Pólen de abelha, o superalimento!

O pólen de abelha é um dos alimentos mais ricos da natureza, mas será que é adequado para si? Descubra aqui o que é e todos os seus benefícios.

Pólen de abelha, o superalimento!
Conheça o pólen de abelha e todos os seus benefícios.

Na natureza, é possível encontrar vários compostos com uma enorme diversidade de nutrientes importantes para o organismo, de entre os quais, o pólen de abelha.

Os produtos apícolas são considerados dos superalimentos mais poderosos no mundo e o pólen de abelha é reconhecido mundialmente por ser um dos alimentos naturais com mais benefícios para a saúde.

O pólen de abelha é um dos alimentos mais ricos da natureza, com uma grande riqueza nutricional, desintoxicante, energizante e reguladora do metabolismo. Este é indicado em casos de anemia, cansaço e desportistas, entre outros.

O que é o pólen de abelha?


pólen de abelha

O pólen de abelha é feito por abelhas e serve de alimento para as abelhas jovens. Uma abelha demora cerca de oito horas por dia, durante 1 mês, para produzir uma colher de chá de pólen e cada colher de chá cheia contém mais de 2.5 bilhões de grãos de pólen.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

O pólen de abelha não pode ser sintetizado em laboratórios.

Tanto o sabor, quanto a coloração do pólen dependem da sua origem floral, portanto, não estranhe caso encontre pólens mais claros e mais escuros. A coloração do pólen não interfere com as suas propriedades.

Composição nutricional do pólen de abelha


O pólen de abelha é um alimento extremamente completo e contém uma grande quantidade de elementos que outros produtos de origem animal não têm.

A composição nutricional do pólen de abelha varia de acordo com a fonte de alimentação destas, ou seja, dos diferentes tipos de flores de onde elas colhem o seu pólen. Algumas análises mostraram uma grande diferença de fonte para fonte.

Pelo menos, deve optar sempre pelo pólen de abelha orgânico ou selvagem.

  • Vitaminas: pró-vitamina A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, biotina, ácido fólico (B9), vitamina C, D, E, K, vitamina P (bioflavonoides), inositol, rotina e colina.
  • Minerais: o pólen pode conter até a 60 elementos, incluindo: cálcio, cobre, iodo, ferro, magnésio, manganês, potássio, fósforo, silício, enxofre, sódio e zinco.
  • Aminoácidos: são 22 aminoácidos no total, tais como: cisteína, lisina, histidina, arginina, ácido aspártico, treonina, glutamina, prolina, glicina, alanina, valina, metionina, isoleucina, leucina, tirosina, fenilalanina e triptofano.
  • Ácidos gordos: inclui os ácidos gordos essenciais, tais como, ómega-3, ómega-6, ácido palmítico (também presente no óleo de coco), ácido oleico, entre outros.
  • Enzimas: o pólen de abelha pode conter até 11 enzimas e 5000 coenzimas, incluindo amilase, catalase, transferase, citocromo, desidrogenase, diaforase, diastase, ácidos láctico, pectinase, zimasa e fosfatase.
  • Hidratos de carbono: possui até 11 tipos diferente de glícidos, variando de polissacáridos até açúcares simples, tais como a maltose, xilose, galactose, ramnose, frutose, glicose, pentose, rafinose, estaquiose e sacarose.
  • Carotenoides: xantofilas, quercetina e carotenos.
  • Outros compostos: o pólen também contém aminas, nucleína, guanina, xantina, hipoxantina, vernine, ceras, gomas, resinas, hidrocarbonetos, esterois, polipéptidos, ribose, desoxirribose, ácido hialurônico, óleos vegetais e vários fatores de crescimento.

Benefícios do pólen de abelha


A ação do pólen no organismo é lenta e progressiva, ou seja, não se notará seus benefícios na primeira dose.

Os primeiros resultados levarão, no mínimo, três semanas a manifestar-se, mas valerão a pena.

1. Poder energizante

poder energizante e pólen de abelha

A quantidade de hidratos de carbono, proteínas e vitaminas do complexo B contidas no pólen é suficiente para melhorar o humor, aumentar a energia e diminuir a sensação de cansaço.

O pólen de abelha também aumenta a força, resistência, velocidade e potência. Ele fornece uma recuperação mais rápida do exercício, equilibra o ritmo cardíaco e aumenta a definição, crescimento e a massa muscular.

Estudos demonstram que a ingestão deste melhora significativamente o desempenho de atletas.

2. Regenerador da pele

Diminui os sintomas de irritações como eczemas e psoríase.

Os aminoácidos, as vitaminas e os minerais presentes no pólen de abelha ajudam a proteger a pele e a regenerar as células.

3. Ajuda a perder peso

perda de peso e pólen de abelha

O pólen de abelha tem a capacidade de aumentar o metabolismo basal e acelera o processo de conversão de glicose em energia, promovendo assim a perda de peso.

4. Promove o bom funcionamento do sistema respiratório

Por conter uma grande quantidade de compostos antioxidantes, existe uma ação anti-inflamatória nos tecidos pulmonares e diminuição na quantidade de histamina, prevenindo doenças como a asma e ajudando a combater diversos tipos de alergias.

Um médico da Universidade de Medicina de Denver, nos Estados Unidos, afirmou que 94% dos seus doentes ficaram livres de quaisquer sintomas de alergia, uma vez tratados com ingestão oral de pólen de abelha.

5. Melhora a digestão

melhora a digestao e pólen de abelha

Devido à presença de várias enzimas no pólen de abelha, os alimentos são melhor e mais facilmente digeridos, levando a uma maior absorção e aproveitamento dos nutrientes destes.

6. Fortalece o sistema imunitário

O pólen de abelha tem um efeito muito positivo na flora intestinal que, por sua vez, promove o funcionamento do sistema imunitário.

Adicionalmente, o pólen de abelha contém propriedades que combatem os vírus e antioxidantes que protegem as células contra radicais livres.

7. Ajuda a tratar vícios

ajuda a tratar vicios e pólen de abelha

O pólen de abelha pode ser usado para tratar dependências e vícios. Ao suprimir desejos e impulsos, este é extremamente útil se está a tentar perder peso ou a parar de fumar.

8. Apoio ao sistema cardiovascular

Devido à grande quantidade do bioflavonóide antioxidante rutina, o pólen de abelha torna-se num ótimo tonificante para os vasos sanguíneos.

Este ajuda a prevenir o entupimento das artérias, tornando-se numa ajuda essencial para prevenir enfartes e AVC’s.

9. Alivia problemas de próstata

alivia problemas da próstata e pólen de abelha

Os homens que sofrem de hiperplasia prostática benigna podem encontrar alívio usando o pólen de abelha.

O pólen de abelha pode ajudar a reduzir a inflamação e a diminuir os impulsos frequentes de urinar.

10. Combate a infertilidade

O pólen de abelha rejuvenesce os órgãos sexuais, devido ao seu teor de substâncias seminais. Este estimula e restaura as funções dos ovários, o que, por sua vez, ajuda e acelera a fertilidade feminina.

Para além de ser um impulsionador hormonal, este superalimento também é um produto extremamente afrodisíaco!

Como consumir pólen de abelha da melhor forma?


O pólen de abelha pode ser encontrado em casas de produtos naturais.

Um adulto tem como dose indicada 1 colher de chá por dia, de manhã.

O pó pode ser consumido puro ou ainda ser adicionado a outros alimentos, como iogurte, batidos ou sumos.

Tem efeitos adversos?


Não. O pólen de abelha é um produto 100% natural e como tal não tem quaisquer efeitos secundários. No entanto, quando comprar tenha sempre o cuidado de verificar que está a comprar um pólen de abelha puro.

Há vários suplementos de pólen de abelha vendidos por fornecedores e lojas não confiáveis que podem ser falsos e até mesmo perigosos para a saúde, por isso certifique-se sempre que está a comprar produtos de fornecedores de confiança.

Precauções a ter com o pólen de abelha


gravidez e pólen de abelha

Os pequenos grânulos dourados são fáceis de ingerir, mas devem ser utilizados com moderação. Sobredosagens podem causar inchaço abdominal e diarreia.

Quem sofre de alergias ao mel ou picada de abelha, deve evitar esse produto.

Se for consumir pela primeira vez, ingira uma pequena dose e verifique se tem qualquer reação. Se não, com o passar dos dias, pode aumentar gradualmente a dose até uma colher de chá, ou até uma colher de sopa, se tiver a ser acompanhado por um profissional de saúde.

O pólen de abelha deverá ser evitado nos seguintes casos:

  • Indivíduos alérgicos: Nesse caso, se ingerido, a reação alérgica poderá ser grave, incluindo falta de ar, urticária e edema de glote;
  • Mulheres grávidas: porque existe uma preocupação de que o pólen possa estimular o útero, e dessa forma, ameaçar o transcorrer normal dessa gravidez, podendo, em casos extremos, provocar aborto;
  • Durante a amamentação: porque não há estudos suficientes sobre a influência do pólen nos bebés.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

 

Ler mais