Pincéis de maquilhagem: as funções de cada um

Pincéis de maquilhagem: as funções de cada um

Conheça os vários pincéis e como usar cada um.

Existem vários pincéis de maquilhagem, mas todos têm usos e aplicações diferentes. Apresentámos aqui os mais importantes e quais as suas funções.

Fizemos a seleção dos seis pincéis de maquilhagem essenciais para que não lhe falte nada durante o processo da maquilhagem diária ou para ocasiões especiais.

Se quiser aplicar base deve escolher um determinado pincel, se quiser fazer sombras deve usar outro e se quiser delinear os olhos deve usar ainda outro.

Cada pincelada tem a sua função e é importante perceber as diferenças entre eles para que a maquilhagem corra o melhor possível.
 

OS 6 PINCÉIS DE MAQUILHAGEM PRINCIPAIS


1. PINCEL PARA CORRETOR

pincel de corretor
Tem como objetivo disfarçar detalhes como olheiras, manchas na cara, borbulhas, acne e outros pormenores pequenos com que possa não se sentir confortável. Esta aplicação do corretor deve acontecer antes de qualquer outra fase da maquilhagem (até mesmo da base!).

Com cerdas sintéticas e um formato achatado, este é um pincel pequeno para que a utilização em zonas pequenas e mais específicas seja mais simples e mais perfeita.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Podendo ser utilizado tanto com corretores líquidos como com corretores cremosos, é importante é que o tom do corretor seja semelhante ao da base para que não haja diferenças de cores e assim o acabamento fique perfeito.
 
 


2. PINCEL PARA BASE

pincel para base
Depois de aplicar o corretor, deve então passar à fase seguinte: a aplicação da base. Para um resultado mais natural, deve esquecer a esponja e optar pelo pincel que, conforme a consistência da base, pode ser de vários tipos:
 
  • CONVENCIONAL - Tem um formato achatado de forma a conseguir cobrir até as zonas mais difíceis do rosto, como em volta dos olhos e do nariz. É um pincel de maquilhagem que tem apenas a função de espalhar o produto, sem absorver o excesso, e por isso mesmo o efeito pode não ficar muito natural. Assim deve ter em atenção fazer uma aplicação sempre do centro para fora e de cima para baixo, sem deixar de parte o pescoço e a zona perto da raiz do cabelo, e no final deve dar pequenos toques no rosto que libertem o excesso e prolonguem a fixação.
 
  • KABUKI - Também existe para aplicar pó e corretor, devendo ter em atenção que deve escolher o da base. Com um formato compacto e arredondado, é indicado para bases líquidas e deve ser aplicado em movimentos circulares. Para evitar excessos e um aspeto pouco natural, deve retirar bem o excesso antes de começar a aplicar e deve também aplicar de forma suave para um maior controlo.
 
  • DUO FIBER - Entre todos os pincéis para aplicar base, este é o mais versátil por poder ser utilizado para aplicar tanto bases líquidas como bases em pó e até bases mais cremosas. Existe em diversos tamanhos, mas é importante ter em atenção que os mais pequenos conseguem ser mais precisos. Consegue um efeito muito natural por simultaneamente ter um efeito de absorção e de aplicação, evitando assim uma aplicação excessiva. Para um resultado perfeito aplique pequenas porções da base na testa, no nariz, nas maçãs do rosto e no queixo e depois então espalhe em movimentos circulares até uniformizar.
 


3. PINCEL PARA PÓ

pincel para po
Seja para pó compacto ou solto, seja para pó translúcido ou pó com cor, o pincel de aplicação deve cumprir alguns critérios para que o resultado seja o mais natural e bonito possível.

Redondos, grandes, planos e com cerdas naturais: assim devem ser de forma a não prejudicarem a anterior aplicação da base.

Antes de começar a aplicação, deve sempre começar por retirar o excesso de pó que fica no pincel. Depois faça então a aplicação através de movimentos circulares e uniformes.

 
 

4. PINCEL PARA SOMBRAS

pincel para sombra
Existem várias opções de pincéis de maquilhagem para este efeito, mas o ideal é que sejam pequenos de forma a que exista um maior controlo durante a aplicação.

As cerdas naturais bastante firmes e um formato achatado são as principais características para que consiga fazer uma aplicação correta e haja mais precisão durante o processo de maquilhagem.

Não opte pelos pincéis que são muito macios, a não ser que tenha como objetivo dar apenas um ligeiro sombreado aos olhos. Para uma maquilhagem mais elaborada, estes não são boas opções.
 
 


5. PINCEL PARA DELINEAR

pincel para delinear
Pequeno, bem fino e com cerdas firmes cortadas na diagonal, pode ter várias funções diferentes.

Para fazer o contorno dos olhos nas pálpebras superiores ou inferiores, para preencher as sobrancelhas ou até para aplicar eyeliners em gel, é um pincel de maquilhagem imprescindível.
 
 


6. PINCEL PARA LÁBIOS

pincel para labios
Pode parecer desnecessário, uma vez que já tem os batons e os glosses, mas se conseguir utilizar este pincel como deve ser, vai perceber que é realmente útil e que o efeito é totalmente diferente.

Com um pincel para os lábios consegue espalhar de forma muito mais uniforme a cor, além de que a duração vai ser também muito maior.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: