Papaia: um alimento a incluir na sua alimentação

Papaia: um alimento a incluir na sua alimentação

Costuma comer papaia? Leia mais sobre este alimento rico em fibras!

De polpa alaranjada, a papaia é um fruto cheios de propriedades benéficas para a sua saúde. Já a inclui no seu carrinho de compras? Se ainda não, leia alguns dos motivos para o fazer. 

De polpa alaranjada, a papaia é um fruto exótico que lhe pode trazer muita saúde. Com propriedades muito interessantes do ponto de vista nutricional, a papaia ainda é constituída por uma substância química muito especial, cujos benefícios são vastos.

Conheça agora o que este fruto pode fazer por si.
 


A papaia e a Papaína


A papaia é rica em papaína, uma enzima capaz de quebrar proteínas maiores em pequenas proteínas (péptidos) até mesmo à menor unidade: aminoácidos. Posto isto, a papaína tem uma grande capacidade de melhorar o processo digestico e aumentar a absorção de nutrientes de alimentos à base de proteína. 

O facto de conseguir hidrolisar (quebrar) proteínas também significa que esta pode desempenhar um papel fundamental em certos processos fisiológicos, influenciando algumas patologias num bom sentido.

Conheça agora os benefícios da papaia.

 

8 Benefícios da papaia 


 

1. Ajuda no combate ao cancro

A papaína presente na papaia pode atuar como um suporte do sistema imunitário no tratamento contra o cancro, através da modulação dos leucócitos na resposta imune.

O consumo deste fruto tropical também está associado à redução dos efeitos secundários dos tratamentos químicos em doentes com cancro (náuseas, vómitos, fadiga, cansaço).

 

2. Boa para a digestão

Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Como referido anteiormente, a papaina é um excelente aliado na aceleração do processo de digestão, visto que ajuda na quebra de proteínas.

Desta forma, torna-se uma ótima sobremesa quando a ingestão proteica na refeição principal for maior.

 

3. Queimaduras e feridas

As aplicações da papaína presente da papaia têm vindo a ser estudadas, nomeadamente em queimaduras, irritações, feridas e úlceras. Algumas culturas indígenas utilizavam a casca da papaia (cuja concentração de papaína é maior) para cicatrizar feridas, queimaduras, erupções cutâneas e picadas de inseto.

 

4. Por uma pele bonita

Por ser rica em vitamina C, a papaia ajuda a deixar a pele mais bonita e luminosa. Há algumas pastas feitas com a fruta que são mesmo utilizadas no tratamento do acne. 



5. Rica em fibras

A sua composição rica em fibras é uma boa opção para pessoas com problemas de obstipação. Além disso, as fibras saciam e ajudam a capturar a gordura ingerida na refeição, sendo por isso um excelente alimento para quem pretende perder de peso. 



6. Antioxidante

Alguns compostos presentes na papaia podem auxiliar na proteção do organismo contra danos celulares originados por radicais livres. A papaína é ainda um agente muito utilizado na conservação de alimentos pois reduz a proliferação bacteriana e deterioração devido à oxidação.

 

7. Boa para o coração

Possui grandes quantidades de betacaroteno que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.  



8.  Ação anti-inflamatória

Torna-a num bom alimento para pessoas que sofrem de doenças como artrite reumatóide e osteoporose, dada a sua ação anti-inflamatória. Um estudo da Universidade de Maryland Medical Center, mostrou que a papaína foi eficaz na reduzição do inchaço associado com prostatite, uma inflamação da próstata.
 


Informação Nutricional


 
Componentes por 100 g* por porção recomendada
Água, g 88,2 141,1
Proteína, g 0,6 1
Gordura total, g 0,1 0,2
Total de Hidratos de Carbono disponíveis, g 9,1 14,6
Total de Hidratos de Carbono expresso em monossacáridos, g 9,3 14,9
Mono+dissacáridos, g 6,0 9,6
Ácidos orgânicos, g 0,20 0,32
Álcool, g 0 0
Amido, g 0 0
Oligossacáridos, g 0 0
Fibra alimentar, g 2,3 3,7

Fonte: Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge 

 


Receita de pudim de papaia



A polpa da papaia pode ser ingerida isoladamente ou então misturada com canela, mel, granola, aveia, iogurte, em batidos... opções não faltam. Deixamos-lhe uma receita de pudim de papaia:

-    Ingredientes – 
 
  • 1 papaia
  • 100 gramas de manteiga
  • 4 colheres de stevia
  • 1 colher de chá de farinha
  • 4 ovos
  • 1 chávena de leite sem lactose 
  • caramelo 
     
-    Modo de confeção – 
 
  1. Coza a papaia.
     
  2. Depois, deixe escorrer a água.
     
  3. Acrescente a farinha, a manteiga previamente derretida, a stevia, as gemas e as claras em castelo. Ligue bem todos os ingredientes. 
     
  4. Deite o preparado numa forma previamente barrada com caramelo e leve ao forno em banho maria. 

Aproveite todos os seus benefícios e consuma papaia! 

 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: