Saiba porque precisa de uma panela de cozedura lenta

Com uma panela de cozedura lenta (ou slow cooker) consegue refeições mais saudáveis com o mínimo esforço. Conheça todas as vantagens.

Saiba porque precisa de uma panela de cozedura lenta
Demorar para saborear.

A panela de cozedura lenta ou slow cooker há muitos anos que é rainha nas cozinhas americanas mas só agora começa a despertar a atenção dos portugueses.

Sendo verdade que uma refeição pode demorar entre 4 a 12 horas para ficar pronta, também é certo que é uma confecção que exige menos trabalho e, melhor ainda, é mais saudável.

Coloque na panela de cozedura lenta os ingredientes da sua receita preferida e quando à noite regressar a casa, tem uma refeição quente pronta a comer.

É o sonho de quem comanda os fogões e que, entre o trabalho, os filhos e o namoro, tem pouco tempo para se dedicar à cozinha.

Como funciona a slow cooker?


Slow Cooker panela de cozedura lenta

Os modelos mais antigos têm apenas três funções: desligado, temperatura baixa e temperatura alta.

A temperatura é a mesma, a diferença é que umas máquinas demoram mais tempo a atingir a temperatura máxima do que as restantes.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Já os modelos mais recentes, incluem uma função extra: temperatura morna ou manter quente, para que a comida não esfrie até ao momento de ir para a mesa.

Nas primeiras utilizações, importa estar por perto para perceber quanto tempo demoram os ingredientes a ficarem no ponto do seu agrado.

De uma maneira geral, acompanhamentos, sobremesas e molhos, normalmente, demoram menos de 4 a 6 horas. Carnes assada ou estufada leva mais tempo e, normalmente, cozinha em 6 a 10 horas.

Quais são as vantagens de uma panela de cozedura lenta?


Para começar, pode jantar, em qualquer dia da semana, aquele estufado de borrego que adora e que apenas teria tempo para preparar no final de semana.

Mais, as panelas de cozedura lenta são baratas, gastam pouco e permitem transformar ingredientes mais económicos em refeições deliciosas que, de outra forma, não conseguiria. Outras vantagens:

1. Demorar para poupar

As panelas de cozedura lenta são a solução perfeita em tempos de poupança!

Por exemplo, cortes mais económicos de carne são mais difíceis de cozinhar e, muitas vezes, acabam duros ou com uma textura de borracha.

No entanto, ao cozinhar por longas horas, a em temperaturas entre os 79 e os 82 graus, a carne fica mais tenra e saborosa. Conclusão? Todo o sabor por menos dinheiro.

2. Uma alimentação mais saudável

Graças ao compartimento de cerâmica e porque funciona a baixas temperaturas, a slow cooker não precisa de gordura ou líquido porque cozinha num ambiente húmido.

Há mais vantagens em cozinhar a temperaturas entre os 79 e os 82 graus já que, assim, mantém a qualidade nutricional dos alimentos e realça os sabores dos alimentos.

3. Muito fácil de utilizar

O material que reveste o interior da slow cooker impede-a de queimar os ingredintes ou que a comida fique agarrada ao fundo da panela. Está fácil de ver que no momento de lavar a loiça, tem a vida simplificada.

Além disso, uma vez que pode, num só recipiente, fazer uma refeição completa, seja um estufado ou uma sopa com todos, no final, tem menos loiça para lavar.

4. Fica livre do fogão

Ao contrário dos robots de cozinha, tão em voga atualmente, a panela de cozedura lenta não precisa que a vigie nem que esteja por perto para adicionar ingredientes, alterar a temperatura ou mudar o programa.

Basta que, na noite anterior, prepare e coloque todos os ingredientes na panela, depois, na manhã seguinte apenas precisa de a ligar na temperatura mais baixa. Pode ir trabalhar porque no regresso, tem o jantar pronto.

O que cozinhar na slow cooker?


sopa da pedra e panela de cozedura lenta

Esta panela tem imensas vantagens mas, sim, não é possível fazer tudo numa slow cooker.

Ainda assim, há dezenas de receitas que pode fazer na panela de cozedura lenta. O melhor de tudo é que são receitas muito simples de fazer e versáteis, ou seja, basta mudar um ou dois ingredientes (o tipo de carne ou os legumes, por exemplo) para ter uma receita completamente diferente.

Precisa de sugestões? Tome nota: frango de caril, rojões à minhota, sopa da pedra, coelho à caçador, Boeuf Bourguignon, sopa de cebola à francesa, arroz de frango e tantas outras receitas para toda a família.

Onde comprar panelas de cozedura lenta?


No nosso país, ainda são poucos os modelos disponíveis mas encontra panelas de cozedura lenta em grandes superfícies de eletrodomésticos ou, em determinadas alturas, em supermercados como o LIDL ou o Aldi.

Para conseguir mais oferta, sugerimos loja online, como a Amazon.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais