga para relaxar antes de dormir e que ajuda a alongar toda a frente do corpo, os tornozelos, coxas e virilhas e abdómen; fortalece os músculos das costas; melhora a postura e estimula os órgãos do abdómen e pescoço. 

Os benefícios das posturas de yoga são variados e esta é uma prática que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Ajuda a aliviar o stress, melhorar a memória e a concentração, corrigir a postura e até a melhorar o desempenho das crianças na escola. Comece já hoje a colocar em prática as nossas sugestões.

 
Receba aqui o seu plano de treinos!
 

Veja também: