Perder peso é sinónimo de perder gordura?

Perder peso é sinónimo de perder gordura?

Descubra a diferença entre estes dois conceitos e perceba qual deles é o mais eficaz.

Para (pelo menos) a maioria das pessoas perder gordura é a mesma coisa que perder peso. Mas será que é mesmo assim?
 

Seja qual for a altura do ano, há sempre alguém numa constante batalha contra a balança. Mas antes de festejar qualquer redução nos números da balança saiba que - contrariamente ao que possa pensar - isso não significa necessariamente que esteja mais magro.

Tudo porque em boa verdade pode estar a perder peso, mas não gordura. E não peso não é a mesma coisa que perder gordura.


Perder peso Vs Perder gordura: qual a diferença?


Uns por questões estéticas, outros por motivos de saúde e outros ainda por ambas as razões, a verdade é que emagrecer é uma das grandes metas de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, a luta contra a balança não é nada (mesmo nada) fácil.
 
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Por isso se quer emagrecer, verifique se está não só a perder peso, mas também gordura corporal.

É que ainda que a grande maioria das pessoas use ambos os termos de forma indiferenciada, tratam-se na verdade de coisas diferentes. Ora veja:



1. Perder peso

Por peso corporal entende-se a soma total do peso dos ossos, músculos, órgãos, gordura corporal, etc.. A perda de peso acontece quando se verifica uma redução da massa corporal, que pode estar relacionada com a perda de líquidos corporais ou massa muscular, por exemplo.

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................


2. Perder Gordura

É isso mesmo, queimar gordura, ou seja, reduzir a o índice de gordura corporal existente no seu corpo.

No fundo, a grande diferença entre perder peso e perder gordura é que enquanto no primeiro é contabilizado tudo aquilo o que perde (seja essa perda de água, massa muscular ou outros tecidos e estruturas), na perda de gordura apenas se considera a redução de massa adiposa ou massa gorda. 

 

Qual deles o mais eficaz? 


Já sabemos que perder peso e perder gordura não é a mesma coisa. Mas qual deles será o mais correcto ou eficaz. 

Antes de se deixar levar por dietas loucas ou restrições alimentares desmedidas, tenha sempre em mente que o mais importante de um processo de emagrecimento é que o mesmo seja feito de forma saudável. 

Ao perder - apenas e só - peso pode, na verdade, estar a perder, por exemplo, a massa muscular, o que não tem nada de benéfico. 

É certo que é mais fácil perder peso do que perder gordura, mas  é a gordura que lhe interessa eliminar. Sim, o processo é mais moroso, mas promete - se feito correctamente - melhores resultados e - mais importante - resultados mais duradouros. 

Para tal, deve tentar conciliar uma dieta alimentar saudável com a prática de exercício físico. O ideal é que procure aconselhar-se junto do seu médico ou nutricionista que lhe pode traçar um plano alimentar indicado para perder gordura e emagrecer de forma saudável. 
 
Receba aqui o seu plano de treinos!


Veja também: