Peso ideal: existe mesmo? O que fazer para atingir?

O peso ideal é um número relativo. Mas mesmo assim, é possível conseguir o seu próprio peso ideal, ou seja, aquele com que se sente bem e saudável.

Peso ideal: existe mesmo? O que fazer para atingir?
Descubra a resposta.

Será que existe realmente um “peso ideal”? Provavelmente já se questionou acerca deste assunto. Ao longo deste artigo vamos tentar responder a esta pergunta. Por isso, fique connosco e saiba mais sobre este tema. 

Peso ideal… O que é?


peso ideal

O chamado peso ideal é uma recomendação que relaciona a altura, género e idade da pessoa, não tendo em consideração formas do corpo e percentagem de gordura corporal, por exemplo.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Segundo esta teoria, duas pessoas diferentes mas do mesmo sexo, com a mesma altura e a mesma idade apresentam o mesmo peso ideal. Mas já pensou que, na prática, uma delas poderá sentir-se confortável com esse mesmo peso e a outra pode sentir-se desconfortável, como se estivesse ainda acima do peso?

Isso verifica-se muitas vezes, e é por isso que o peso ideal não é uma certeza. O peso ideal não é absoluto, e por isso não é relevante, exceto em crianças para averiguar a taxa de crescimento.

É mais importante ter saúde do que um peso dentro do intervalo “saudável”.

Peso ideal e índice de massa corporal, que relação?


calculo do peso e IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) ajuda a dar uma ideia de como a altura se relaciona com o peso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem 4 intervalos: baixo peso, peso saudável, excesso de peso e obesidade.

Mas nem sempre uma pessoa dentro do intervalo saudável é na realidade uma pessoa saudável (pode ter % de massa gorda elevada), nem uma pessoa com excesso de peso tem realmente excesso de peso (no caso de atletas de musculação, por exemplo).

O IMC não dá uma imagem precisa daquilo que é realmente a saúde da pessoa e por isso é fundamental que se tenha em atenção diversos fatores quando se está a considerar o “peso ideal”.

Ainda assim, faz sempre sentido visitar um profissional de saúde para o ajudar a determinar o seu estado de saúde, se assim o desejar. Ter um número específico na balança não é tão importante como ter saúde.

O que pode fazer para ter o “peso ideal”?


Apesar de o peso ideal ser um número relativo, tal como vimos no tópico anterior, existem formas de conseguir um peso que se adeqúe a si, que o faça sentir confortável e acima de tudo saudável.

Tenha uma alimentação saudável

saladas saudaveis

Ter um estilo de vida onde a boa alimentação é uma prioridade ajuda não só a diminuir o peso como também traz benefícios para a saúde a longo prazo.

Algumas das regras fundamentais passam por uma alimentação completa, variada e equilibrada, consumindo alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos, variando entre alimentos do mesmo grupo e consumindo as porções indicadas à sua situação (conforme explicado na roda dos alimentos).

Não elimine nenhum dos grupos, pois todos os alimentos contêm nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do seu organismo. Evite todos os alimentos ricos em açúcares, gorduras e sal e hidrate-se convenientemente.

Pratique exercício físico

grupo a praticar exercicio fisico

A alimentação anda de mão dada com a prática de exercício físico. Para conseguir um peso saudável é necessário que o seu organismo aumente o gasto energético, e isso pode ser alcançado através da prática regular de atividade física.

Sinta-se bem consigo mesmo

mulher feliz consigo mesma

Se conseguir delinear um plano coerente, realista e de fácil execução, será também uma ajuda para conseguir cumprir os seus objetivos mantendo-se sempre motivado. Para conseguir o chamado “peso ideal” tem que ser persistente e não pode desistir quando aparece um obstáculo. Por isso é tão importante que os objetivos sejam atingíveis.

Verá que no final o esforço será recompensado e mesmo que o peso que consiga não seja o “peso ideal” calculado através das fórmulas matemáticas, se se sentir bem e com saúde, significa que o seu objetivo foi cumprido com sucesso.

Conclusão…


O peso ideal é um número relativo! Mas é possível conseguir o seu peso ideal, ou seja, aquele peso com que se sente bem, confortável e saudável.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais