Receitas para um piquenique saudável

Aproveite os dias solarengos, pegue na família e amigos e organize um delicioso picnic. As melhores receitas estão aqui.

Receitas para um piquenique saudável
4 sugestões diferentes e deliciosas.

Quem não gosta de um bom piquenique em família? Grandes toalhas aos quadrados, chapéus de palha, camas de rede, jogos de cartas, boa comida e não é preciso mais nada para um dia bem passado. Panados e rissóis fazem parte das ementas habituais dos piqueniques mas hoje trazemos sugestões diferentes, deliciosas e saudáveis porque são todas preparadas, de raiz, por si.
 

5 Receitas saudáveis para um piquenique

 
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1. Refresco de gengibre com limão

 

Descasque e rale 40 g de gengibre fresco. Esprema o gengibre ralado para um jarro. Adicione o sumo de 1 limão, 50 g de açúcar amarelo e 1dl de água. Mexa bem. Junte 1 limão cortado às rodelas fininhas, cubos de gelo e folhas de hortelã.
 

2. Tortilhas de carne, caril e molho de iogurte e alho

 

Para o molho de iogurte com alho misture 125 g de iogurte natural com um dente de alho espremido, sal e pimenta preta a gosto. Reserve. Numa frigideira refogue uma cebola num fio de azeite. Adicione 30 g de pimento vermelho cortado em cubos e deixe cozinhar. Junte 350 g de carne de vaca picada, 1 colher de chá de caril em pó e sal a gosto. 

Mexa sempre para a carne ficar bem solta. Regue com sumo de ½ limão e deixe cozinhar. Quando a carne estiver cozinhada, retire do lume e adicione coentros ou salsa picados. Sirva a carne junto com uma cebola roxa em rodelas, um tomate em cubos e o molho de iogurte enrolado em tortilhas.
 

3. Clafoutis de curgete com tomate e queijo

 

Rale 300 g de curgete com a pele. Numa taça, junte a curgete ralada, 2 dl de natas de soja, 5 ovos médios, 25 g de queijo da Ilha de São Jorge, 1 pitada de cominhos em pó, sal e pimenta preta a gosto. Mexa bem. Coloque o preparado num forma untada. Por cima, coloque 200 g de tomate cereja e 75 g de queijo feta esfarelado. Leve ao forno, a 190 graus, durante 35 minutos.

4. Pãezinhos com tomate seco e tomilho

 

Numa taça, coloque 330 g de farinha de trigo T65 e 170 g de farinha de trigo integral. Abra um buraco no meio, junte 25 g de fermento de padeiro fresco desfeito com as pontas dos dedos e misturando com um pouco de farinha. Tape com um pano e deixe repousar, em local quente, por 30 minutos. Coloque 50 g de tomate seco num 1,5dl de água morna e reserve.

Passados 30 minutos, junte à farinha 45 ml de azeite, 1 colher de sopa de tomilho, 6 g de sal, o tomate seco picado e 2 dl de leite morno. Amasse. Forme uma bola, polvilhe com farinha, tape e deixe levedar durante 1 hora em local quente.

Quando estiver pronta, faça pequenos pães, coloque num tabuleiro e deixe repousar mais 30 minutos. Pincele o pão com uma gema ou clara de ovo e leve ao forno, durante 180 graus, por 25 minutos. 
 

5. Bolo de limão com bagas goji

 

Bata 100 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente, com 225 g de açúcar amarelo. Adicione 4 ovos médios, um a um, batendo bem. Junte 185 g de farinha peneirada, 1 colher de chá de fermento em pó, 70 g de amêndoa sem pele ralada, 1 dl de leite e a raspa de 2 limões. Mexa. Corte 50 g de bagas goji ao meio, adicione ao preparado e mexa.

Coloque a massa numa forma de bolo inglês, untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 50 minutos. Desenforme ainda quente e pincele com geleia de arroz ou mel.


Para mais receitas de piquenique, consulte o livro Delicioso Piquenique da Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja

 

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