Primeiro Pomar Pedagógico Interativo em Portugal

Primeiro Pomar Pedagógico Interativo em Portugal

Já viu fruta hoje?

No nosso país, há um novo projeto para ensinar os mais pequenos: o Pomar Pedagógico Interativo. Aqui, há fruta no seu estado mais puro.

Nos dias em que vivemos, é possível que muitas crianças nunca tenham visto uma árvore de fruto e acreditem que as laranjas, as bananas, as romãs e os morangos nascem nas prateleiras dos supermercados.

A pensar nos mais pequenos, o Centro de Frutologia Compal e a Quinta Pedagógica dos Olivais criaram o primeiro Pomar Pedagógico Interativo de Portugal pronto para receber crianças de todo o país.

Na inauguração do Pomar Pedagógico Interativo, estiveram presentes mais de 150 alunos de escolas do 1º ciclo de norte a sul de portugal com a fruta de cada região, como os citrinos do Algarve, a Maçã Bravo de Esmolfe, a Maçã da Beira Alta, a Maçã Riscadinha de Palmela e a Pera Rocha do Oeste, a serem apresentados pelos alunos de cada local, nomeadamente, Faro, Armamar, Palmela e Cadaval.

O primeiro Pomar Pedagógico Interativo em Portugal


primeiro pomar interativo em portugal
A Quinta Pedagógica dos Olivais renasceu com este projeto onde, agora, os cheiros, a cor e as texturas das frutas, ainda nas árvores, podem ser apreciados pelos mais pequenos.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Numa missão, há muito assumida pela Compal, para valorizar a fruta nacional, este espaço está aberto para crianças, pais e professores, para que todos possam apreciar a natureza, desfrutar de tempo ao ar livre, e saber um pouco mais sobre o que comemos e devemos comer.

São trinta e oito variedades de fruta onde não faltam muitas variedades das nossas figueiras, pereiras e macieiras mas, também, outros cheiros e sabores mais exóticos como o sapote branco, a pitangueira, a anoneira ou o araçazeiro.
 

Que atividades existem no Pomar Pedagógico Interativo?


Para além de puderem apreciar momentos em comunhão com a natureza, há várias atividades pedagógicas e à informação disponível para os mais pequenos saberem mais sobre os mistérios da fruta.

Com o apoio da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, miúdos e graúdos vão poder perceber quais são as melhores alturas do ano para cada tipo de fruta, o que é um fruticultor ou quais são as frutas produzidas em cada região.

O Pomar torna-se interativo pela possibilidade de, através de uma ligação Bluetooth, ser possível aceder no smartphone a diversos conteúdos para que a descoberta e aprendizagem continuem em casa e na escola.

É sabido que quando a brincadeira se alia à aprendizagem, os resultados são ainda melhores e mais facilmente apreendidos.
 

A fruta na escola


criancas no pomar pedagogico
Para os professores que estejam a pensar levar os seus alunos para ver a fruta mais de perto, numa experiência inovadora no nosso país, o Pomar Pedagógico Interativo oferece às escolas um Mapa das Frutas de Portugal para a sua sala de aula para promover o consumo de fruta nacional e não deixar esquecer o que aprenderam.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: