Pão proteico: vale a pena experimentar?

O pão proteico tem vindo a ganhar popularidade devido a todos os seus benefícios e também devido à sua composição nutricional, que tal como o nome indica, é rico em proteínas. Já são muitos os locais de divulgação de informações sobre este pão e também de receitas. O pão proteico é feito com farinha de aveia, entre outras.

Pão proteico: vale a pena experimentar?
Conheça esta alternativa ao pão mais tradicional.

Nos últimos tempos pode ter ouvido falar de pão proteico, principalmente nas redes sociais.

Para muitos sites dedicados à alimentação e até perfis de redes sociais que divulgam alimentação associada à perda de peso e prática de exercício físico, o pão proteico é um dos alimentos mais falados.

Neste artigo vamos dar a conhecer um pouco mais sobre esse pão que parece que veio para ficar.

O que é o pão proteico?


pao proteico

O pão proteico é nada mais do que pão com alto teor de proteína, uma escolha alternativa ao pão tradicional que muitas vezes é posto de lado num plano alimentar para perda de peso.

Sendo o pão um alimento que faz parte da alimentação da grande maioria dos portugueses, pode ser difícil retirá-lo da dieta ou reduzir o seu consumo para não prejudicar a dieta.

Mas é aqui que surge este alimento com vantagens comparativamente ao pão normal, principalmente no que diz respeito à sua composição nutricional: menos hidratos de carbono e mais proteínas.

Como é feito este tipo de pão?


pao proteico com farinha de quinoa

Alguns pães com alto teor de proteína são feitos recorrendo a ingredientes como a proteína isolada de soro de leite, a proteína de ervilha, proteína de soja ou proteína de clara de ovo. Também é comum a utilização de farinhas de frutos secos (amêndoa, noz), farinha de quinoa ou farinha de grão-de-bico.

São estes os ingredientes que fazem com que o pão se torne proteico, pois todas as fontes referidas anteriormente são também ricas em proteína.

Uma vez que não há uma regra para a confeção deste alimento, sempre que se compre pão proteico nos supermercados e lojas dedicadas à alimentação saudável, apela-se à leitura dos rótulos para evitar a compra de alimentos cheios de corantes, conservantes e aditivos artificiais.

Em vez de comprar pão proteico, porque não fazê-lo em casa? É possível fazer este pão em casa, se não sabe como, nós dizemos-lhe no último tópico deste artigo.

Pão proteico é pão low carb?


Não. Tudo depende dos outros ingredientes presentes no pão.

Um pão pode ter alto teor de proteínas e baixo teor de hidratos de carbono, nesse caso é simultaneamente proteico e low carb. Mas, também pode acontecer de ter proteínas em maior número que o habitual e no entanto o seu conteúdo em hidratos de carbono ser igual, ou seja, é proteico mas não é low carb.

Vale a pena experimentar pão proteico?


verificar o emagrecimento

A grande variação nos ingredientes e no conteúdo de macronutrientes deste género específico de pão torna complicado dizer se vale a pena comprar pão com alto teor de proteína ou não.

No entanto, torna-se uma boa alternativa de ingestão de proteínas caso:

  • Seja vegetariano ou vegan e o acesso a proteínas é mais reduzido;
  • Esteja numa dieta de perda de peso e tem que diminuir a quantidade de hidratos de carbono e neste caso fará sentido optar por um pão proteico e low carb;
  • Siga um plano alimentar e de treinos onde a ingestão de proteína é superior ao habitual;
  • Seja atleta e consequentemente as necessidades de proteínas são também superiores à maioria das pessoas.

Importa aqui referir que a qualidade da escolha é o mais importante e por isso deve-se privilegiar o consumo de pão sem aditivos artificiais que apenas estão presentes para aumentar o tempo de prateleira do alimento.

O pão feito em casa é uma excelente opção a considerar e por isso deixamos-lhe uma receita para experimentar.

Receita de pão proteico


pao proteico com farinha quinoa

– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Dissolva o fermento na água morna. Junte o óleo e o sal. Vá adicionando a farinha, aveia e Whey Protein, trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea.
  2. Passe farinha sobre a mistura. Tape com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho por, aproximadamente, duas horas.
  3. Coloque um fio de azeite em uma forma anti-aderente e coloque a massa. Leve ao forno em temperatura de 180ºC por 20 minutos.

Bom apetite!

Veja também: