Como fazer Pilates em casa

Como fazer Pilates em casa

Usufrua dos benefícios da atividade no conforto do seu lar.

Fazer Pilates em casa, é possível? Sim, é! Agora já pode levar os benefícios do método Pilates para dentro de casa e fazer os exercícios a qualquer hora do dia e com o máximo de conforto.

Atualmente o Pilates é já um método famoso, mas o seu sucesso deve-se também à facilidade com que se adapta a cada praticante. 

Graças à sua versatilidade e às inúmeras variações dos exercícios, é possível adaptar a atividade às características e necessidades de qualquer pessoa.

Daí que possa ser praticado em grupo ou individualmente, com o auxílio de máquinas próprias, desenvolvidas por Joseph Pilates, o criador do método, ou apenas o peso do corpo.

Embora a prática acompanhada por um professor possa apresentar mais resultados num curto espaço de tempo, é possível levar os benefícios deste exercício para dentro do seu lar e fazer Pilates em casa


7 Regras para praticar Pilates em casa



1. Escolha um local quente e tranquilo

 
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Procure exercitar-se num ambiente calmo e sem distrações. O local deverá ter luz, ser cómodo, arejado e quente, de modo a não sentir frio ou tensão no corpo.

Não se aqueça artificialmente antes da sessão, com um duche ou junto de um aparelho elétrico, por exemplo, pois aumentará as probabilidades de sofrer uma lesão.



2. Equipamento adequado

Procure usar roupas confortáveis e realizar as atividades em cima de um tapete de fitness. Dependendo dos exercícios, poderá precisar de algum equipamento para auxiliar a sua execução, nomeadamente bandas elásticas, bolas medicinais de diferentes tamanhos ou bola suíça. 



3. Faça um aquecimento

Antes de fazer os exercícios deve realizar um aquecimento, como saltar à corda ou fazer uma caminhada rápida durante alguns minutos. Desta forma, está a preparar o corpo para os desafios que se avizinham e terá menos probabilidades de se lesionar.



4. Ouça e respeite o seu corpo

Demore algum tempo a perceber como se sente antes, durante e após a prática de Pilates. Não force, o corpo além das suas capacidades, nem faça exercícios a mais ou apressadamente, mesmo que eles lhe pareçam muito ligeiros. Poderá levar algum tempo a sentir os efeitos dos exercícios e o corpo retira mais benefícios da atividade se evoluir de modo gradual. 



5. Esteja atento à respiração

Não se esqueça de uma das regras fundamentais do Pilates: a sincronização da respiração com os movimentos. Inspire sempre pelo nariz, antes de fazer o exercício, e expire pela boca e contraia toda a musculatura da zona do abdómen enquanto o executa.



6. Evolua ao seu próprio ritmo

Na hora de realizar os exercícios certifique-se de que os movimentos são executados da maneira correta e sem sobrecarregar nenhuma parte do corpo. Não tenha pressa e evolua ao seu próprio ritmo. Quanto mais devagar o movimento for executado, mais força muscular ganhará.

Se for possível, tire uns 20 ou 30 minutos para se dedicar somente aos exercícios, sem a presença de televisão, telemóvel, nem nada que o desconcentre. 



7. Não se sente ou fique imóvel após o treino

Dar um passeio curto após uma sessão de Pilates, tomar um duche ou vestir-se irá ajudá-lo a fazer uma transição suave para as suas atividade diárias. Se realizar os exercícios à noite, não se deite imediatamente a seguir ao final da sessão.
 


Exercite-se com segurança



Fazer exercícios de Pilates em casa pode ser uma ótima opção para quem não tem tempo ou detesta ir ao ginásio. Contudo, antes de começar a fazê-los é necessário ter alguns cuidados. 

Antes de mais, é fundamental que faça uma avaliação física junto de um profissional qualificado antes de iniciar os exercícios. E depois é necessário ter em consideração algumas regras essenciais à correta e segura realização dos exercícios. Só assim poderá desfrutar com eficácia e de forma confortável dos benefícios da prática de Pilates em casa.

► Conheça aqui alguns exercícios de Pilates que pode fazer em casa



Pilates: uma modalidade a experimentar


O Pilates entrou nas nossas vidas há alguns anos e veio para ficar. Famoso devido aos grandes benefícios que consegue trazer para o organismo, este método é procurado por muitas pessoas como uma forma de corrigir ou melhorar a postura. Mas a sua ação é muito mais abrangente.

O seu principal objetivo é o controlo, de forma consciente e harmoniosa, do corpo, ao mesmo tempo que fortalece os músculos do “core”, ou seja, os músculos que rodeiam e suportam o tronco. Mas através da sua prática aprende-se também a respirar de forma fluída e a relaxar as zonas de maior tensão muscular.

Melhor postura, maior coordenação, mais amplitude de movimentos, aumento da tonicidade muscular, maior bem-estar psicológico e redução do stress são algumas das vantagens que o método lhe trará.
 
Fazer Pilates em casa é fácil e com estas recomendações poderá fazê-lo em segurança. Implemente já este hábito na sua rotina e usufrua dos seus benefícios sem sequer sair de casa.
 
Receba aqui o seu plano de treinos!


Veja também: