Planos alimentares detox: toda a informação!

Planos alimentares detox: toda a informação!

Encontre tudo o que precisa de saber sobre os planos alimentares detox

Os planos alimentares detox vieram para ficar. Venha descobrir em que consistem e se funcionam mesmo!

Os planos alimentares detox estão na moda, é indiscutível.

Dias detox, sumos detox, refeições detox… Venha com o nome que vier, procuram todos os mesmos objetivos: Perder umas gordurinhas extra e recuperar dos excessos alimentares, através da desintoxicação.

Mas será que funcionam mesmo?

Ou, mais importante, será que os planos alimentares detox são seguros?

Em que consiste uma plano alimentar detox?


O plano alimentar detox é uma técnica cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e a recuperar dos exageros alimentares.
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Os planos alimentares detox são maioritariamente constituídos por fruta e produtos hortícolas e pobres em alimentos provenientes de cereais refinados ou muito processados.
 

Principais benefícios de um plano alimentar detox


Seja com um plano alimentar detox mais ou menos extenso, é certo que vai sentir na pele os benefícios de uma dieta rica em frutas e vegetais.

Estes são apenas alguns dos benefícios que irá sentir no seu corpo ao optar por seguir um plano alimentar detox:
 
  1. Desintoxica o organismo, fazendo com que as substâncias tóxicas sejam eliminadas;
  2. Fortalece o sistema imunitário;
  3. Reduz o inchaço corporal, eliminando os líquidos acumulados nos tecidos;
  4. Promove o funcionamento e a comunicação entre células, elimina substâncias inflamatórias e restabelece o equilíbrio metabólico, promovendo assim a perda de peso;
  5. Acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético diário;
  6. Aumenta o vigor e boa disposição, promovendo o bem-estar em geral.
 

Os tipos de plano alimentar detox


beber agua
Não, contrariamente ao que deve pensar, os planos detox não são todos iguais. Os fatores que os diferenciam são dois: a intensidade do plano e a sua duração.

Contudo, existem vários fatores em comum nos planos detox:
 
  • Usar elevado de frutas e produtos hortícolas;
  • Beber, em média, 2L de água por dia;
  • Eliminar os açúcares e as gorduras saturadas da dieta;
  • Praticar exercício físico em quantidades moderadas;
  • Realizar várias refeições ao longo do dia;
  • Evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Acima de tudo, é essencial que o plano alimentar detox seja acompanhado de uma dieta saudável e equilibrada nos restantes dias.
 

2 dias com planos alimentares detox: exemplos


1. Tipo de um plano alimentar detox de 2 dias

 
  • Pequeno-almoço: Smoothie de tangerina, maçã e espinafres
  • Merenda da manhã: 1 taça de frutos vermelhos
  • Almoço: Sopa de legumes + Salada de agrião, rabanetes, tomate, alface e cenoura raspada com sementes de linhaça
  • Merenda da tarde: Salada de frutas (abacaxi, laranja, maçã, kiwi e hortelã)
  • Merenda da tarde 2: Pepino às rodelas
  • Jantar: Sopa de legumes + Beringela recheada com alho francês, cogumelos frescos, pimentos e brócolos no forno
  • Ceia: Smoothie de abacaxi, cenoura e laranja 
 


2. Tipo de um plano alimentar detox de 7 dias

 
  • Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + 1 queijo fresco
  • Merenda da manhã: 2 kiwis pequenos
  • Almoço: Sopa de legumes + Prato (90g de peito de frango + 2 colheres de sopa de arroz integral + salada de alface, rúcula e pepino)
  • Merenda da tarde: 1 fatia de pão integral + 1 laranja média
  • Jantar: Sopa de legumes + Prato (90g de pescada no forno + pimentos, espinafres e courgete salteados)
  • Ceia: Chá de camomila sem açúcar


A verdade inconveniente


Realizar uns dias de um plano alimentar detox pode ser interessante se feito de forma ocasional. Contudo, não deve, de forma alguma, seguir um plano detox de forma rotineira e sem acompanhamento de um profissional de nutrição.

Se o fizer, irá viciar o seu metabolismo e dificultar a perda de peso.

Um plano alimentar deve ser sempre adaptado a si, às suas necessidades, aos seus hábitos, às patologias que possa ter associadas e à medicação que toma.

Deste modo, é extremamente importante que não siga um plano alimentar sem o acompanhamento devido de um profissional de nutrição. Os planos apresentados neste artigo são meramente exemplificativos.

Se pretender perder o excesso de peso e promover a sua saúde, procure um profissional, adote hábitos alimentares saudáveis e pratique exercício físico.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

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