Porque deve ir a uma consulta de podologia antes de começar a treinar

Enquanto desportistas, nem sempre damos a devida atenção a uma das mais essenciais partes do corpo: os pés. Descubra já a relação entre podologia e fitness.

Porque deve ir a uma consulta de podologia antes de começar a treinar
Pés saudáveis são essenciais a uma prática desportiva adequada.

Infelizmente, nem todos os praticantes de desporto compreendem a importância de realizar uma  consulta de podologia antes de iniciar o seu regime de treinos. Os pés tendem a ser vistos como uma parte quase secundária do corpo, de que só nos lembramos verdadeiramente quando já começaram a dar problemas. O que pretendemos é evitar que se chegue a essa situação.

Importa então recordar que, apesar de a prática do desporto assegurar inquestionáveis benefícios para a sua saúde, também o leva a esforçar e a colocar sob tensão praticamente todos os músculos e ossos do corpo. Ora, a zona dos pés não constitui uma exceção. Por isso, quando fizer o necessário check up médico, o ideal seria incluir também uma consulta de podologia.
 

Três razões para consultar um podologista


1.    Cada pé tem um padrão individual e um comportamento próprio

Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Tal como as restantes partes do corpo, também os pés variam de pessoa para pessoa, pelo que nem todos os praticantes de desporto podem adotar as mesmas escolhas.

Numa consulta de podologia, vai avaliar especificamente os seus próprios pés, determinando o seu padrão de comportamento próprio.

Este diagnóstico será muito importante para a prevenção de lesões e patologias, uma vez que a determinação da pressão plantar é essencial para que se consiga compreender a sobrecarga mecânica que cada movimento específico coloca no aparelho locomotor do praticante.
 

2.    A podologia permite ajustar o treino, evitando lesões

Uma vez que permite determinar a força aplicada em cada uma das áreas dos seus pés, detetando potenciais influências negativas no sistema músculo-esquelético, a avaliação pormenorizada realizada numa consulta de podologia vai possibilitar o ajuste de aspetos específicos do seu treino, de forma a prevenir quaisquer lesões.
 

3.    A avaliação efetuada é essencial na escolha do calçado desportivo

Uma vez determinado ao pormenor o padrão específico dos seus pés, este diagnóstico deve influenciar a escolha do calçado desportivo, tendo presente não só o tipo de desporto praticado, mas também o comportamento próprio do seu pé.
 

Resumindo:

Um bom podologista pode ser tão importante para um atleta como um excelente treinador ou um médico fora de série, porque pode:
 
  • Auxiliar com a escolha do calçado desportivo;
  • Ajustar a forma como pratica desporto, nomeadamente corrida;
  • Indicar dicas de treino e exercícios direcionadas para a saúde dos seus pés;
  • Ajudar a ultrapassar quaisquer lesões;
  • Facilitar uma receita ortopédica, quando a mesma seja necessária.

Esperamos ter sido úteis e tê-lo convencido a realizar uma consulta de podologia antes de iniciar o seu próximo treino. Vai ver que não se vai arrepender de dispensar um pouco mais de atenção aos seus pés. Bons treinos!
 

Veja também: