Pilates nas crianças: os benefícios da modalidade em tenra idade

Pilates nas crianças: os benefícios da modalidade em tenra idade

Um bom exercício para as nossas crianças

O Pilates nas crianças é uma poderosa ferramenta para a prática de exercício físico, visto que, este é a medida mais importante para prevenir certas alterações nas crianças.

O Pilates nas crianças é uma estratégia para um bom desenvolvimento físico e psicológico em tenra idade.

A saúde das crianças de hoje é comprometida por uma cultura de conveniência que as torna mais sedentárias, sendo um fator de risco para o desenvolvimento da criança.

Outros fatores, como a falta de uma alimentação adequada, a falta de exercício físico, a má posição na cadeira da escola, na de casa, para comer, estudar, pelo transporte excessivo de peso dos livros e mochilas e também por hábitos como ver muita televisão, jogar consolas ou até mesmo estar muito tempo deitado, são fatores que poderão provocar nas crianças alterações posturais, stress, falta de concentração e obesidade.

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.
Para evitar que essas alterações incomodem as crianças, é ideal prevenir o quanto antes, e desde cedo começar a educar essas crianças para hábitos adequados para a sua saúde.

Em todo o caso, a prática de exercício físico na infância é a medida mais importante para prevenir essas alterações, sendo o método de Pilates uma poderosa ferramenta.


6 Benefícios do Pilates nas crianças


beneficios do pilates nas criancas
Enquanto a popularidade de Pilates entre adultos é bem narrado, um programa de exercícios também pode oferecer uma grande variedade de benefícios para crianças.

Estes são alguns dos motivos do Pilates para crianças ser uma boa modalidade para a atividade física na infância, ajudando a melhorar não só o físico, mas também o intelectual e a socialização entre crianças. São eles:
 

1. Concentração

É uma modalidade recomendada para crianças com défice de atenção, pois o desenvolvimento do exercício melhora a concentração. 
 
 


​2. Postura

Aperfeiçoa o alinhamento postural criando assim uma consciência de postura. Através deste método, as crianças podem ganhar consciência do seu corpo e aprender a mover-se de forma eficiente e elegante.

A postura, a maneira como andam e a forma de se curvar, por exemplo, são fatores que o Pilates pode ajudar a estabelecer como princípios corretos do movimento que as crianças usam para suas vidas inteiras.

Também irá criar uma musculatura equilibrada, que pode aliviar a dor e reduzir o potencial de lesão agora e como eles continuam a crescer, até à idade adulta.
 
 


3. Prevenção da obesidade

O pilates é um método com exercícios completos que originam um gasto calórico significativo. A prática desta modalidade, assim como a prática de qualquer uma que implique exercício físico vai ajudar a reduzir o sedentarismo e a contribuir para a redução dos índices de obesidade infantil.
 
 


4. Força e flexibilidade

Evita lesões, as crianças flexíveis e fortes estão mais preparadas para o desporto e não se magoam tanto quanto crianças que não tiveram uma preparação muscular.
 
 


5. Convívio

A prática em questão vai além das movimentações corporais e da procura do equilíbrio ou da consciência corporal. Na verdade, o Pilatesnas crianças proporciona troca de experiências promovendo o convívio social, bem como, a melhoria de aprendizagem.

Ajuda, então, na socialização da criança desenvolverndo a autoestima, a autoconfiança, o que ajuda a interagir com outras crianças e adultos e a integrar-se com outras atividades como teatro, dança, música entre outras tantas realizadas em grupo.
 
 


6. Calma e serenidade

Porque o Pilates é uma mente e corpo em disciplina, pode orientar as crianças para um corpo mais forte e uma mente mais relaxada, que combinado com as técnicas de respiração focalizados essencialmente para os exercícios, ajuda as crianças a alcançar uma perspetiva mais serena e menos stressante.


Pilates nas crianças: quando começar?



O Pilates infantil é uma modalidade que poderá ter o seu início a partir dos 4 anos, embora surjam opiniões de que estas idades são mais propícias para saltar, correr, pular, ser livre e selvagem… mas claro que tudo isso também depende do interesse e da vontade da criança.

Há profissionais que trabalham apenas com idades superiores aos 8 anos.


Em suma...


Para além dos benefícios citados neste artigo, o pilates nas criança permitem estes adquirir um melhor humor, sono mais tranquilo, melhoria da circulação sanguínea e energética, de digestão, do tónus e da flexibilidade.

As crianças descarregam as tensões tanto físicas como psicológicas na atividade, o que permite encarar o mundo com mais facilidade, mais energia e mais felicidade.

Receba aqui as melhores novidades para si e para o seu bebé

 

Veja também: