Porque é que o gengibre emagrece?

Porque é que o gengibre emagrece?

Conheça as vantagens de incluir este alimento na sua alimentação.

Fresco, em pó, em conserva, cristalizado ou até em cápsulas, o gengibre começa a adquirir várias formas para que a sua inclusão no dia-a-dia de quem quer emagrecer seja facilitada.

Associado a vários benefícios, o gengibre é um grande aliado na perda de peso. Se perguntar se o gengibre emagrece, a resposta é: sim, pode ser um bom aliado no processo.

Para além de ajudar na queima de toxinas e de ter uma ação termógenica, tem muitos outros benefícios que fazem dele um alimento a incluir rapidamente na alimentação.

Originária da Ásia, esta raiz é rica em gingerol, responsável pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Associado a uma alimentação equilibrada e ao exercício físico adequado, o gengibre pode tornar-se o melhor amigo do processo de emagrecimento.


Mas afinal como é que o gengibre ajuda a emagrecer?


Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

QUEIMA TOXINAS

Através da estimulação das enzimas do fígado, o gengibre ajuda a queimar mais toxinas e, dessa forma, a sensação de saciedade chega mais rapidamente. É por isso natural que se sinta mais satisfeito e sem vontade de comer novamente tão rápido.



AÇÃO TERMOGÉNICA

A ação termogénica aumenta a temperatura corporal, fazendo com que o organismo tenha de gastar mais energia para manter a temperatura interna ideal. Esse aumento de calor ajuda ainda a aumentar o consumo energético associado ao processo digestivo e contribuindo dessa forma para queimar mais gordura corporal.
 


COMBATE A CELULITE

O eterno drama de grande parte da população é muitas vezes resolvido através da procura de cremes e tratamentos. O gengibre, pela sua ação anti-inflamatória, é um grande aliado natural na eliminação da celulite e na manutenção de uma pele lisa e sem marcas.
 


SUBSTITUI O SAL

Quando utilizado na confeção de refeições, o gengibre é um excelente tempero saudável. O seu sabor intenso diminui a necessidade de carregar a comida de sal. Esta propriedade não só ajuda na eliminação da celulite, como também evita a retenção de líquidos e na sensação de inchaço daí resultante.
 


FACILITA A DIGESTÃO

A digestão de alimentos gordurosos é um processo mais difícil e pode, por isso, levar a alguns enjoos e dores de estômago. O gengibre ajuda neste processo e melhora o funcionamento do intestino, evitando o desconforto e regularizando o processo intestinal. Adeus barriga inchada!
 


7 Maneiras de emagrecer com gengibre



 

1. Chá de gengibre

Coloque num recipiente um pedaço de gengibre, entre cinco e sete centímetros, cortado em fatias e, sobre este, adicione cerca de um litro de água quente. Tape o recipiente e deixe repousar durante pelo menos 30 minutos. Beba o chá ao longo do dia, de preferência, após as refeições.
 
 

2. Chá verde com gengibre

Esta é uma infusão que junta os benefícios do chá verde com os do gengibre. É muito rica em antioxidantes e é ideal para tomar a meio da tarde.
 
 

3. Saladas com raspa de gengibre

Adicione aos vegetais da sua salada uma colher de gengibre ralado. Também poderá juntar à salada de fruta para um sabor surpreendente!
 
 

4. Sumo de ananás com gengibre

Junte no liquidificador um ananás ou abacaxi, umas folhas de hortelã, uma colher de sopa de raspa de casca de limão, um litro de água e cerca de cinco gramas de gengibre. Beba dois copos de sumo por dia. Pode alternar ou substituir o ananás por melão, manga, melancia, meloa ou outros frutos à sua escolha.
 
 

5. Chá de canela e gengibre

Junte e deixe ferver, entre cinco a dez minutos, um litro de água, três paus de canela e cinco rodelas de gengibre. Beba uma chávena do chá, frio ou morno, entre as refeições e preferencialmente sem adicionar açúcar.
 
 

6. Gengibre e arroz basmati

Após cozinhar o arroz basmati adicione de imediato gengibre e alho ralado, pimenta verde moída e coentros frescos e terá uma explosão de sabores e fragâncias única. 
 
 

7. Gelado de morando e gengibre

Para intensificar o sabor do gelado de morango adicione-lhe antes de comer raspas de gengibre.   
 
   
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !


Veja também: