A importância de um plano de treino no ginásio

A importância de um plano de treino no ginásio

Perceba quais as vantagens de ter um plano de treino no ginásio, adequado a si.

Muitos de nós abdicam dos planos de treino no ginásio pelo custo extra que podem representar. Porém, perceba a importância de adequar o seu ao seu objetivo.

Não faltam opções de treino para todo e qualquer objetivo que nos surja, com e sem material, treinos rápidos ou de longa duração e todos eles são válidos. Contudo, ter um plano de treino no ginásio, traz-nos muitas vantagens na consecução do nosso objetivo.

Vários estudos indicam que determinada adaptação muscular demora entre 4 e 6 semanas a surgir, pelo que é fulcral que se estabeleçam metas para um objetivo e que, para tal, seja desenhado um plano de treino no ginásio.

Um plano de treino no ginásio, permite-nos a rentabilização do nosso tempo e a melhoria dos resultados e, inclusive, permite-nos avaliar a nossa evolução ao longo dos anos.

As vantagens de ter um plano de treino no ginásio


Cuidados especiais e patologias

Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Todos nós temos diferenças no metabolismo, que levam a que o nosso plano de treino no ginásio tenha que ser adequado a estas especificidades, sejam a tensão arterial, a retenção de líquidos ou inúmeros outros fatores que devemos ter em conta quando nos propomos a alcançar um objetivo.
 
Doenças degenerativas ou hereditárias, bem como patologias osteoarticulares devem também ser tidas em consideração aquando da elaboração de um plano de treino no ginásio.

 

Adequação ao objetivo e à pessoa

O objetivo tem que ser traçado em prol da capacidade da pessoa em questão, do seu passado desportivo, da prática atual de exercício físico, do objetivo que pretende atingir e do número de vezes semanais que vai treinar.
  
 

Controlo do tempo de treino

Cada vez mais, este é um ponto fundamental para grande parte das pessoas. É possível traçar um plano de treino num ginásio que demore 30 minutos a executar e que seja efetivo. Para além do tempo do treino, é importante saber, em concordância com o objetivo da pessoa, qual o tempo de descanso que deve ter entre séries e repetições.

 

Variação das opções de treino

Quantas vezes temos a “nossa” máquina ocupada? Se tivermos um plano de treino, podemos ter variações do mesmo exercício que nos permitam substituir aquele a que estamos mais habituados por um outro, sem termos que ficar à espera que a máquina fique livre. Caso não tenhamos, o monitor de sala pode, facilmente, dar-nos esta alternativa.

 

Saber o que fiz ontem, hoje e o que vou fazer amanhã

Quando não temos um plano de treino, acabamos por fazer o que nos apetece na altura, acabando por repetir muito os exercícios. Um dos segredos da evolução é a variação dos exercícios, pelo que com um plano de treino no ginásio, podemos saber o que fizemos ontem, o que vamos fazer hoje e o que temos planeado para amanhã.
 


Medir a evolução

Um segundo plano de treino no ginásio, será um degrau bastante acima de um primeiro plano. A própria evolução das cargas permite-nos um aumento da motivação e da vontade de treinar! Já reviu o seu primeiro plano de treino no ginásio? Lembra-se quanto custava chegar ao fim? Então, e agora? Parece fácil!
 
Recorde-se, um plano de treino no ginásio não dura para sempre. Reavalie a sua condição física e trace objetivos e metas mais curtas para chegar a um objetivo maior.
 
Receba aqui o seu plano de treinos!
 

Veja também: