Perder peso com a hidroginástica

Perder peso com a hidroginástica

A hidroginástica não só emagrece como tonifica os músculos. E a lista de benefícios não se fica por aqui! Ora veja. 

Se quer eliminar esses quilinhos a mais a hidroginástica pode ser a solução ideal.

A hidroginástica é – tal como o nome indica – uma aula de ginástica praticada na água. Simples. Trata-se de uma modalidade que pode ser praticada por qualquer pessoa, bastante completa e que permite trabalhar o corpo todo. E se tem dúvidas se a hidroginástica o pode ajudar a perder peso, a resposta é sim. 


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Como se perde peso com a hidroginástica? 


A hidroginástica é uma das modalidades mais recomendadas pelos especialistas para quem quer perder peso. E a razão é óbvia. Por ser uma aula de exercícios aeróbicos realizados na água – que é mais resistente que o ar – os exercícios tornam-se mais difíceis ou pesados (embora não pareça, visto que o corpo fica mais leve dentro de água). Por esta razão, não só se verifica um gasto calórico superior (numa aula de uma hora de hidroginástica pode queimar entre 400 a 600 calorias) como, em simultâneo tonifica os músculos, obtendo melhores resultados de forma mais rápida. 

Quais os benefícios da hidroginástica? 


Se achava que as vantagens da hidroginástica se ficavam pela perda de peso e pela tonificação muscular, saiba que há mais. Esta modalidade tem ainda vários benefícios para a saúde. Além de melhorar a circulação sanguínea e a capacidade respiratória, ainda contribui para acelerar o metabolismo, melhora a elasticidade da pele e reduz o impacto nas articulações. 

Como funciona a aula?


É simples. Os alunos estão dentro de água enquanto o professor está fora e vai realizando vários movimentos (como: correr, saltar, levantar os braços, etc.) que são repetidos pelo grupo. Tudo ao som de uma bela música para animar. As aulas de hidroginástica além de benéficas para a sua saúde e bem-estar, ainda são bastante divertidas. Vantagens não faltam. 

Qualquer pessoa pode praticar hidroginástica?


Sim, a hidroginástica é acessível a qualquer pessoa. Jovens, adultos, mais ou menos sedentários, todos podem praticar hidroginástica. Aliás, a modalidade é inclusivamente recomendada para idosos (por exemplo) por ser benéfica para os problemas nas articulações. E não só. Pessoas com lesões ou deficiências também podem praticar hidroginástica. 

No entanto, há que ter algumas precauções. Pessoas que sofram de problemas cardíacos (ou outra patologia) e grávidas, por exemplo, devem antes procurar aconselhamento médico. 

E a melhor parte é que mesmo que não saiba nadar pode praticar hidroginástica. A água – no máximo – dá-lhe pelos ombros e, além disso, as aulas são sempre acompanhadas por um professor que, certamente, zelará pela sua segurança. 

Cuidados a ter


Como em qualquer modalidade desportiva convém obviamente ter atenção a alguns cuidados. 

O primeiro é o aconselhamento médico. Ainda que a modalidade não seja – à partida – restritiva, não deixe de consultar o seu médico para saber se está ou não apto a praticar hidroginástica (ou outra modalidade qualquer). 

Depois, vá com calma, principalmente se até agora foi sedentário. Inicie com um treino mais leve e vá aumento o ritmo e a intensidade gradualmente. 
Além disso, preste sempre muita atenção aos conselhos do professor/instrutor da modalidade, para evitar lesões ou riscos desnecessários. 


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