Afaste-se das pessoas tóxicas.

Afaste-se das pessoas tóxicas.

Cuidado com as “pessoas tóxicas” na sua vida.

As pessoas tóxicas são perigosas e contaminam a nossa vida sem que muitas vezes dêmos por isso. Saiba quem são e principalmente como livrar-se delas.

Há pessoas que nos deixam maldispostos, que nos consomem a energia, que nos fazem sentir culpados, que nos fazem questionar a nossa capacidade de julgamento. E nós convivemos com elas diariamente: no trabalho, na família, no círculo de amigos. São pessoas tóxicas e podem afetar o nosso dia-a-dia.

Na presença dessa pessoa sente-se cansado, irritado, stressado e com uma vontade inexplicável de fugir. Este cenário é-lhe familiar?


Quem são elas?




O termo “pessoa tóxica” não é novidade. Ultimamente ouvimo-lo bastante, mas sabe o que significa realmente? Refere-se àquela pessoa que tem o “dom” de mudar tudo, de um momento para o outro. A sua disposição, o seu humor, os seus planos, e até mesmo o que pensa de si próprio. 

As pessoas tóxicas são aquelas que não o deixam ser quem é, que o subjugam, que colocam em causa a sua autoestima e sugam a sua energia e prazer de viver. Estão constantemente insatisfeitas, são pessimistas e sentem inveja de todos a toda a hora e a todo o instante. 
 
Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

Normalmente são pessoas egoístas, centradas em si mesmas, sem objetivos de vida que não passem pela destruição da felicidade dos outros.

São como vampiros que se alimentam das energias alheias, que procuram dominar as vítimas para humilhá-las, anulá-las ou destruí-las. 

No entanto, os tóxicos podem ser muito simpáticos, muito sedutores até conquistarem a pessoa. Fazem uso da boa educação e mostram-se amigos e desinteressados, o que camufla as suas intenções e dificulta a sua identificação.

Para além disso, nem todos têm o mesmo perfil. Há os arrogantes, os hostis, os controladores, os déspotas, os invejosos, os mentirosos, os neuróticos, entre muitos outros. Embora existam diferentes perfis, todos têm duas características em comum: são manipuladores e intratáveis. 
 

► Sente a presença constante destas pessoas na sua vida? Saiba como o Reiki pode ajudar.


Como se ver livre de pessoas tóxicas




Conviver com estas pessoas pode ser um pesadelo. E ninguém as quer ter na sua vida. O seu principal desafio deve passar por cultivar relações com pessoas positivas, otimistas, inspiradoras, bem resolvidas, resilientes, de bom humor, que o respeitem, valorizem, apoiem e, especialmente, que o estimulem a ser a melhor versão de si próprio.

Mas, para tal, é preciso afastar as pessoas tóxicas da sua vida. Se tem alguém assim na sua vida, adote as medidas que lhe sugerimos.
 
  1. Afaste-se. Não combine tantas saídas nem cafés e não atenda o telefone todas as vezes que lhe ligarem. Isso não significa que você odeia a pessoa ou que lhe deseja mal. Quer dizer apenas que você dá valor ao seu próprio bem-estar. 
     
  2. Estabeleça limites de forma consciente. Definir limites e decidir quando e onde vai interagir com uma pessoa difícil pode ajudá-lo a controlar grande parte do caos.
     
  3. Não se deixe influenciar pelo comportamento dessa pessoa. Pare de tratar a situação com subtileza quando estiver ao lado dela e deixe de ser condescendente com seu comportamento agressivo.
     
  4. Diga-lhe o que pensa sobre ela, de modo claro e sem rodeios. Na maioria dos casos, estas pessoas sabem que estão erradas e, se confrontadas, tendem a recuar com as suas atitudes. 
 
Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!


Veja também: