Estratégias comportamentais para quem quer perder peso

Para perder peso são necessárias algumas mudanças no seu estilo de vida. Tome nota de algumas dicas poderão fazer a diferença ao longo do processo.

Estratégias comportamentais para quem quer perder peso
Antes de pensar em perder peso, tome nota de algumas dicas!

Pondera perder peso ou ter um estilo de vida mais saudável? Antes de começar, tome nota de algumas dicas que irão ajudá-lo o que fazer e por onde começar.

O processo de emagrecimento pode levar algum tempo e implica uma mudança de hábitos sendo que o fator motivação é de extrema importância para que consiga atingir os seus objetivos.

Antes de começar, pondere consultar um nutricionista, o profissional de saúde que pode ajudá-lo a conduzir o processo e adequar as recomendações nutricionais de acordo com os seus objetivos e necessidades e um profissional de treino para direcioná-lo ao melhor tipo de treino. No Solinca, vai poder encontrar essa equipa qualificada e vai poder increver-se por apenas 3,99€ por semana.

8 Dicas práticas para Perder Peso


Se quer perder peso, tenha em conta as 8 seguintes dicas, que pode facilmente aplicar ao seu dia-a-dia:

1. Tome nota dos seus objetivos

perder peso e tomar nota dos seus objetivos


Defina objetivos realistas e identifique a sua motivação para perder peso. Reflita sobre o assunto e escreva todas as ideias que tem em mente no que diz respeito aos seus objetivos. Isto poderá ajudar a que não perca o foco e que saiba ao certo aquilo que quer alcançar e de que forma.

>> Defina os seus objetivos com uma equipa qualificada.

2. Planeie as suas compras e ementas

perder peso e planear as suas compras e ementas

Além de ser uma forma de poupar ao final do mês, permite que faça uma alimentação pensada e equilibrada. Tome nota dos ingredientes e, se achar conveniente, faça ementas para a semana antes de fazer as suas compras.

Evite ir para o supermercado com fome e leve sempre a sua lista consigo de forma a evitar comprar aquilo que não vai necessitar e alimentos menos saudáveis.

3. Tome nota do progresso

perder peso e tomar nota do progresso

Anote a sua evolução ao longo do tempo através de notas, receitas, fotografias ou outras lembranças. É importante relembra o que foi antes e o que atingiu até agora, de forma a manter-se motivado para continuar. Tirar fotografias do “antes e depois” revela ser uma boa estratégia.

>> Consiga uma equipa que o acompanhe no processo.

4. Não se prive do que mais gosta

perder peso e nao se privar do que mais gosta

Embora tenha de ter uma alimentação diferente e por vezes mais restrita, impedir-se do que mais gosta irá promover a sua desmotivação e compensação na hora em que se vai permitir ter prazer a comer, isto é, quando se permitir comer o que mais gosta, poderá vir a cometer mais excessos.

5. Faça exercício físico

perder peso e fazer exercicio fisico

Ter uma prática de atividade física regular não tem de significar horas no ginásio ou correr uma maratona todas as semanas, no entanto, é importante manter-se ativo: se não consegue fazer outro tipo de exercício opte por caminhadas em passo rápido. Procure companhia ou escolha uma boa playlist para a hora do seu exercício diário.

>> Inscreva-se aqui no Solinca por apenas 3,99€ por semana.

6. Partilhe o sucesso e celebre os objetivos atingidos

perder peso e partilhar o sucesso e celebre os objetivos atingidos

Evite fazê-lo com comida, no entanto, procure sempre recompensar-se com algo que gosta verdadeiramente: uma ida a um local onde raramente pode ir, uma peça de roupa que gosta ou uma refeição mais livre. Partilhe esses momentos com as pessoas que mais gosta.

7. Não se prive da vida social

perder peso e nao se privar da vida social

Não precisa de evitar comer fora ou de sair com os seus amigos por estar a seguir um regime de emagrecimento. Opte por opções mais saudáveis no que diz respeito ao restaurante, menu e quantidades que pede. Não necessita de privar do convívio porque, se assim for, irá sempre associar o processo de emagrecimento a algo negativo e limitativo e facilmente perderá a motivação para continuar.

8. Pense em si

perder peso e pensar em si

Mais do que o peso, a saúde é de extrema importância para a sua qualidade de vida. Pense nos benefícios que irá ter quando atingir o peso ideal e lembre-se que se não tirar tempo para cuidar da sua saúde, algum dia terá de o ter para ficar doente.

Veja também:

Ler mais