Receitas para um piquenique saudável

Receitas para um piquenique saudável

4 sugestões diferentes e deliciosas.

Aproveite os dias solarengos, pegue na família e amigos e organize um delicioso picnic. As melhores receitas estão aqui.

Quem não gosta de um bom piquenique em família? Grandes toalhas aos quadrados, chapéus de palha, camas de rede, jogos de cartas, boa comida e não é preciso mais nada para um dia bem passado. Panados e rissóis fazem parte das ementas habituais dos piqueniques mas hoje trazemos sugestões diferentes, deliciosas e saudáveis porque são todas preparadas, de raiz, por si.
 

5 Receitas saudáveis para um piquenique

 
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1. Refresco de gengibre com limão

 

Descasque e rale 40 g de gengibre fresco. Esprema o gengibre ralado para um jarro. Adicione o sumo de 1 limão, 50 g de açúcar amarelo e 1dl de água. Mexa bem. Junte 1 limão cortado às rodelas fininhas, cubos de gelo e folhas de hortelã.
 

2. Tortilhas de carne, caril e molho de iogurte e alho

 

Para o molho de iogurte com alho misture 125 g de iogurte natural com um dente de alho espremido, sal e pimenta preta a gosto. Reserve. Numa frigideira refogue uma cebola num fio de azeite. Adicione 30 g de pimento vermelho cortado em cubos e deixe cozinhar. Junte 350 g de carne de vaca picada, 1 colher de chá de caril em pó e sal a gosto. 

Mexa sempre para a carne ficar bem solta. Regue com sumo de ½ limão e deixe cozinhar. Quando a carne estiver cozinhada, retire do lume e adicione coentros ou salsa picados. Sirva a carne junto com uma cebola roxa em rodelas, um tomate em cubos e o molho de iogurte enrolado em tortilhas.
 

3. Clafoutis de curgete com tomate e queijo

 

Rale 300 g de curgete com a pele. Numa taça, junte a curgete ralada, 2 dl de natas de soja, 5 ovos médios, 25 g de queijo da Ilha de São Jorge, 1 pitada de cominhos em pó, sal e pimenta preta a gosto. Mexa bem. Coloque o preparado num forma untada. Por cima, coloque 200 g de tomate cereja e 75 g de queijo feta esfarelado. Leve ao forno, a 190 graus, durante 35 minutos.

4. Pãezinhos com tomate seco e tomilho

 

Numa taça, coloque 330 g de farinha de trigo T65 e 170 g de farinha de trigo integral. Abra um buraco no meio, junte 25 g de fermento de padeiro fresco desfeito com as pontas dos dedos e misturando com um pouco de farinha. Tape com um pano e deixe repousar, em local quente, por 30 minutos. Coloque 50 g de tomate seco num 1,5dl de água morna e reserve.

Passados 30 minutos, junte à farinha 45 ml de azeite, 1 colher de sopa de tomilho, 6 g de sal, o tomate seco picado e 2 dl de leite morno. Amasse. Forme uma bola, polvilhe com farinha, tape e deixe levedar durante 1 hora em local quente.

Quando estiver pronta, faça pequenos pães, coloque num tabuleiro e deixe repousar mais 30 minutos. Pincele o pão com uma gema ou clara de ovo e leve ao forno, durante 180 graus, por 25 minutos. 
 

5. Bolo de limão com bagas goji

 

Bata 100 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente, com 225 g de açúcar amarelo. Adicione 4 ovos médios, um a um, batendo bem. Junte 185 g de farinha peneirada, 1 colher de chá de fermento em pó, 70 g de amêndoa sem pele ralada, 1 dl de leite e a raspa de 2 limões. Mexa. Corte 50 g de bagas goji ao meio, adicione ao preparado e mexa.

Coloque a massa numa forma de bolo inglês, untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 50 minutos. Desenforme ainda quente e pincele com geleia de arroz ou mel.


Para mais receitas de piquenique, consulte o livro Delicioso Piquenique da Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja

 

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