#36 POSTURA COM ESQUADRIA PARA QUANDO ESTÁ SENTADO

Ter uma postura incorreta quando está sentado pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Toma notas das nossas dicas para garantir que evita tensões e lesões musculares.

#36 POSTURA COM ESQUADRIA PARA QUANDO ESTÁ SENTADO
Sente-se num ângulo de 90 graus.

Uma má postura, seja sentado ou de pé, pode ser responsável pelo aparecimento de várias patologias e doenças, como escoliose, hipercifose, hiperlordose, lombalgias, tendinite ou doença osteomuscular. Mas não só. O facto de não adoptar uma postura correcta quando está sentado diminui a capacidade pulmonar, prejudica o sistema nervoso e o bom funcionamento do intestino.

Sentar-se corretamente não só previne diversos problemas de saúde relacionados com a má postura da coluna, como favorece a digestão, a respiração, o trânsito intestinal, a saúde das articulações e dos ligamentos. Tome nota das dicas Pic Solutions para manter uma postura com esquadria.

3 dicas para manter a postura correta


postura com esquadria

A vida é complicada?

A Pic dá-lhe uma ajuda para resolver os pequenos problemas do seu dia-a-dia.

Descubra como

1. Respeite o seu corpo

A coluna deve estar alinhada mas tem curvaturas anatómicas, na cervical, no tórax e na lombar que devem ser respeitadas. As costas devem estar direitas, os ombros ligeiramente para trás e os glúteos encostados à cadeira.

Esta posição pode parecer difícil porque exige sustentação abdominal mas com a prática é possível. Para ajudar, enrole uma toalha de tamanho médio, coloque-a junto da lombar e encoste-se.

2. Não cruze as pernas

Ao cruzar as pernas está a sobrecarregar um dos quadris, por isso, quando sentado, tenha as pernas afastadas à largura da anca e os pés bem apoiados no chão. A altura da cadeira deve ter a mesma distância entre seu joelho e o chão, permitindo a flexão dos joelhos a 90 graus – se for necessário, use um apoio para os pés.

3. Proteja o pescoço

Se prestar atenção, é possível que tenha os ombros caídos para frente. Evite esta posição. Mantenha os ombros para trás, relaxados, para impedir que force a zona da cervical, resultando em tensões e lesões musculares. Além disso, recordamos que a cabeça pesa cerca de 5 kg, quando inclinada o peso aumenta para 13 kg, por isso, para evitar sobrecarga da coluna, certifique-se que tem a cabeça bem alinhada, com o monitor à frente dos olhos.

Além das dicas acima, a Pic Solutions recomenda que pratique um exercício que reforce os músculos abdominais, responsáveis por sustentar a coluna, como pilates ou yoga.

Veja também: